Quem trabalha diretamente com atendimento ao público já deve ter ouvido sobre rapport. Também sabe que uma boa comunicação é imprescindível para que o processo de venda atinja seus objetivos. Se os seus contatos de vendas não estão dando resultado, talvez seja a hora de entender o que é rapport e começar a utilizá-lo para alavancar suas negociações.
Ficou curioso? Então acompanhe o post que preparamos com a definição, vantagem e 3 técnicas de rapport para você começar a utilizar hoje mesmo!
O que é rapport?
Rapport é uma técnica de programação neurolinguística (PNL) que pode ser treinada com a finalidade de melhorar a comunicação e o relacionamento entre as pessoas. Por meio do rapport é possível estabelecer uma ligação com outro indivíduo pela empatia e identificação, criando assim um catalisador para a colaboração.
Por meio de certos comportamentos podemos fazer com que o interlocutor sinta que está sendo entendido e que há um laço em comum. Em geral, essa ligação acontece de forma natural, mas se utilizada de forma intencional e consciente, pode trazer uma conexão com o cliente para que ele se sinta envolvido e confortável e acabe se interessando pelo seu produto.
Todo bom vendedor sabe que o comportamento humano pode e deve ser usado na gestão de vendas, e as emoções criadas por meio do rapport influenciam positivamente na decisão de compra.
Quais as vantagens do rapport?
Ao conseguir estabelecer o rapport você cria uma relação de confiança mais rapidamente, o que pode levar o cliente a se interessar pelo seu produto ou empresa de forma mais rápida.
Além disso, a partir do momento em que você estabelece uma comunicação eficaz, em que ambos os lados são compreendidos, as possibilidades de ter uma venda concretizada aumentam. Também é importante ressaltar que, independentemente da realização da venda, a técnica de rapport aumenta suas habilidades de relacionamento interpessoal.
Como criar um rapport?
Como já foi dito, é possível aplicar essa técnica de forma intencional para que você atinja seus objetivos em uma relação comercial. Para que isso aconteça, você pode começar utilizando as 3 técnicas indicadas abaixo:
Aperto de mão ideal
O aperto de mão é um mecanismo de comunicação que geralmente utilizamos ao cumprimentar ou despedir de alguém. Sempre inicie o contato com um bom aperto de mão, mas atente-se a esse gesto, pois para estabelecer uma conexão é preciso que ele seja feito da forma correta.
Para isso, certifique-se que as duas mãos estejam em linha reta durante o cumprimento, além de aplicar a mesma pressão que está recebendo, ou seja, nem mais, nem menos força. Estabelecendo o primeiro contato dessa forma, você está estabelecendo a sensação de igualdade e respeito.
Deixe as mãos à mostra
O nosso inconsciente sempre busca mapear o ambiente para identificar riscos e nos deixar alertas ou relaxados, fazendo com que sempre busquemos visualizar as mãos da outra pessoa para saber se há perigo ou não.
Para conquistar a confiança do cliente, deixe as mãos visíveis, evitando colocá-la no bolso ou debaixo da mesa. Atente-se também para não cruzar os braços, isso pode acabar afastando seu interlocutor.
Técnica do espelhamento
Essa é a técnica mais utilizada para criar o rapport e faz com que o outro se sinta seguro na sua presença e relaxe.
Aplicar essa técnica pode ser bem simples, desde que você aprenda a observar a pessoa com quem está tendo um diálogo e, assim, estabelecer os seus padrões. Depois de identificados os padrões, você é capaz de começar a aplicar o mesmo tom de voz, a mesma frequência respiratória e até mesmo adotar postura e gestos semelhantes.
Com a aplicação dessas técnicas você conseguirá estreitar o seu relacionamento com seus clientes, fazendo com que suas vendas aumentem. Gostou do nosso post? Que tal agora curtir nossa página no Facebook para ter acesso a materiais como este em primeira mão?