Higienização de carros contra o coronavírus: dicas para você aplicar na sua revenda de carros

A higienização de carros contra o coronavírus é fundamental nas lojas de veículos. Além de garantir segurança aos consumidores, uma limpeza completa e criteriosa dos automóveis para test drive se transforma em um excelente chamariz comercial para a sua revenda.

Higienização de carros contra o coronavírus

No artigo a seguir você entende como aplicar procedimentos rigorosos de higienização automotiva. Não deixe de compartilhar estas informações com toda a equipe para manter uma padronização no processo.

É sempre importante lembrar as principais formas de contágio da COVID-19

A cada semana, especialistas ao redor do planeta descobrem novas características sobre a doença que transformou a sociedade em 2020. Mas, algumas informações já são conhecidas desde o início do ano e auxiliam a reduzir o contágio. As principais formas de transmissão, segundo o Ministério da Saúde, são:

  • Toque do aperto de mão contaminadas;
  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, etc.

Isso significa que, se um motorista com COVID-19 dirigir um veículo da sua revenda e o produto não passar por uma higienização contra o coronavírus, as chances de contaminação entre os próximos clientes aumenta significativamente. Volante, maçanetas, câmbio e até mesmo os bancos podem ser fontes de proliferação da doença.

Comece fazendo uma checklist de limpeza

Infelizmente, tudo o que um motorista contaminado tocar é uma fonte de transmissão. Conforme mencionamos acima, desde volante até o câmbio são manipulados constantemente e podem conter traços do coronavírus.

Abaixo, elencamos todas as peças para que você faça a higienização dos carros contra o coronavírus a cada visita de um cliente. Lembramos que não é apenas a segurança dos consumidores que está em risco, e sim a de todos os colaboradores, inclusive a sua. 

Objetos e equipamentos a serem higienizados:

  • Rádio
  • Freio de mão
  • Volante
  • Bancos
  • Cinto de segurança (e fivela)
  • Puxadores
  • Maçanetas
  • Botões de retrovisor
  • Painel do carro e seus dispositivos, como regulador do ar-condicionado
  • Puxador da porta

Reduza a quantidade de passageiros no test drive

Para não ser necessário higienizar todos os componentes também do banco traseiro, uma sugestão é permitir que apenas uma ou duas pessoas da família façam o test drive. Outra dica bastante importante é evitar a presença do vendedor dentro do carro durante a visita.

Procure explicar todas as vantagens, pequenos defeitos e fornecer as informações completas do veículo antes do teste. Assim, sua equipe de vendas fica mais protegida.

Quais produtos utilizar na higienização de carros contra o coronavírus?

O álcool em gel 70º é usado diariamente para eliminar o coronavírus e se tornou uma peça obrigatória nas bolsas, residências e mesas de trabalho. Porém, o produto só deve ser usado nos componentes “duros” do carro, como os botões do painel. 

Já a tradicional mistura de água e sabão neutro é a melhor pedida para o restante do automóvel. Faça uma combinação entre os dois itens e coloque em um borrifador pequeno. Com ele, umedeça um pano macio e esfregue por todo o carro.

Sua equipe pode potencializar a higienização utilizando na segunda etapa, após essa limpeza das superfícies, produtos desinfetante – vendidos geralmente em supermercados na categoria “uso geral”.

Porém, o importante mesmo é caprichar na primeira etapa, conforme explica Thiago Lopes, consultor da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).

Leia também  Quais os sinais que minha loja de veículos está prestes a falir e quais ações fazer para alavancar as vendas?

“Muita gente está fazendo apenas a desinfecção do carro. Sem fazer esta limpeza prévia, a eficiência do desinfetante é menor. Existe uma competição, e o desinfetante não sabe onde vai agir, e parte dele é consumida pela sujeira maior. Tem gente usando o produto correto, mas de forma errada”, explica o engenheiro químico ao jornal O Globo.

A Hyundai, em uma reportagem especial sobre o assunto, traz alguns produtos que NÃO podem ser usados na limpeza: “Não use alvejante ou água oxigenada no interior do carro, principalmente no estofamento. Evite também produtos de limpeza à base de amônia nas telas e painéis, pois eles podem comprometer o funcionamento dos aparelhos”. 

Cuidado extra com bancos de couros – os bancos de couro são mais fáceis de limpar, mas consequentemente podem ficar com uma aparência desgastada devido à estas higienizações frequentes. Neste caso, sua equipe precisa redobrar os cuidados.

Existem no mercado diversos produtos que hidratam o couro e evitam rachaduras e ressecamento. Invista neles!

O aspirador é aliado na higienização de carros contra o coronavírus

A poeira em excesso pode ocasionar problemas respiratórios e ser uma porta de entrada para a COVID-19. Dessa forma, reserve um tempo para fazer a aspiração completa do veículo.

Procure também trocar o filtro do aparelho de ar-condicionado constantemente para garantir que haja circulação de ar limpo. O indicado é a cada seis meses, contudo, devido à pandemia, esse tempo pode ser reduzido.

Para o dia a dia, Dino Lameira, especialista da PROTESTE, dá uma dica preciosa “uma dica para eliminar os microrganismos que ficam no duto do ar-condicionado é, ao chegar em casa, ligar o ar quente na potência máxima“.

Outras soluções de limpeza automotiva

Atualmente, principalmente nas grandes capitais, é possível encontrar serviços particulares de limpeza automotiva, que utilizam novas tecnologias. Uma destas técnicas é a chamada “oxi-sanitização“, que consiste em fechar todas as janelas do veículo e ligar um aparelho gerador de ozônio. O objetivo é que micróbios, incluindo vírus, sejam exterminados com o equipamento.

O preço, segundo o portal Quatro Rodas, pode variar de R$ 100 a R$ 200.

Outro serviço bastante procurado é a aplicação de spray antivírus. Neste caso, a empresa responsável aplica um spray antimicrobiano sobre as superfícies internas do veículo, mantendo-o completamente higienizado.

Na higienização de carros contra o coronavírus, cuide também da sua equipe

Além do cuidado com os veículos, é sempre importante lembrar para que os vendedores mantenham certos cuidados nas visitas dos clientes.

A utilização de máscaras deve ser frequente, assim como a troca do produto de proteção – o ideal é que as máscaras sejam trocadas a cada duas horas de uso. 

Procure ainda manter uma certa distância dos consumidores e, sempre que possível, fazer a apresentação do carro em um ambiente aberto, como o pátio da loja.

Lembre também de manter sempre à disposição frascos de álcool em gel 70º em diversos pontos da loja para incentivar a higienização constante da mãos.

E por aí, como andam os cuidados com a sua revenda de seminovos? Compartilhe com a gente nos comentários.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Rolar para cima
e-Book Grátis

GUIA PARA O SUCESSO DE LOJA DE VEÍCULOS

Do planejamento financeiro à negociação. Aprofunde seus conhecimentos e saiba o que é necessário para garantir o crescimento nas suas vendas de veículos.

Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
Agende uma demonstração

Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.

Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
Agende uma demonstração

Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.