Em 2023, a busca pela sigla ESG tem sido bastante significativa no Google. Neste artigo, você vai entender tudo sobre essa prática de sustentabilidade e responsabilidade corporativa, e como aplicá-la na realidade da sua loja de veículos.
Em inglês, ESG é a sigla para o termo “Environmental, Social, and Governance“. Em português, as palavras são “Ambiental, Social e Governança“.
Mas, no dia a dia: o que significa? ESG é um conjunto de práticas adotadas por empresas em todo o mundo. O objetivo é promover ações mais sustentáveis para o meio ambiente, direcionar esforços para melhorar a vida das comunidades e administrar as empresas de uma forma mais consciente e ética.
Multinacionais que adotam práticas ESG conseguem atrair investidores que buscam direcionar seu dinheiro em empresas mais sustentáveis, além de entrarem em mercados mundiais que também priorizam fornecedores socialmente responsáveis.
Mas, trazendo essa prática para a realidade do segmento automotivo, o foco principal é na prospecção de clientes alinhados com um estilo de vida que se preocupa com o meio ambiente.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2022 mostra isso. Cerca de 67% dos consumidores brasileiros pesquisam sobre práticas ESG antes de adquirir o produto de determinada marca. E 75% dos consumidores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de encantá-los.
Outro estudo do IBM Institute of Business Value mostrou que 44% dos consumidores escolhem produtos e marcas baseados em seus valores.
A ênfase nas práticas ESG é uma vantagem competitiva valiosa. Lojas que investem em sustentabilidade podem diferenciar suas estratégias de negócios, destacando-se em relação aos concorrentes que não adotam essas abordagens.
A reputação de uma revenda de veículos é um ativo valioso e com as práticas focadas em meio ambiente, administração e na comunidade, ela ajuda a preservar a confiança dos clientes e parceiros comerciais.
Consumidores, colaboradores e parceiros de negócios são mais propensos a se engajar e apoiar empresas que demonstram preocupação com questões ambientais e sociais, o que resulta em maior lealdade à marca e aumento da preferência do cliente.
Confira algumas dicas valiosas para as lojas abraçarem a abordagem ESG. Com elas, os negócios demonstrarão compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social, ao mesmo tempo em que aprimoram sua vantagem competitiva e fortalecem sua reputação no mercado.
O critério ambiental dentro do ESG avalia o impacto que as atividades de uma empresa têm no meio ambiente.
Exemplos de exigências:
Pequenas ações no dia a dia fazem toda a diferença. Ao adotá-las, as lojas não só contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também podem economizar recursos financeiros, aumentar a satisfação dos clientes e fortalecer sua imagem como empresa socialmente responsável.
Utilizar lâmpadas LED – é comum que a fachada de uma loja de veículos fique com as luzes acesas a noite inteira. E com as lâmpadas LED é possível economizar até 80% menos energia do que as lâmpadas incandescentes tradicionais. Outra vantagem é que elas possuem vida útil mais longa.
Separação correta do lixo – você e seus colaboradores podem iniciar fazendo a separação correta de lixo reciclável e orgânico, destinando lixeiras específicas para vidro, papel, metal, entre outros.
Local de descarte para pneus e baterias – sua loja pode consolidar parcerias com fornecedores de pneus, baterias e outros itens que costumam ser descartados irregularmente para ser um ponto de coleta destes produtos e dar a destinação correta. Além de ajudar a reduzir o lixo em rios e florestas, também atrai visitantes na sua sede.
Substituir documentos em papel pela versão digital – migre para o virtual. Com sistemas como o Revenda Mais você não precisa mais gastar milhares de folhas de papel mensalmente com a impressão de contratos de compra e venda. Tudo fica armazenado digitalmente com muita segurança. Já imaginou quantas árvores seriam poupadas?
O critério social envolve como a loja trata seus colaboradores, fornecedores, clientes e a comunidade no entorno.
Exemplos de ações sociais:
O começo de um trabalho mais social pode começar com a sua própria equipe. Procure sempre garantir que os colaboradores tenham condições de trabalho adequadas, incluindo salários justos, horários bem definidos e políticas de proteção no trabalho.
Você pode implementar ações como:
Governança é o terceiro pilar em uma prática ESG e tem como objetivo garantir que a loja funcione de maneira ética, transparente, responsável e eficiente. Atendendo não somente os interesses dos proprietários, mas da comunidade em geral.
Exemplos de ações de governança:
O primeiro passo é criar um código de conduta claro e abrangente que estabeleça os princípios éticos e valores fundamentais da empresa. Nele, devem constar quais as responsabilidades e obrigações dos colaboradores, em quais situações há conflito de interesses, como é estabelecida a relação entre clientes x fornecedores x parceiros, como são valorizados diferentes pensamentos e culturas, entre outros critérios.
Além disso, manter transparência nas informações financeiras e não financeiras também é fundamental. Mantenha seus colaboradores informados sobre dificuldades financeiras ou conquistas de novos negócios para que todos saibam o rumo que os negócios estão tomando.
Continue se mantendo informado sobre outras técnicas para aumentar o sucesso de uma loja de veículos. Clique aqui e confira o eBook gratuito que selecionamos para você.
Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…
Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…
No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…
O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…
O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…
Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…