Também aprovado no senado, a presidenta será afastada temporariamente, seu vice assumirá e uma nova equipe passará a conduzir a economia do país. Mas o clima de incerteza continuará fazendo parte do cenário por um bom tempo. Nesse contexto, qual é o impacto causado à venda de veículos?
Com menor poder de compra e insegurança quanto ao futuro, as pessoas fogem das concessionárias. Comprar mais um veículo ou simplesmente trocar o carro atual é uma decisão cada vez mais adiada. Razão para pessimismo? Jamais! Com competência e preparação, é possível superar qualquer crise e manter o crescimento do negócio.
Quer saber o que fazer para não deixar o impeachment impactar sua venda de veículos? Acompanhe o post de hoje!
Quem acompanha a economia brasileira sabe que, infelizmente, crises acontecem com frequência. No entanto, a empresa que tem uma estratégia consistente trabalha para diminuir os efeitos das oscilações da economia no desempenho das suas vendas. É impossível não ser afetado pelas crises econômicas e políticas, mas sempre há como minimizar seus efeitos.
Para isso, uma gestão eficiente dos custos é essencial! Um erro muito comum é se lembrar dos custos apenas quando as vendas caem e fica difícil pagar as contas. Portanto, seus processos devem ser constantemente revistos e você deve saber para onde vai cada centavo. Nesse caso, a adoção de um software pode ser de grande valia, visto que ele permite a economia de recursos e esforços em atividades burocráticas, os quais podem ser direcionados para a venda.
Você tem uma ferramenta poderosa em suas mãos: sua carteira de clientes. O que você sabe sobre ela? Com que frequência seu cliente troca de carro? Como ele usa o veículo que comprou de sua revenda? Como, com qual frequência e onde ele faz a manutenção do veículo?
Aumente a frequência de contatos com o cliente e alimente o relacionamento. Contatos não devem ser feitos só para vender. Que tal enviar um e-mail periodicamente, com dicas de manutenção do veículo? Ou então enviar uma cartilha com orientações sobre boas práticas no trânsito?
Esteja presente na vida do cliente e seja a primeira opção quando ele decidir comprar ou trocar o veículo. Você pode também dar uma forcinha para abreviar essa decisão. Como? Sabe aquele e-mail carregado de conteúdo relevante que você enviou? Pois é! É claro que você aproveitou para incluir aquelas ofertas tentadoras da semana.
A primeira providência para ter uma equipe de alta performance é investir em treinamento. Disso você já sabe. No entanto, treinar não é simplesmente repassar técnicas de vendas, mas, sim, prepará-los para construir relacionamentos com os clientes. Mais do que oferecer veículos, seus vendedores devem estar preparados para oferecer soluções.
Ainda, acompanhe de perto o desempenho de seus vendedores. Como líder de uma equipe, você precisa tomar decisões que, embora sejam impopulares, são fundamentais para a sobrevivência e o crescimento do negócio, que, por sua vez, levam ao sucesso de todos. Sendo assim, não tenha receio de fazer mudanças na gestão de sua equipe.
A remuneração e as bonificações, por exemplo, não devem estar atreladas apenas ao faturamento ou quantidade de vendas efetuadas. Então, inclua critérios que leve em consideração a maneira como o vendedor faz a gestão de sua carteira de clientes.
Por fim, pense: pode-se agregar algum outro serviço? É possível oferecer um mimo? Faça o que for necessário para manter o nível de venda de veículos. Só não é vantajoso se diferenciar por preço. Baixar simplesmente o preço compromete a sobrevivência de sua empresa e faz com ela que perca a credibilidade. Manter preços competitivos, por sua vez, deve ser parte de uma estratégia de gestão otimizada.
E você, está preparado para vender mais nesse período de crise? Conte para a gente as suas estratégias!
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