Identidade visual para revendas de veículos e a importância nos negócios

A identidade visual para revendas de veículos é fundamental no processo de criação da loja. As cores, fontes e símbolos devem ser definidos com muita atenção para destacar a empresa entre a sua concorrência.

No artigo de hoje, você entende como o processo de criação de uma marca vai muito além do que a simples escolha de um visual atrativo.

O que significa identidade visual?

Todas as pessoas possuem um conjunto de características que as diferenciam na sociedade: nome, formato corporal, personalidade, corte de cabelo e roupas que vestem. No universo corporativo, a lógica é semelhante. Cada empresa possui aspectos que a destacam em meio à concorrência e que atraem o público-alvo.

Este conjunto de elementos se chama “identidade visual”. 

A identidade visual é uma construção, a partir de vários elementos visuais e gráficos, que traduz exatamente quem é a empresa, com quem ela conversa, quais são os valores, as qualidades e o segmento no qual atua.

Quando a identidade visual de uma marca é impactante e bastante divulgada nos veículos de comunicação, ela acaba integrando o imaginário popular.

Antigamente, por exemplo, era muito comum ouvir as pessoas falarem da marca Omo como sinônimo para sabão em pó. Ou Nescau para se referir ao achocolatado em pó que misturamos nos bolos e bebidas.

Já no caso do McDonald ‘s, quem se tornou famosa mesmo foi sua marca. Mesmo que você esteja do outro lado do planeta, não entenda o idioma do país e queira se alimentar com algo que já faz parte da sua rotina, basta procurar pelo grande letra M vermelha e amarela. No mínimo, você conseguirá uma porção de batata frita.

No segmento automotivo, a lógica é a mesma. Existem várias marcas de carros que são lembradas pelos seus símbolos, como Ferrari e Audi.

Ou pelo slogan, como a frase “Creative Technology” que sempre assina os comerciais de televisão da Citroen. Ou seja, para ser lembrada, uma identidade visual para revendas de veículos também deve ser marcante.

Primeiros passos para criar uma identidade visual para revendas de veículos de qualidade

A criação de uma identidade visual para revendas de veículos é um dos primeiros passos de quem está abrindo uma nova loja de veículos ou reestruturando uma já existente para ser relançada no mercado.

O processo envolve a escolha de um nome, criação de uma logo, definição de um slogan (se houver interesse) e planejamento do manual de marca para ser seguido nos diferentes materiais gráficos a serem criados, como panfletos e o próprio site do seu negócio.

A seguir, detalhamos cada um destes processos, além de traduzirmos o significado dos principais materiais gráficos atualmente, como folder e flyer, para você conseguir orçá-los futuramente.

Antes de tudo, entenda a importância do branding

Este processo de criação de uma identidade visual é conhecido no mercado publicitário como branding. O termo é derivado da palavra inglesa “brand”, que significa marca.

Para que uma marca forte e atraente seja lançada no mercado, é necessário um amplo estudo e definição de estratégias, incluindo pesquisa do público-alvo, entendimento de quais tipos de produtos ou serviços serão comercializados, e como fazer o reforço a longo prazo da empresa.

Não basta apenas inaugurar uma revenda de veículos e divulgar os carros à venda. O que existe por trás da sua marca – história e valores – também precisa ser difundido entre os consumidores.

Quer que sua empresa seja sinônimo de preços baixos? Faça um planejamento de branding focado neste objetivo. O mesmo vale se você quer ser visto no mercado como uma revenda com o melhor pós-venda da sua cidade.

Crie argumentos e formas de divulgação que reforcem isso. Lembrando sempre de ressaltar o nome, as cores e os símbolos da sua loja nestes materiais.

A Rock Content, especialista em Marketing Digital, traz uma ótima definição de branding em seu site: “Branding é garantir que seu negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre voltado para o que sua marca é e como quer ser percebida”. 

Vale lembrar que o planejamento de branding não é algo que pode ser feito sem conhecimento em Design, Publicidade e até mesmo Administração. Por isso, a melhor forma de ter uma empresa marcante é buscar apoio de agências especializadas.

A gestão de branding pode variar de R$ 800 a contratos de 5 dígitos. Pesquise bastante, verifique os clientes que já contrataram o fornecedor e lembre de não escolher somente sua agência pelo preço mais baixo, afinal, a marca é o rosto da empresa.

Como escolher o nome perfeito para a sua loja de veículos

Agora que você já sabe a importância de uma identidade visual para revendas de veículos, chegou o momento que todo empreendedor anseia: a escolha do nome para a sua empresa. É importante que a palavra ou conjunto de palavras seja claro e de fácil pronúncia. 

Muitos empresários optam por colocar sobrenomes ou iniciais do primeiro nome e dos sócios. Já outras pessoas gostam de utilizar palavras que remetam ao segmento automotivo, como car (carro em inglês) e motor. Não há nenhuma regra sobre o que é melhor, mas algumas dicas podem ajudar no processo.

Nome condizente com seu negócio

O nome deve transmitir o que seu negócio realmente é. Você não compraria um veículo usado em um local chamado NhamNham, não é mesmo? Afinal, remete ao segmento alimentício. Por isso, quando fizer uma pesquisa de termos, elenque tudo relacionado a carros, motos, motores, etc.

Nome fácil de lembrar

Evite misturar vários símbolos, como ponto de exclamação e numerais. Além de ser difícil soletrar o nome por telefone, pode prejudicar na hora de registrar o domínio do seu site.

Nome curto

Se possível, escolha uma ou duas palavras curtas. Afinal, o cérebro humano tem dificuldade de armazenar muitas informações.

Acompanhe as tendências

Analise como as novas lojas de veículos estão sendo nomeadas, como as startups têm preferido definir seus serviços e produtos, enfim, tudo que possa ajudar a escolher uma marca moderna e marcante.

Verifique se o domínio e as mídias sociais estão disponíveis

Antes de bater o martelo sobre o nome definido, verifique se já não existe uma loja com este nome. Identifique também se o domínio estará disponível para você registrar seu site.

E um último cuidado: pesquise se nenhuma loja com a mesma marca está presente no Instagram e Facebook porque isso dificulta a criação de uma URL personalizada para suas mídias sociais.

Criação da logo perfeita

Uma agência especializada já sabe quais símbolos funcionam ou não nos meios digitais ou até mesmo em materiais impressos. Mas, como nem todos os proprietários de revendas de veículos possuem estes conhecimentos, vamos reforçar como ter uma boa marca.

Antes de tudo, você precisa definir qual será o seu público-alvo. Não adianta criar uma logo requintada e sofisticada se você comercializará somente veículos com valores baixos.

Também não seria ideal usar símbolos e slogans que demonstrem que sua loja é popular se você pretende vender carros importados acima de R$ 100 mil. Tudo é uma questão de assertividade e equilíbrio. 

As cores também são fundamentais neste processo. As tonalidades são associadas pela mente humana a diferentes características. O azul transmite seriedade. Já o amarelo é algo mais jovem. Qual a mensagem que você gostaria de passar?

Outras dicas:

  • Menos é mais – busque a simplicidade e a fácil memorização.
  • Atemporalidade – fuja da moda. Não use memes, jargões da época ou emojis que ao longo dos meses se tornaram obsoletos.
  • Versatilidade – sua logo deve ficar bem tanto em um post no Facebook quanto em um outdoor. Analise todas as formas de aplicações antes de chegar à definição final.
  • Peça uma segunda opinião – mostre a proposta da sua marca a amigos e familiares. Peça opiniões verdadeiras. Se muitas pessoas não gostarem, talvez seja o momento de rever a criação.

Importância do manual de marca da identidade visual para revendas de veículos

Você contratou uma agência especializada, definiu um nome para sua loja, escolheu o imóvel onde ela será inaugurada e aprovou a logo. Agora, o próximo passo deste trabalhoso mas prazeroso processo é montar um manual de marca.

O guia é desenvolvido pelo responsável no processo de branding e servirá para nortear todos os materiais que você possa criar futuramente e que contenham a sua marca estampada, desde publicações no Instagram até panfletos divulgando uma promoção.

É importante que sua marca seja apresentada ao público sempre da mesma forma, com os mesmos elementos e com as mesmas cores propostas para reforçá-la entre os consumidores. 

E lembre-se: um manual de identidade visual não é restrito somente às empresas de grande porte. Sua revenda de veículos deve – e merece – ter um guia para direcionar colaboradores e designers a utilizarem corretamente a marca. 

Neste guia, ficam registradas informações como: tipografia principal e secundárias, paleta de cores com os código das tonalidades para materiais impressos e digitais, aplicação correta da cor em PB e negativo, tamanhos mínimos de aplicação, formas de aplicação com ou sem assinatura, espaçamento mínimo para aplicação nos layouts, entre outros dados.

Outra grande vantagem deste material é facilitar a disseminação das informações entre sua equipe e gráficas contratadas futuramente. Você não precisará saber de cabeça quando a logo pode ser aplicada sem assinatura e qual é a cor que deverá ser usada no uniforme dos seus colaboradores.

Tudo fica registrado no manual de marca, disponibilizado normalmente nas versões impressa e digital.

Por fim, um guia de identidade visual para revendas de veículos mostra como variar sua marca sem perder a essência. Quer fazer uma publicação especial sobre o Outubro Rosa ou Novembro Azul no Facebook da revenda? O manual mostrará as possibilidades de aplicações ao mesmo tempo que você mantém os símbolos principais sem modificação. 

Principais materiais gráficos que sua revenda de veículos deve produzir após definir a identidade visual

Estamos quase chegando ao final do processo de lançamento da sua loja de veículos! Enquanto você se preocupa com a contratação de vendedores e com a aquisição de carros para revender, é preciso acompanhar também quais são os materiais gráficos fundamentais para ter nesta primeira etapa.

A seguir, detalhamos cada um para que você possa produzir, solicitar à sua agência para que desenvolva e também saiba orçar com mais conhecimento.

Cartão de visita

Este material ainda não ficou no passado. Ele é bastante útil para entregar a um cliente depois de uma visita presencial ou em um evento onde seja difícil ficar anotando telefones ou e-mails rapidamente.

O cartão de visita deve conter as informações principais do profissional que está dando o cartão, como nome completo, cargo, telefone fixo da loja, celular, endereço e URL do site. 

Panfleto

O panfleto é um material de apenas uma folha, geralmente com informações na frente e verso. É usado principalmente para divulgar ações pontuais, como uma promoção ou um feirão.

Neste tipo de criação, evite excesso de texto e escolha frases impactantes e diretas. Coloque também valores ou descontos em destaque para chamar a atenção de quem está recebendo o panfleto. E não esqueça de colocar o telefone da sua loja, WhatsApp, endereço físico e URL do site.

Adesivos e placa acrílicas

Desenvolva adesivos e placas acrílicas para identificar carros especiais que chegaram ao estoque, informar quais aceitam determinado tipo de financiamento e quais estão com descontos especiais.

Este tipo de identificação ajuda a nortear o passeio dos clientes em sua loja e até mesmo servem como um chamariz para quem está passando pela frente.

Você pode ainda criar placas de acrílico para colar na placa dos veículos, reforçando ainda mais sua marca e tornando as fotos ainda mais profissionais.

Itens de papelaria

Mesmo que grande parte dos contratos e das cotações tenham se tornado digitais, muitos clientes ainda pedem que orçamentos sejam anotados em uma folha de papel ou levam suas vias de documentos para casa em um envelope de papel.

Por isso, é recomendável que você tenha um kit de papelaria, ou seja, materiais gráficos simples que tenham a sua marca estampada. Entre os principais itens, estão:

  • Agenda
  • Bloco de anotação
  • Envelope
  • Papel timbrado
  • Pasta

Geralmente, as gráficas fazem um pacote de impressão, o que torna o preço de cada material bastante acessível. Pesquise bastante e veja a reputação da empresa antes de fechar contrato!

Gostou destas dicas? Aqui no blog Revenda Mais estamos sempre dedicados e comprometidos a melhorar a maneira como você faz negócios no segmento automotivo.

Esperamos que o conteúdo tenha sido bastante proveitoso para sua loja e sua equipe!

Revenda Mais

Recent Posts

7 estratégias eficazes para otimizar a produtividade na revenda de veículos

Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…

7 meses ago

Como utilizar técnicas de Upselling e Cross-Selling para aumentar suas vendas de veículos

Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…

7 meses ago

Tendências emergentes na mobilidade: Como as mudanças no setor afetam as lojas de veículo

No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…

12 meses ago

Os maiores desafios na revenda de carros usados e como superá-los

O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…

1 ano ago

Como construir uma equipe de vendas de alta performance na revenda de seminovos

O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…

1 ano ago

Como fidelizar clientes em lojas de veículos seminovos: 5 dicas essenciais para aumentar as vendas

Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…

1 ano ago