ESG nas empresas: como aplicar em uma loja de carros?

Em 2023, a busca pela sigla ESG tem sido bastante significativa no Google. Neste artigo, você vai entender tudo sobre essa prática de sustentabilidade e responsabilidade corporativa, e como aplicá-la na realidade da sua loja de veículos.

Busca pela sigla ESG no Google nos últimos 12 meses

O que significa ESG?

Em inglês, ESG é a sigla para o termo “Environmental, Social, and Governance“. Em português, as palavras são “Ambiental, Social e Governança“. 

Mas, no dia a dia: o que significa? ESG é um conjunto de práticas adotadas por empresas em todo o mundo. O objetivo é promover ações mais sustentáveis para o meio ambiente, direcionar esforços para melhorar a vida das comunidades e administrar as empresas de uma forma mais consciente e ética.

Por que ser ESG?

Multinacionais que adotam práticas ESG conseguem atrair investidores que buscam direcionar seu dinheiro em empresas mais sustentáveis, além de entrarem em mercados mundiais que também priorizam fornecedores socialmente responsáveis.

Mas, trazendo essa prática para a realidade do segmento automotivo, o foco principal é na prospecção de clientes alinhados com um estilo de vida que se preocupa com o meio ambiente.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2022 mostra isso. Cerca de 67% dos consumidores brasileiros pesquisam sobre práticas ESG antes de adquirir o produto de determinada marca. E 75% dos consumidores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de encantá-los.

Outro estudo do IBM Institute of Business Value mostrou que 44% dos consumidores escolhem produtos e marcas baseados em seus valores.

Diferenciação dos concorrentes

A ênfase nas práticas ESG é uma vantagem competitiva valiosa. Lojas que investem em sustentabilidade podem diferenciar suas estratégias de negócios, destacando-se em relação aos concorrentes que não adotam essas abordagens.

Aumento da reputação da marca

A reputação de uma revenda de veículos é um ativo valioso e com as práticas focadas em meio ambiente, administração e na comunidade, ela ajuda a preservar a confiança dos clientes e parceiros comerciais.

Fidelização de consumidores

Consumidores, colaboradores e parceiros de negócios são mais propensos a se engajar e apoiar empresas que demonstram preocupação com questões ambientais e sociais, o que resulta em maior lealdade à marca e aumento da preferência do cliente.

Práticas para a sua loja de veículos adotar

Confira algumas dicas valiosas para as lojas abraçarem a abordagem ESG. Com elas, os negócios demonstrarão compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social, ao mesmo tempo em que aprimoram sua vantagem competitiva e fortalecem sua reputação no mercado.

Práticas Ambientais (E)

O critério ambiental dentro do ESG avalia o impacto que as atividades de uma empresa têm no meio ambiente.

Exemplos de exigências:

  • Gestão de recursos naturais;
  • Redução da emissão de gases que causam o efeito estufa;
  • Utilização de fontes de energia renováveis e limpas;
  • Gestão de resíduos e separação correta do lixo;
  • Medidas para preservar a fauna e a flora da região na qual a empresa está inserida.

Como a sua loja de carros pode aderir?

Pequenas ações no dia a dia fazem toda a diferença. Ao adotá-las, as lojas não só contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também podem economizar recursos financeiros, aumentar a satisfação dos clientes e fortalecer sua imagem como empresa socialmente responsável.

Utilizar lâmpadas LED – é comum que a fachada de uma loja de veículos fique com as luzes acesas a noite inteira. E com as lâmpadas LED é possível economizar até 80% menos energia do que as lâmpadas incandescentes tradicionais. Outra vantagem é que elas possuem vida útil mais longa.

Separação correta do lixo – você e seus colaboradores podem iniciar fazendo a separação correta de lixo reciclável e orgânico, destinando lixeiras específicas para vidro, papel, metal, entre outros.

Local de descarte para pneus e baterias – sua loja pode consolidar parcerias com fornecedores de pneus, baterias e outros itens que costumam ser descartados irregularmente para ser um ponto de coleta destes produtos e dar a destinação correta. Além de ajudar a reduzir o lixo em rios e florestas, também atrai visitantes na sua sede.

Substituir documentos em papel pela versão digital – migre para o virtual. Com sistemas como o Revenda Mais você não precisa mais gastar milhares de folhas de papel mensalmente com a impressão de contratos de compra e venda. Tudo fica armazenado digitalmente com muita segurança. Já imaginou quantas árvores seriam poupadas?

Práticas Sociais (S)

O critério social envolve como a loja trata seus colaboradores, fornecedores, clientes e a comunidade no entorno.

Exemplos de ações sociais:

  • Contratação de colaboradores que busque contribuir com a diversidade na equipe e sem nenhum tipo de preconceito contra religião, cor e orientação sexual;
  • Inclusão de pessoas com deficiência física e intelectual;
  • Trabalhos sociais em comunidades carentes próximas à empresa.

Como a sua loja de carros pode aderir?

O começo de um trabalho mais social pode começar com a sua própria equipe. Procure sempre garantir que os colaboradores tenham condições de trabalho adequadas, incluindo salários justos, horários bem definidos e políticas de proteção no trabalho.

Você pode implementar ações como:

  • Treinamentos e cursos periódicos;
  • Plano de saúde corporativo;
  • Bonificação por metas que vão além de vendas. Já pensou em bonificar os colaboradores que se exercitarem 3 vezes por semana ou concluírem um livro mensalmente?
  • Apoio a projetos sociais no bairro onde a loja está inserida.

Práticas de Governança (G)

Governança é o terceiro pilar em uma prática ESG e tem como objetivo garantir que a loja funcione de maneira ética, transparente, responsável e eficiente. Atendendo não somente os interesses dos proprietários, mas da comunidade em geral.

Exemplos de ações de governança:

  • Criação de um código de conduta claro;
  • Políticas de remuneração justas;
  • Criação de políticas anticorrupção;
  • Auditorias independentes.

Como a sua loja de carros pode aderir?

O primeiro passo é criar um código de conduta claro e abrangente que estabeleça os princípios éticos e valores fundamentais da empresa. Nele, devem constar quais as responsabilidades e obrigações dos colaboradores, em quais situações há conflito de interesses, como é estabelecida a relação entre clientes x fornecedores x parceiros, como são valorizados diferentes pensamentos e culturas, entre outros critérios.

Além disso, manter transparência nas informações financeiras e não financeiras também é fundamental. Mantenha seus colaboradores informados sobre dificuldades financeiras ou conquistas de novos negócios para que todos saibam o rumo que os negócios estão tomando.

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