Anunciar carros na internet não exige que você seja um guru do Marketing Digital. Atualmente, as plataformas estão cada vez mais intuitivas e fáceis de utilizar. Mas, pequenos e importantes detalhes serão os responsáveis por fazer com que os seus veículos chamem mais atenção do que os concorrentes.
Antes de começarmos a desvendar esses segredos, é importante entender que a internet não é mais uma ferramenta adicional nas suas estratégias, e sim obrigatória. Uma pesquisa realizada pela Connected Life mostrou que aproximadamente 7 a cada 10 brasileiros pesquisam online antes de comprarem nas lojas físicas.
Outro levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil também confiram este cenário. Dos entrevistados, somente 20% foram diretamente na loja física sem terem verificado os produtos na internet.
Hoje, podemos afirmar com toda certeza: a web é a forma mais otimizada de comercializar produtos, sejam novos ou usados. Para sua revenda de veículos ter sucesso nessa trajetória, é preciso colocar em prática algumas estratégias, evitando que seu anúncio desapareça entre tantos outros carros à venda.
Confira a seguir as seis dicas que selecionamos para você ter sucesso na hora de anunciar carros na internet.
A imagem é tudo em uma venda online, afinal, o usuário não poderá sentir o cheirinho de carro novo nem fazer um test drive naquele exato momento. Isso significa que as fotos serão as principais responsáveis por conquistar clientes em potencial.
Antes de tudo, faça uma limpeza completa no carro para deixá-lo visualmente agradável. Na sequência, escolha um ambiente sem bagunças ou excesso de informações ao fundo, como vários cartazes pendurados.
A iluminação também é outro ponto importante da sessão de fotos. Escolha um ambiente iluminado e, preferencialmente, com a predominância de cores claras.
Se a sua loja não tiver uma boa entrada de luz, sugerimos locar um conjunto de refletores em lojas especializadas em produtos para filmagem de eventos. Os preços são bem acessíveis e com apenas uma diária de aluguel você conseguirá fazer várias fotos.
Outra dica é usar a área externa da sua loja. O estacionamento possui uma área verde agradável? Escolha um dia ensolarado e mãos à obra!
Com o ambiente escolhido, chegou o momento de se preocupar com os ângulos, mas antes retire todos os objetos pessoais e adesivos que possam transmitir a personalidade do atual proprietário. Deixe o veículo o mais neutro possível de forma que o cliente consiga se imaginar dentro do carro.
Agora, vamos aos ângulos: uma foto que pegue a parte da dianteira lateral é obrigatória porque mostrará todo o veículo. Tire também fotos do painel, dos bancos frontais e traseiros, dos acessórios (como aparelho e caixas de som) e da parte interna do motor.
Conforme pesquisa do Google, o brasileiro assiste cada vez mais vídeos. Entre 2014 e 2018, o consumo de vídeos na internet aumentou 135%. A estimativa é de que os usuários passem 19 horas semanais assistindo materiais.
Mas, não estamos falando para você investir em vídeos profissionais, e sim fazer uma captação curta do seu celular com uma boa câmera. Um vídeo que mostre o carro externamente e outro com detalhes internos já são suficientes.
Coloque no título do anúncio o modelo do carro, tipo do motor (se é flex ou não) e o ano. Isso facilita nas filtragens feitas pelo usuário e torna a visualização mais simples e rápida. Quando somamos boas fotos, bom título e boa descrição, é possível passar na frente de alguns veículos sendo vendidos e comercializar o carro de forma mais rápida.
A descrição deve ser direta e contar informações relevantes para quem deseja comprar o carro. Fale sobre a quilometragem do veículo, as últimas revisões, além de listar todos os danos.
É importante ser colocar também informações como último dono, local onde mais transita, se muita quilometragem foi consumida em estrada ou na cidade, enfim, o que for importante.
Para não esquecer, fizemos uma pequena lista de informações obrigatórias na sua descrição. Apesar de alguns itens serem visíveis nas fotos, como cor e número de portas, mencioná-los novamente é bom para quando o usuário digitar termos como “uno branco 2 portas”.
Honestidade é muito importante ao anunciar carros na internet. Virtualmente, você até conseguirá omitir uma marca de batida, mas pessoalmente o cliente vai identificar esse problema e, pode, inclusive, ficar decepcionado com a sua loja e fazer uma má avaliação nas mídias sociais.
O assento não está em uma condição perfeita? Forneça essa informação nos anúncios!
Não existe nada mais decepcionante do que se interessar por um produto e não receber informações em poucos minutos. Por isso, dê retorno o mais rápido possível assim que chegar um formulário de contato ou mensagem no WhatsApp. Essa agilidade pode colocá-lo à frente da concorrência.
Agora que você já entendeu como ter sucesso ao anunciar carros na internet, chegou o momento de colocar essas dicas em prática, o objetivo é que elas tornem a venda dos seus carros mais fácil e rápida. Aproveite para rever os anúncios já criados e reestruturá-los conforme as orientações dadas nesse artigo.
Se surgir alguma dúvida sobre quais informações inserir ou não na descrição, ou qual foto é mais agradável, pense na perspectiva de quem está comprando o carro, imagine sempre o que é mais relevante saber e ver sobre o veículo, para atender às necessidades do comprador.
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