Loja virtual para carros: como funciona

Loja virtual para carros

Pensando em criar uma loja virtual para carros na sua revenda? Confira as características e funcionalidades que este tipo de site precisa oferecer aos visitantes.

Uma loja virtual é uma página na internet criada para vender online produtos ou serviços de uma empresa. Ela oferece diversas opções de pagamento, entrega e frete, além de uma variedade de produtos que podem ser comprados 24 horas por dia sem interrupção.

Porém, no segmento automotivo, o e-commerce funciona um pouco diferente, mais como uma espécie de vitrine virtual. Afinal, o ticket de um veículo é muito mais alto do que uma calça jeans, por exemplo, o que torna ainda necessário um contato próximo entre cliente e vendedor.

Características de uma loja virtual para carros

A loja virtual se tornou uma tendência nos últimos anos, principalmente com o crescimento do comércio eletrônico e a mudança no comportamento do consumidor. Agora, os clientes preferem ver os produtos antes de se deslocarem fisicamente até a empresa. 

Um estudo da Neotrust, que monitora 85% do e-commerce no Brasil, mostrou que o segmento cresceu 26,9% em comparação a 2020. O faturamento no período foi recorde, atingindo R$ 161 bilhões em vendas. O número de pedidos também aumentou e totalizou 353 milhões de entregas – crescimento de 16,9%.

Mas, para que a sua loja virtual tenha condições de se tornar uma importante fonte de renda para sua revenda de veículos usados e seminovos, algumas características são importantes, conforme você confere a seguir.

Design atrativo – um site precisa ser agradável de visitar. Isso significa que o layout deve ser limpo, com botões bem visíveis e fotos de alta qualidade dos veículos.

Responsividade – um e-commerce responsivo é projetado para se adaptar a diferentes tamanhos de tela, como smartphones, tablets e desktops. O conteúdo é exibido de forma legível e navegável, independentemente do dispositivo em que está sendo visualizado.

Informações relevantes – não adianta ter uma loja virtual para expor seus veículos se não houver nenhuma informação relevante sobre eles. Cadastre a ficha completa no site, incluindo quilometragem, modelo, ano, itens adicionais, valor e outros dados que facilitem a busca do cliente.

Segurança – a loja virtual deve contar com um sistema de segurança confiável para evitar vazamento de informações sigilosas dos formulários de contato e evitar invasões.

Quais as funcionalidades obrigatórias?

Agora que você já conhece as principais características de uma boa loja virtual para vender carros, precisa conhecer também os recursos que precisam ter em uma página profissional para gerar mais vendas. São eles:

Atendimento ao cliente – chat online ou botões para o WhatsApp são fundamentais para que o cliente solicite mais informações sobre um veículo, agende um test drive ou faça simulação de financiamento. Disponibilize também formulário de contato, sendo um em cada página do veículo. Neste form, você pode solicitar dados importantes, como: nome completo, e-mail, telefone, horário que prefere ser atendido.

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Análise de dados – a loja virtual deve contar com ferramentas de análise de dados para que seja possível entender o comportamento do consumidor e tomar decisões estratégicas com base nessas informações. O Google Analytics é uma plataforma gratuita e que pode ser instalada em seu site, possibilitando ver dados como visitas (sessões), tempo de permanência do usuário na página e as páginas mais acessadas.

Catálogo de produtos – você realmente precisa disponibilizar informações de todos os veículos à venda no seu estoque, mesmo que eles estejam em consignação e não se encontrem naquele exato momento na sua garagem.

Política de privacidade – todo site que coleta informações de usuários precisa estar adequado à LGPD. Por isso, ao criar a sua loja virtual, defina uma política de privacidade informando ao visitante como os dados serão usados e para quais finalidades. Na dúvida sobre como criar, procure ajuda de um advogado especializado.

Como montar uma loja virtual para vender veículos?

À primeira vista, os passos para a construção de uma loja virtual são fáceis: encontrar uma plataforma, registrar um domínio, tirar foto dos veículos e cadastrar o estoque. Mas, a realidade é bem diferente.

Ferramentas que criam sites gratuitos não são adequadas ao segmento automotivo e muitas vezes não disponibilizam recursos básicos, como integração com o WhatsApp Business da sua revenda. Sem contar que elas não permitem uma maior personalização para que a página fique com a identidade visual da empresa.

O ideal é contratar quem entende do assunto, como os sites profissionais do Revenda Mais, feitos exclusivamente para quem atua com revendas de veículos. O objetivo é transformar a sua página em uma máquina de vendas.

Entre os recursos disponíveis, destacam-se:

Simulador de financiamento online: o próprio usuário pode financiar o veículo em tempo real.

Filtros múltiplos: o visitante consegue filtrar o veículo desejado por ano, modelo e várias outras características.

Cadastro de mais de uma loja: você possui várias filiais? Sem problemas, na mesma plataforma você integra diferentes unidades.

Certificado SSL grátis: o famoso “HTTPS” é importante porque ele garante a segurança das informações trocadas entre um site e seus visitantes. Ele criptografa os dados transmitidos, como informações de login, senhas e dados pessoais, evitando que sejam interceptados por hackers ou malwares.

Painel administrativo: cadastre banners, altere o telefone e o endereço da sua revenda facilmente sempre que precisar.

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