Na hora de montar uma loja de veículos seminovos, a dúvida que paira na cabeça de todo lojista é: devo trabalhar com estoque próprio ou consignado? Qual a melhor forma de ter um giro maior do meu estoque e não comprometer meu capital de giro?
Ao analisar nossos clientes, podemos encontrar o uso das duas modalidades, pois é importante lembrar: há carros que tem mais giro e outros nem tanto. Por isso, a primeira dica é: às vezes, ter veículos consignados ajuda no giro da loja e não compromete os recursos financeiros que possui; mas não deixe de ter veículos próprios que tenham uma rotatividade maior, fazendo com que o investimento seja recuperado logo.
Pensando nisso, o Revenda Mais traz todas as informações para você escolher o que melhor se encaixa no seu dia a dia.
Quando o estoque próprio é o regime escolhido pelo lojista, ele utiliza de seus recursos financeiros para a compra dos veículos. Essa compra pode ser feita em concessionárias, de terceiros ou até mesmo em outras lojas de multimarcas. A dica nessa situação é sempre a lembrança que há veículos que contam com um giro maior e outros menor.
Preste atenção apenas para não perder dinheiro na hora da compra – veículos com muito tempo de pátio acabam trazendo mais prejuízo do que lucro para sua loja.
Aqui no blog já explicamos o que é a consignação de veículos, mas vamos relembrar? A consignação de veículos nada mais é do que o proprietário do veículo propõe a uma loja que revenda seu carro, sem a necessidade de transferir para seu CNPJ – neste caso, a loja é apenas um intermediário entre vendedor-comprador.
Antes de fechar esse tipo de negócio, é importante fazer um contrato de consignação para que as partes fiquem cientes das responsabilidades que cada um tem no negócio. Deve-se também emitir uma Nota Fiscal de entrada: quando estadual, usaremos a CFOP 1917; quando de outro estado, a CFOP 2917. Quando for emitir a NF, a natureza da operação é “entrada de mercadoria recebida em consignação” e fique tranquilo: não existe ICMS!
Mas, Revenda Mais, eu ganho dinheiro com esse tipo de estoque? Sim!
Uma das vantagens da consignação é a ampliação do estoque sem desembolsar capital de giro da empresa. A outra é a comissão para o lojista: dependendo da negociação, gira em torno de 5 a 7%, sem contar os financiamentos, seguros, despachante e até a entrada de outro carro no negócio – que pode gerar mais receita para a loja. Em muitos contratos, também, é definido um preço para a venda do veículo – se o lojista consegue vender por mais, há, também, essa remuneração.
Vendemos o carro. Como prosseguir até o pagamento do proprietário? Indicado pela maioria dos contadores, o primeiro passo é fazer uma nota fiscal de devolução do veículo – isso ajudará na finalização do processo. Quando finalizado esse processo, e o valor já estiver na conta, é só você transferir o dinheiro para o ex-proprietário do veículo – retirando sua comissão.
Independente de qual estoque você escolherá, lembre-se que para ter sucesso na sua loja de veículos, é importante estar bem alinhado em relação ao que você deseja – os dois tipos de negócio tem suas vantagens e desvantagens.
Avalie, veja o quanto de capital de giro você tem e foque em crescer ainda mais.
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