O noticiário não podia ser mais desanimador: crédito restrito, desemprego, redução da renda, PIB em queda, inflação em alta, aumento da taxa básica de juros. Para piorar, há um clima de incertezas trazido pela aprovação, pela Câmara dos deputados, da abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma.
Também aprovado no senado, a presidenta será afastada temporariamente, seu vice assumirá e uma nova equipe passará a conduzir a economia do país. Mas o clima de incerteza continuará fazendo parte do cenário por um bom tempo. Nesse contexto, qual é o impacto causado à venda de veículos?
Com menor poder de compra e insegurança quanto ao futuro, as pessoas fogem das concessionárias. Comprar mais um veículo ou simplesmente trocar o carro atual é uma decisão cada vez mais adiada. Razão para pessimismo? Jamais! Com competência e preparação, é possível superar qualquer crise e manter o crescimento do negócio.
Quer saber o que fazer para não deixar o impeachment impactar sua venda de veículos? Acompanhe o post de hoje!
Ajuste seus custos
Quem acompanha a economia brasileira sabe que, infelizmente, crises acontecem com frequência. No entanto, a empresa que tem uma estratégia consistente trabalha para diminuir os efeitos das oscilações da economia no desempenho das suas vendas. É impossível não ser afetado pelas crises econômicas e políticas, mas sempre há como minimizar seus efeitos.
Para isso, uma gestão eficiente dos custos é essencial! Um erro muito comum é se lembrar dos custos apenas quando as vendas caem e fica difícil pagar as contas. Portanto, seus processos devem ser constantemente revistos e você deve saber para onde vai cada centavo. Nesse caso, a adoção de um software pode ser de grande valia, visto que ele permite a economia de recursos e esforços em atividades burocráticas, os quais podem ser direcionados para a venda.
Foque em sua carteira
Você tem uma ferramenta poderosa em suas mãos: sua carteira de clientes. O que você sabe sobre ela? Com que frequência seu cliente troca de carro? Como ele usa o veículo que comprou de sua revenda? Como, com qual frequência e onde ele faz a manutenção do veículo?
Aumente a frequência de contatos com o cliente e alimente o relacionamento. Contatos não devem ser feitos só para vender. Que tal enviar um e-mail periodicamente, com dicas de manutenção do veículo? Ou então enviar uma cartilha com orientações sobre boas práticas no trânsito?
Esteja presente na vida do cliente e seja a primeira opção quando ele decidir comprar ou trocar o veículo. Você pode também dar uma forcinha para abreviar essa decisão. Como? Sabe aquele e-mail carregado de conteúdo relevante que você enviou? Pois é! É claro que você aproveitou para incluir aquelas ofertas tentadoras da semana.
Tenha uma equipe de alta performance
A primeira providência para ter uma equipe de alta performance é investir em treinamento. Disso você já sabe. No entanto, treinar não é simplesmente repassar técnicas de vendas, mas, sim, prepará-los para construir relacionamentos com os clientes. Mais do que oferecer veículos, seus vendedores devem estar preparados para oferecer soluções.
Ainda, acompanhe de perto o desempenho de seus vendedores. Como líder de uma equipe, você precisa tomar decisões que, embora sejam impopulares, são fundamentais para a sobrevivência e o crescimento do negócio, que, por sua vez, levam ao sucesso de todos. Sendo assim, não tenha receio de fazer mudanças na gestão de sua equipe.
A remuneração e as bonificações, por exemplo, não devem estar atreladas apenas ao faturamento ou quantidade de vendas efetuadas. Então, inclua critérios que leve em consideração a maneira como o vendedor faz a gestão de sua carteira de clientes.
Por fim, pense: pode-se agregar algum outro serviço? É possível oferecer um mimo? Faça o que for necessário para manter o nível de venda de veículos. Só não é vantajoso se diferenciar por preço. Baixar simplesmente o preço compromete a sobrevivência de sua empresa e faz com ela que perca a credibilidade. Manter preços competitivos, por sua vez, deve ser parte de uma estratégia de gestão otimizada.
E você, está preparado para vender mais nesse período de crise? Conte para a gente as suas estratégias!
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