Ter um site responsivo possibilita que as revendas de veículos conquistem mais leads do que sites não adaptados. A customização também garante uma melhor navegação entre os usuários que acessam páginas somente pelos smartphones.
Site responsivo: por que ser mobile?
Apesar dos acessos à internet a partir de notebooks e desktops ainda serem altos, grande parte dos sites do Brasil e do mundo registram uma proporção maior de usuários originados de smartphones.
Uma pesquisa recente, desenvolvida pela PwC Brasil, mostrou que 99% dos entrevistados usam o aparelho celular para se conectar à internet. E 58% dos pesquisados utilizam exclusivamente os smartphones para essa finalidade.
Essa tendência também pode ser observada no Relatório Setores do E-commerce no Brasil da agência Conversion. Grandes empresas, como Mercado Livre e iFood, registram uma porcentagem significativa de acessos a partir dos aplicativos para celulares.
Isso mostra que os consumidores têm preferido fazer compras no smartphone ao invés de acessar os sites em seus computadores.
O segmento de Comidas & Bebidas, por exemplo, registrou 58% das visitas totais vindas dos apps. Já o setor de produtos importados teve 28% dos usuários pelos aplicativos.
Todos esses dados comprovam: chegou o momento do site da sua loja de veículos também estar preparado para os acessos a partir de celulares. Caso contrário, você estará perdendo oportunidades de vendas.
Principais características que um site responsivo precisa ter
Desenvolver um site mobile é bastante desafiador porque é necessário unir imagens atrativas, técnicas de SEO, velocidade no carregamento das páginas, conteúdo relevante e formulários de contato visíveis em um pequeno espaço disponível.
A seguir, você entende um pouco mais sobre as características mais fundamentais.
#O visual ainda é essencial: um site precisa ser visualmente atrativo para que o usuário se sinta instigado em continuar navegando após os segundos iniciais. Por isso, sugere-se usar cores mais neutras, como branco ou preto, na composição principal da página e deixar as tonalidades mais vibrantes, como amarelo ou vermelho, para os detalhes, incluindo um botão para formulário ou banner rotativo.
#Fotos adequadas para carregarem no celular: você pode ter fotos incríveis dos seus veículos, mas se elas demoram para carregar no smartphone dos clientes, não terão o resultado esperado. Uma pesquisa do Google mostra que 53% das visitas são abandonadas em páginas que levam mais de três segundos para carregar. É por isso que todos os elementos visuais de uma página na internet precisam estar otimizados tanto para a versão mobile quanto desktop. A qualidade deve ser a mesma em ambas as plataformas.
#Conteúdo relevante e bem ranqueado: os textos de um site precisam incentivar a ação do usuário, seja chamar no WhatsApp ou preencher um formulário, mas eles também devem ser escritos seguindo as técnicas de SEO. Basicamente, são boas práticas que ajudam um site obter melhor posicionamento nos buscadores orgânicos, como Google e Bing.
#CTAs claros e objetivos: CTA é a sigla para Call to Action. Em português, “chamada para ação”. São os pontos de contato dentro de um site que possibilitam ao cliente solicitar um orçamento, agendar um test drive ou pedir mais informações a respeito de determinado veículo. Em uma versão mobile, eles precisam ser priorizados e estarem presentes logo nas partes superiores ou inferiores da página, incentivando uma maior conversão.
#Responsividade: um site responsivo não é a mesma coisa que site mobile. Ou seja, não foi criado exclusivamente para celulares, e sim para ser adaptável a qualquer tipo de tela sem perder a qualidade da navegação. E é exatamente esse tipo de página que a sua revenda de veículos precisa ter. Um ambiente digital que seja fácil de navegar tanto para quem se conectou pelo notebook quanto por um smartphone com uma tela menor.
Será que você precisa reestruturar seu site atual?
Se você está na dúvida se vale a pena reestruturar a página da sua revenda de veículos agora, siga algumas reflexões sugeridas pelo Google.
Peça que seus colaboradores acessem o site da loja e faça os seguintes questionamentos:
- Esse site é fácil de navegar?
- Esse site carregou rápido no celular que não está conectado à Wi-Fi?
- Foi fácil de clicar nos botões?
- Foi fácil preencher os formulários de contato?
- Você encontrou rapidamente o endereço e o telefone da loja?
- Foi possível aproximar as imagens e ver mais detalhes dos veículos?
- O site foi considerado uma conexão segura pelo navegador?
Caso grande parte das respostas seja negativa, é um indicativo de que você precisa urgentemente criar uma nova página que esteja mais preparada para os acessos mobile.
Aproveite também para instalar o Google Analytics em todo o seu site. Essa é uma ferramenta gratuita do Google e mostrará como está o nível de acessos por celulares e computadores nas páginas.
Como contratar um site para a sua loja de carros?
O primeiro passo é encontrar um fornecedor confiável, com experiência técnica e uma equipe multidisciplinar, que crie sites para celular. O Revenda Mais é uma destas empresas.
Além de disponibilizarmos um sistema completo de gestão para lojas de carros, desenvolvemos páginas personalizadas para o segmento automotivo com todas as características necessárias para uma alta geração de leads:
- Responsividade
- Cadastro fácil de novos veículos
- Possibilidade de integrar o estoque do seu site com o Facebook
- Formulários de contato com campos maiores de preenchimento e mais intuitivos, fortalecendo a conversão no mobile
- Botão para o WhatsApp Business da revenda
- Certificado SSL gratuito
- Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Além dessas funcionalidades, os sites do Revenda Mais possuem funções exclusivas para lojas de veículos, entre eles, um painel administrativo para a loja atualizar os dados do site.
É possível também incluir mais de uma revenda na mesma plataforma, facilitando a rotina de quem possui várias filiais.
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