Com a descentralização da gestão a empresa tem diversos benefícios, mas tudo precisa ser executado da forma certa ou então nada feito. Você tem dúvidas sobre o assunto? Para te ajudar nessa tarefa, veja a seguir 5 dicas para exercer uma gestão menos centralizadora!
Para descentralizar a gestão é preciso começar entendendo o trabalho de maneira geral. A partir de uma organização estruturada você compreenderá melhor sobre fluxos de trabalho, tarefas operacionais, etapas cruciais e assim por diante.
Depois que tiver organizado todo o trabalho, procure entender quais são as etapas que estão consumindo seu tempo sem oferecer resultados estratégicos, como as tarefas operacionais. Identifique também quais podem ser realizadas de maneira mais eficiente e decida quais devem ser delegadas.
Feito isso, o próximo passo é preparar as pessoas. Tudo começa com a análise de competências e, depois, com as etapas necessárias para cada tarefa que será delegada.
Mesmo sendo altamente capacitado, um profissional ainda precisará de treinamento para executar as tarefas com os resultados esperados.
Sendo assim, invista em treinar as pessoas para cada tarefa que será executada. No começo, erros são comuns, então vale a pena relevá-los inicialmente e garantir uma capacitação contínua.
Para uma descentralização realmente eficiente é importante que a comunicação aconteça em duas vias. Isso significa que também é preciso ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre a execução de tarefas em geral.
Mediante esse cuidado é possível perceber, por exemplo, que determinada tarefa delegada precisa de uma estrutura com apoio maior. Da mesma forma, é possível identificar novas possibilidades de descentralização.
Quanto mais processos automatizados houver, mais fácil se torna descentralizar a gestão. Isso porque o controle de processos automáticos é mais simples, assim como o treinamento de acompanhamento.
Além disso, processos automáticos também são mais produtivos e podem gerar melhores resultados. Sendo assim, mapeie processos e encontre pontos que possam ser automatizados. Isso facilita a gestão e o próprio trabalho da equipe, gerando resultados mais adequados.
A confiança é uma chave importantíssima para o sucesso da delegação de tarefas. É necessário ser transparente e também confiar na capacidade de cada pessoa realizar as tarefas delegadas — daí a importância do treinamento.
Quanto mais confiança existe, maior é o estímulo à autonomia e iniciativa da equipe, favorecendo a descentralização. Porém, não abra mão de monitorar e acompanhar os resultados para fazer otimizações e correções necessárias.
A centralização em excesso da gestão pode causar atrasos nos processos da empresa e até mesmo causar insatisfação nos clientes. Por isso, comece a delegar tarefas. Nesse sentido, automatizar processos, investir na qualificação da equipe e em tecnologia se destacam como atitudes de sucesso.
Quer saber ainda mais sobre o assunto? Então aproveite e veja a importância de delegar tarefas!
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