Saiba quais são os sinais que você deve prestar atenção e o que fazer para recuperar o número de vendas de veículos.
Ter que fechar as portas do seu negócio é o pior pesadelo para qualquer empreendedor. Para fugir desta situação é importante conhecer os sinais de que a empresa está prestes a falir. Para te ajudar, listamos os principais indícios de falência e ações que podem ser feitas para aumentar o número de vendas.
Sinais de que a revenda está prestes a falir
Nenhuma loja de carros entra em falência de uma hora para a outra. Meses antes do fechamento, o negócio começa a apresentar alguns sinais de que as coisas não vão bem. Dentre os principais, destacam-se:
1. Aumentos nas reclamações dos clientes
Quando o consumidor está insatisfeito com o atendimento da loja ele não compra, não volta a fechar negócio e não indica o estabelecimento para as pessoas próximas. Se os vendedores de carro identificarem que o número de reclamações dos clientes aumentou de repente é porque algo mudou na qualidade do serviço.
Também é importante reparar se há algum padrão nestas queixas. Assim, é possível agir pontualmente e resolver o problema antes que ele se torne grave.
2. Baixa produtividade
Em boa parte dos casos a improdutividade está ligado ao retrabalho e à sobrecarga de trabalho. Nestes casos, é preciso analisar e entender o que está causando a baixa produtividade na loja de carros e então, melhorar a operação da empresa.
3. Endividamento
Não ter controle sobre as dívidas que foram feitas é uma das maneiras mais comuns de levar a loja de carros à falência. Por isso, monitore todas as despesas (fixas e variáveis) e receitas, e tente sempre manter o equilíbrio financeiro. Se a dívida for superior ao faturamento mensal do comércio, o sinal vermelho deve ser ligado.
4. Dívidas concentradas em curto prazo
Quando as dívidas são feitas como complemento de capital próprio e com o objetivo de expansão do negócio, elas até podem ser consideradas saudáveis. Contudo, quando o endividamento é de curto prazo, o empreendedor precisa ficar em alerta.
É comum encontrar lojas que recorrem ao financiamento para pagar dívidas antigas que estão vencendo. Assim, não é possível aliviar as despesas fixas, tornando-se um ciclo vicioso.
5. Rentabilidade abaixo do setor
Ter controle sobre o faturamento e operações é fundamental para sair do vermelho. Por isso, quando o empreendedor reparar que as metas de vendas foram batidas, mas não houve aumento na lucratividade, ele já sabe que tem algo errado. Nessa situação é interessante analisar a precificação do produto, a margem de lucro, os descontos praticados, comissões dos vendedores entre outros fatores.
Ações para alavancar as vendas
Além de prestar atenção nos sinais, a melhor forma de sair da falência iminente é com o aumento de vendas. Pensando nisso, separamos algumas ações que podem ser feitas na sua loja de veículos para alavancar o número de vendas.
1. Saiba quem são seus potenciais clientes
Conhecer o seu público e potenciais clientes é fundamental para realizar uma ação de sucesso. Afinal, quando você sabe exatamente com quem se comunicar, a chance da campanha ter resultado é muito maior. Por exemplo: o público interessado por um Ford Ka não é o mesmo que o do Ford Fusion, e personalizar o marketing vai fazer você ter mais sucesso e melhorar as vendas de carros.
Quando um consumidor chegar à sua loja para visitar, pergunte o seu nome e e-mail, e observe quais são os veículos que ele se interessou. A tendência de ele procurar por modelos similares é alta e assim você consegue direcionar melhor um e-mail marketing, desconto ou outras ações.
2. Use as redes sociais ao seu favor
A internet é uma das melhores formas para encontrar potenciais clientes. Através de ações nas redes redes sociais, você consegue direcionar os seus anúncios para o perfil de público que você procura. Para saber como usar as redes sociais para impulsionar as vendas de carro clique aqui.
Também vale lembrar que muitos consumidores utilizam as redes sociais como um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Por isso, responda suas dúvidas e reclamações o mais rápido possível.
3. Use testemunho de clientes
Muitos consumidores ainda se sentem inseguros em comprar um carro usado, seja em um negócio particular ou em lojas especializadas. O principal medo desse público é sair com um veículo propenso a dar problemas. Mesmo que o código de defesa ao consumidor exija algumas garantias dos comércios, uma forma eficiente de tranquilizar o cliente é com depoimento de consumidores satisfeitos. Estes testemunhos podem ser publicados e divulgados nas redes sociais da empresa, por exemplo. Além disso, realizar o checklist na venda de veículos também proporciona mais conforto.
4. Ofereça um test drive e acompanhe o cliente
Para se sentir mais seguro, é comum que o cliente peça para realizar um test drive no veículo que está interessado. Aproveite esta oportunidade para acompanhá-lo e provar em tempo real quais são os benefícios daquele carro.
5. Metas e recompensas para vendedores
O vendedor de carros é peça fundamental para aumentar o número de vendas no negócio. Sendo assim, ofereça alguma forma de motivação e bonificação para realizar um trabalho ainda melhor. Pode ser com recompensas financeiras, promessa de um melhor cargo no futuro, curso de capacitação e outras soluções. A ideia é criar metas de vendas somadas, bônus e comissões.
6. Procure ajuda de especialistas
Fazer cursos de capacitação e conversar com especialistas de cada área pode ser uma saída para amenizar e corrigir alguns erros de gestão. Em muitas situações você pode procurar ajuda com o Sebrae da sua região, por exemplo.
7. Utilize softwares para otimizar processos
Aproveite os softwares de gestão disponíveis no mercado, como o Sistema Revenda Mais, para otimizar processos dentro da sua operação. Com a automação de diversos procedimentos, o gestor e funcionários têm mais tempo para pensar em ações para alavancar o número de vendas e investir no relacionamento com o cliente.
Conhecendo os sinais que a loja de veículos demonstra quando está prestes a falir e quais ações devem ser feitas para alavancar as vendas, as chances do seu negócio ser um sucesso aumentam.
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