Veja quais são as melhores métricas para analisar o desempenho da sua loja de veículos, o que significa a sigla KPI e como aumentar os lucros da sua revenda.
Quem comanda uma loja de veículos sabe a importância de analisar o desempenho das vendas, não é mesmo? No entanto, muitos empresários ainda desconhecem as melhores métricas para garantir resultados mais satisfatórios no empreendimento.
No artigo de hoje, esclareceremos o que significa a sigla KPI, enumeraremos os principais indicadores para o seu negócio e ainda mostraremos como aumentar os seus lucros com a ajuda deles. Continue a leitura!
KPIs: as melhores métricas para analisar o desempenho da sua loja de veículos
Provavelmente, se você trabalha com marketing digital dentro da sua empresa, já deve ter visto essa sigla em algum lugar. KPI é a sigla de Key Performance Indicator ou, em português, Indicador-Chave de Performance.
Isso quer dizer que as principais métricas que você escolhe para medir a saúde do seu negócio, bem como a eficácia de suas estratégias, podem ser consideradas KPIs.
A seguir, mostraremos alguns exemplos para a sua loja de veículos, como: ticket médio, ROI, taxa de sucesso em vendas e turnover. Com a ajuda delas, você verá como vai ficar mais fácil colocar seu plano em ação.
Ticket Médio
Essa métrica é muito importante para quem deseja obter conhecimento sobre as vendas realizadas. Ela corresponde ao valor médio de compras feitas no seu estabelecimento. Para calculá-lo, é necessário somar todas as vendas de determinado período e dividir pelo número de clientes que fizeram essas compras.
Para aumentar esse índice, você precisa seguir alguns passos. O primeiro é oferecer produtos complementares. No caso de uma loja de veículos, é possível adicionar aparelhos de som, bancos de couro, freios ABS ou até um ar-condicionado.
Outra dica para elevar o ticket médio é manter contato com o cliente, para que ele o procure sempre que surgir alguma necessidade. Os descontos e incentivos de compras também são ótimos aliados.
Taxa de sucesso de vendas
Quantas vendas foram fechadas no último mês e quantas não foram? Você não sabe? Pois bem, chegou a hora de aplicar uma métrica para resolver esse problema.
A taxa de sucesso de vendas indica como foram as negociações e em qual etapa elas obtiveram melhor desempenho. Isso o ajudará a identificar os gargalos do negócio.
Para aumentar essa taxa, você precisa ver em qual etapa do funil seu cliente parou na hora de comprar um carro e porque isso aconteceu. Isso o ajudará a adotar uma postura proativa perante os vendedores para que eles melhorem a performance e consigam finalizar mais operações.
ROI
O ROI é a sigla para Return on Investment ou, em português, Retorno sobre Investimento. Com essa métrica, é possível saber quanto a empresa está faturando com os investimentos feitos, principalmente no marketing.
Você precisa conhecer a fundo esse índice para saber quais são os canais mais eficazes de divulgação, quais as suas maiores fontes de lucro e o que está dando prejuízo. Para calculá-lo, basta utilizar uma fórmula simples:
ROI = (lucro do investimento/custo do investimento) x 100, para ter a porcentagem.
Para aumentar o ROI, você precisa cortar os gastos desnecessários e mensurar constantemente os lucros do seu negócio. Só assim será possível faturar mais e ajudar a equipe a crescer.
Índice de turnover
O turnover é um problema enfrentado por muitas empresas, que prejudica bastante seu desempenho. Esse índice mostra a taxa de rotatividade dos funcionários, que pode incluir grandes talentos.
O cálculo é feito da seguinte maneira:
Número de admissões + Número de demissões/2, dividido pelo número de funcionários. O número resultante, multiplicado por 100, será a sua taxa de turnover. Recomenda-se que ela não passe de 4% para garantir um ambiente de trabalho saudável.
Mesmo que em tempos de crise seja mais fácil encontrar colaboradores, você não desejará perder os melhores vendedores da sua loja de carros, certo?
Por isso, invista em políticas de recompensas por vendas efetuadas, melhore a comunicação interna e crie um ambiente de trabalho harmonioso entre os colaboradores.
Existem outras métricas importantes para uma loja de veículos, como: velocidade de vendas, propostas, entre outras. Logo, mantenha constante atenção para que o seu negócio possa crescer de maneira sustentável.
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