Estamos vivendo em uma época em que a comunicação é constante e se faz presente em todos os momentos — tanto na esfera pessoal quanto profissional. No caso das empresas, essa comunicação deve ser clara, objetiva e fluida, para que assim se possa obter os melhores resultados possíveis.
O nosso post de hoje esclarecerá melhor por que a gestão administrativa deve estar integrada à contabilidade e como a comunicação influencia nessa questão. Continue acompanhando e saiba mais:
Quando a gestão administrativa se comunica constantemente com a contabilidade da empresa, elas passam a trabalhar em conjunto, em uma relação interdepartamental que beneficia ambas as áreas.
Se por um lado a contabilidade passa a ter mais informações para realizar seu trabalho, por outro ela pode orientar melhor como a gestão administrativa pode ser otimizada, corrigindo erros que foram cometidos anteriormente e que prejudicaram os resultados.
Ao enviar toda a documentação para a contabilidade, os contadores podem trabalhar juntamente com os gestores na hora de elaborar um planejamento por período e novas estratégias de atuação. Isso porque eles passam a compreender melhor cada aspecto da gestão administrativa e podem sugerir as melhores opções para o negócio.
Questões como planejamento tributário e decisões de negócio — como abrir uma nova filial ou realizar um novo investimento, por exemplo — são melhores analisadas quando a gestão administrativa envolve a contabilidade.
Dessa forma, através da análise dos resultados, da situação do mercado e de fatores econômicos, é possível indicar qual é a melhor decisão para o momento e seus resultados em curto e longo prazo.
Por se tratar da forma como o dinheiro da empresa é gasto, o planejamento orçamentário deve ser pensado de forma estratégica, visando obter os melhores resultados possíveis. Isso é possível quando a gestão administrativa repassa para a contabilidade qual é a disponibilidade de capital e como os gastos são realizados.
Assim, é possível estipular um orçamento que seja mais adequado de acordo com a realidade da empresa abordando todos os processos — como compras, contratações, demissões, férias, pagamentos de encargos e tributos, por exemplo.
Podemos dizer que sem comunicação não há sintonia — e nem integração, como consequência. Portanto, o papel que a comunicação exerce na relação da gestão administrativa com a contabilidade é fundamental e deve ocorrer como uma via de mão dupla: se por um lado a gestão fornece as informações de negócio para a contabilidade, por outro a contabilidade repassa informações importantes referentes a decisões e planejamentos de negócio para a gestão.
A integração da gestão administrativa com a contabilidade pode trazer diversos benefícios para o negócio, que influenciarão diretamente nos resultados apresentados. Entretanto, é preciso sempre ter em foco o fator “comunicação”, que deve ser transparente, claro e objetivo. Ainda é possível encontrar gestores que acreditam que certas informações não devem ser compartilhadas. Contudo, como podemos ver, essa sintonia oferece um impacto positivo para a empresa como um todo.
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