Por que é importante manter a gestão administrativa da sua loja juntamente da contabilidade?

Estamos vivendo em uma época em que a comunicação é constante e se faz presente em todos os momentos — tanto na esfera pessoal quanto profissional. No caso das empresas, essa comunicação deve ser clara, objetiva e fluida, para que assim se possa obter os melhores resultados possíveis.

O nosso post de hoje esclarecerá melhor por que a gestão administrativa deve estar integrada à contabilidade e como a comunicação influencia nessa questão. Continue acompanhando e saiba mais:

Correção de erros e falhas

Quando a gestão administrativa se comunica constantemente com a contabilidade da empresa, elas passam a trabalhar em conjunto, em uma relação interdepartamental que beneficia ambas as áreas.

Se por um lado a contabilidade passa a ter mais informações para realizar seu trabalho, por outro ela pode orientar melhor como a gestão administrativa pode ser otimizada, corrigindo erros que foram cometidos anteriormente e que prejudicaram os resultados.

Melhorias no planejamento

Ao enviar toda a documentação para a contabilidade, os contadores podem trabalhar juntamente com os gestores na hora de elaborar um planejamento por período e novas estratégias de atuação. Isso porque eles passam a compreender melhor cada aspecto da gestão administrativa e podem sugerir as melhores opções para o negócio.

Decisões mais assertivas

Questões como planejamento tributário e decisões de negócio — como abrir uma nova filial ou realizar um novo investimento, por exemplo — são melhores analisadas quando a gestão administrativa envolve a contabilidade.

Dessa forma, através da análise dos resultados, da situação do mercado e de fatores econômicos, é possível indicar qual é a melhor decisão para o momento e seus resultados em curto e longo prazo.

Planejamento orçamentário

Por se tratar da forma como o dinheiro da empresa é gasto, o planejamento orçamentário deve ser pensado de forma estratégica, visando obter os melhores resultados possíveis. Isso é possível quando a gestão administrativa repassa para a contabilidade qual é a disponibilidade de capital e como os gastos são realizados.

Assim, é possível estipular um orçamento que seja mais adequado de acordo com a realidade da empresa abordando todos os processos — como compras, contratações, demissões, férias, pagamentos de encargos e tributos, por exemplo.

O papel da comunicação no processo de integração

Podemos dizer que sem comunicação não há sintonia — e nem integração, como consequência. Portanto, o papel que a comunicação exerce na relação da gestão administrativa com a contabilidade é fundamental e deve ocorrer como uma via de mão dupla: se por um lado a gestão fornece as informações de negócio para a contabilidade, por outro a contabilidade repassa informações importantes referentes a decisões e planejamentos de negócio para a gestão.

A integração da gestão administrativa com a contabilidade pode trazer diversos benefícios para o negócio, que influenciarão diretamente nos resultados apresentados. Entretanto, é preciso sempre ter em foco o fator “comunicação”, que deve ser transparente, claro e objetivo. Ainda é possível encontrar gestores que acreditam que certas informações não devem ser compartilhadas. Contudo, como podemos ver, essa sintonia oferece um impacto positivo para a empresa como um todo.

E sua loja, já realiza o trabalho em conjunto entre a gestão administrativa e a contabilidade? Gostou desse artigo? Aproveite para ler também nosso artigo Como precificar corretamente na revenda de veículos!

Revenda Mais

Recent Posts

7 estratégias eficazes para otimizar a produtividade na revenda de veículos

Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…

7 meses ago

Como utilizar técnicas de Upselling e Cross-Selling para aumentar suas vendas de veículos

Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…

7 meses ago

Tendências emergentes na mobilidade: Como as mudanças no setor afetam as lojas de veículo

No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…

12 meses ago

Os maiores desafios na revenda de carros usados e como superá-los

O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…

1 ano ago

Como construir uma equipe de vendas de alta performance na revenda de seminovos

O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…

1 ano ago

Como fidelizar clientes em lojas de veículos seminovos: 5 dicas essenciais para aumentar as vendas

Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…

1 ano ago