Criar uma persona para loja de carros é um ponto importante para as empresas que investem em estratégias de Marketing Digital.
Quando você entende como se comunicar com o público-alvo, é possível criar estratégias e interações que realmente sejam alinhadas à personalidade, aos gostos pessoais e aos desejos destes consumidores.
E esse é justamente um dos benefícios das estratégias online: personalizar a comunicação. Quanto mais individualizada e próxima do usuário final suas redes sociais e seu site estiverem, maiores as chances de conversão. Hoje, com tantas empresas anunciando na internet, ganha visibilidade quem se engajar mais com os consumidores.
Mas, como saber como se comunicar com seu público-alvo? Quais palavras são mais chamativas? Qual é o tom de voz ideal? Quais assuntos abordar nas redes sociais? Estas e outras dúvidas são respondidas com a criação de uma persona para revendas de veículos.
Persona é uma espécie de personagem fictício que representa o cliente ideal – ou vários clientes ideais. Ao defini-la, você cria uma pessoa do zero: objetivos, preocupações, história de vida e gostos pessoais.
Uma loja de veículos pode ter várias personas. É possível criar a que costuma adquirir modelos sedãs, outra para quem prefere automóveis compactos e assim por diante, possibilitando entender mais sobre as motivações de compra de um novo carro.
A seguir um exemplo de persona: Vitor é casado, possui três filhos e costuma levá-los todos os dias para a escola, que fica bastante distante da sua casa. Após deixá-los na escola, parte para o seu trabalho como representante comercial de um laboratório farmacêutico. Durante o dia, visita diversos médicos e farmácias diferentes.
O que você focaria ao conversar com o Vitor e anunciar seu estoque? Provavelmente, carros espaçosos e econômicos. Afinal, esse personagem fictício dirige muitos quilômetros por dia e precisa reduzir o gasto com combustível. São esses discursos de venda que podem ser inseridos em layouts de mídias sociais, anúncios no Google e chamarizes no WhatsApp.
Criar uma persona exige uma dedicação ao longo de algumas semanas, mas os resultados valem a pena. Confira a seguir as principais vantagens de montar essa personalidade para a sua revenda de usados e seminovos.
Conhecer profundamente o seu cliente. Esse é um dos principais benefícios de criar uma persona para loja de carros. Você saberá quais as dores e preferências desses consumidores e conseguirá alinhar ainda mais o seu discurso de vendas.
Hoje, com tanta variedade de mídias sociais e formatos de conteúdos, fica difícil estar presente em todos os lugares. Com ajuda de uma persona, você consegue entender melhor quais canais digitais vale a pena estar, e dedicar esforços e investimentos.
Uma linguagem mais objetiva ou mais emotiva? Gírias podem ser usadas? A forma como você se comunica com os consumidores se torna muito mais fácil – e efetiva – com um guia de quem está recebendo as suas mensagens.
As lojas que possuem um CRM personalizado para lojas de carros, como o Revenda Mais, encontrarão essas informações com mais facilidade. Faça um levantamento dos clientes dos últimos seis meses e categorize alguns dados, como profissão, gênero, canal que descobriu a revenda, idade, veículo adquirido.
Essas informações ajudarão a basear a sua persona em uma pessoa real que já comprou de você alguma vez ou pelo menos entrou em contato e visitou a loja.
Faça um levantamento de todas as perguntas que você precisa responder. A seguir, algumas sugestões:
A partir dessas respostas, consegue-se definir um ou mais perfis para desenhar esse personagem fictício.
Algumas plataformas gratuitas ajudam nesta tarefa. O Google Analytics, por exemplo, pode ser instalado em qualquer tipo de site e ajuda a entender qual é o perfil das pessoas que acessam suas páginas na internet, como idade e localização.
Outra ferramenta bastante interessante é o Hotjar, um software de mapa de calor que mostra como a navegação acontece dentro do seu site. Assim, você pode ver quais tipos de links, botões e chamadas chamam mais a atenção do usuário.
Assim que você tiver criado a sua persona, peça opinião de pessoas que estão ao seu redor, principalmente do seu time de Vendas que atende diariamente dezenas de clientes em potencial.
Aquele perfil realmente vai à sua loja? Eles já negociaram com essas personalidades? Aproveite para fazer uma última conferência e adicionar sugestões, que são sempre bem-vindas.
Lembre-se também de revisar as personas de tempos em tempos. Assim como o mercado de novos e seminovos muda, as pessoas que adquirem esses veículos também se transformam constantemente: seus gostos, mídias sociais que mais usam, problemas, etc.
Existem vários sites gratuitos que geram personas automaticamente, facilitando o desenvolvimento entre quem ainda não possui um conhecimento avançado em Marketing.
Entre os sites mais populares, destacam-se:
O fantástico Gerador de Personas da RDStation e Rock Content
Ferramenta Faça Minha Persona da Hubspot
Plataforma Superpersona da Superstorm
Assim que você definir a sua persona, já pode incluir essa estratégia de Marketing Digital às demais ações que ensinamos aqui no blog do Revenda Mais.
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