Infelizmente, não são raros os casos de lojas ou empresas que investem pesado no e-commerce e, no entanto, acabam desistindo desse canal de vendas após meses sem um retorno expressivo. Bom, talvez o problema não esteja na qualidade do produto ou serviço oferecido na web, mas pura e simplesmente na falta de otimização do site.
Neste post, você vai saber um pouco mais sobre a importância da otimização e como ela pode implicar diretamente no faturamento da sua loja de veículos. Confira:
Otimizar para quê?
Foi-se o tempo em que bastava criar um site ou blog gratuitos para dizer, em alto e bom som, que seu empreendimento “estava na internet”! Hoje em dia, no entanto, com milhares de sites indexados pelos motores de busca diariamente e um universo de blogs que não para de se expandir, é preciso aderir às regras de otimização do SEO (Search Engine Optimization). Isso é indispensável se quisermos que nosso domínio esteja sempre bem posicionado para ser efetivamente “encontrado” pelos internautas que, geralmente, usam o Google para qualquer tipo de pesquisa.
Como funciona a otimização de sites na prática?
A otimização é um processo muito simples e pode ser aplicada mesmo por quem não é um especialista em marketing digital. Para posicionar o seu domínio nos primeiros lugares das páginas de resultados do Google — e, assim, levar mais tráfego orgânico para o seu site — a otimização começa com o estudo das palavras-chave e se estende por elementos que englobam tanto a qualidade do conteúdo das suas páginas quanto o layout delas. Veja como é fácil:
[cta id=”3333″]Palavras-chave
São os termos mais buscados pelos seus potenciais clientes em relação ao seu negócio. Eles podem ser encontrado por meio de uma rápida pesquisa segmentada no Google AdWords, ou outros programas semelhantes.
Por exemplo: se o seu e-commerce se refere à revenda de veículos, uma boa palavra-chave talvez seja “revenda de veículos usados”, que você deve inserir ao longo de todo o conteúdo das páginas do site (títulos, URL’s, descrição “alt txt” das imagens etc).
Layout
Com a ampliação do número de usuários que navega na internet através das plataformas mobile (smartphones e tablets), o Google reprogramou seus algoritmos para ranquear bem apenas os sites responsivos, cujo o design se adapta a todos os tamanhos de tela. Sendo assim, se sua página aparece distorcida quando acessada de um celular, é preciso rever urgentemente o seu layout! Outro ponto importante é em relação ao tempo de carregamento do site: para não ocasionar demora no acesso, as imagens devem ser compactadas.
Há empresas especializadas no desenvolvimento de sites para o segmento de veículos, a Revenda Mais é um exemplo. Neste link site para lojas de veículos você poderá visualizar os benefícios de possuir um site responsivo para sua loja.
Conteúdo
Pensando em melhorar cada vez mais a experiência do usuário, os robôs do Google passaram a “escanear” os sites em busca de sinais que indicassem um conteúdo de qualidade, verdadeiramente útil. Entre esses sinais, está a quantidade de links externos apontadas para o seu site (link building), o tamanho dos textos, a disposição das palavras-chave, a frequência das atualizações e até mesmo o grau de interação do site com as redes sociais. Principalmente no e-commerce, é fundamental monitorar todos esses elementos para que seus produtos apareçam sempre no topo das buscas.
Links patrocinados
Outra maneira é por meio dos anúncios pagos e links patrocinados. Nessa modalidade, você investe uma parte do orçamento em campanhas que serão visualizadas no Google ou mesmo nas mídias sociais, como Facebook, em formato de banners ou postagens patrocinadas.
Em se tratando de e-commerce, o ideal é alinhar as duas estratégias (paga e orgânica) a fim de que seu site seja alcançado por um público satisfatório que venha a dar, num prazo bastante hábil, o retorno que você tanto espera.
E então, esse post realmente te ajudou a resolver suas dúvidas sobre a otimização de sites para lojas? Deixe sua opinião nos comentários!
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