Criar uma persona para loja de carros é um ponto importante para as empresas que investem em estratégias de Marketing Digital.
Quando você entende como se comunicar com o público-alvo, é possível criar estratégias e interações que realmente sejam alinhadas à personalidade, aos gostos pessoais e aos desejos destes consumidores.
E esse é justamente um dos benefícios das estratégias online: personalizar a comunicação. Quanto mais individualizada e próxima do usuário final suas redes sociais e seu site estiverem, maiores as chances de conversão. Hoje, com tantas empresas anunciando na internet, ganha visibilidade quem se engajar mais com os consumidores.
O que é uma persona para loja de carros?
Mas, como saber como se comunicar com seu público-alvo? Quais palavras são mais chamativas? Qual é o tom de voz ideal? Quais assuntos abordar nas redes sociais? Estas e outras dúvidas são respondidas com a criação de uma persona para revendas de veículos.
Persona é uma espécie de personagem fictício que representa o cliente ideal – ou vários clientes ideais. Ao defini-la, você cria uma pessoa do zero: objetivos, preocupações, história de vida e gostos pessoais.
Uma loja de veículos pode ter várias personas. É possível criar a que costuma adquirir modelos sedãs, outra para quem prefere automóveis compactos e assim por diante, possibilitando entender mais sobre as motivações de compra de um novo carro.
A seguir um exemplo de persona: Vitor é casado, possui três filhos e costuma levá-los todos os dias para a escola, que fica bastante distante da sua casa. Após deixá-los na escola, parte para o seu trabalho como representante comercial de um laboratório farmacêutico. Durante o dia, visita diversos médicos e farmácias diferentes.
O que você focaria ao conversar com o Vitor e anunciar seu estoque? Provavelmente, carros espaçosos e econômicos. Afinal, esse personagem fictício dirige muitos quilômetros por dia e precisa reduzir o gasto com combustível. São esses discursos de venda que podem ser inseridos em layouts de mídias sociais, anúncios no Google e chamarizes no WhatsApp.
Por que criar uma persona para loja de carros?
Criar uma persona exige uma dedicação ao longo de algumas semanas, mas os resultados valem a pena. Confira a seguir as principais vantagens de montar essa personalidade para a sua revenda de usados e seminovos.
Entender público-alvo
Conhecer profundamente o seu cliente. Esse é um dos principais benefícios de criar uma persona para loja de carros. Você saberá quais as dores e preferências desses consumidores e conseguirá alinhar ainda mais o seu discurso de vendas.
Direcionar tipos de conteúdo
Hoje, com tanta variedade de mídias sociais e formatos de conteúdos, fica difícil estar presente em todos os lugares. Com ajuda de uma persona, você consegue entender melhor quais canais digitais vale a pena estar, e dedicar esforços e investimentos.
Saber como se comunicar com os clientes em potencial
Uma linguagem mais objetiva ou mais emotiva? Gírias podem ser usadas? A forma como você se comunica com os consumidores se torna muito mais fácil – e efetiva – com um guia de quem está recebendo as suas mensagens.
Primeiro passo para criar uma persona para loja de carros: analise os dados dos clientes
As lojas que possuem um CRM personalizado para lojas de carros, como o Revenda Mais, encontrarão essas informações com mais facilidade. Faça um levantamento dos clientes dos últimos seis meses e categorize alguns dados, como profissão, gênero, canal que descobriu a revenda, idade, veículo adquirido.
Essas informações ajudarão a basear a sua persona em uma pessoa real que já comprou de você alguma vez ou pelo menos entrou em contato e visitou a loja.
Faça uma descrição completa da persona
Faça um levantamento de todas as perguntas que você precisa responder. A seguir, algumas sugestões:
- Qual é o cargo dessa pessoa?
- Qual é o grau de instrução?
- Em qual segmento ela trabalha?
- Essa pessoa é casada?
- Tem filhos?
- Mora em qual bairro?
- O que define ser bem-sucedido para essa pessoa?
- Do que ela tem medo?
- O que ela gosta de fazer aos finais de semana?
- Quais valores ela mais preza em sua vida?
- Como é a rotina dessa pessoa?
- Quais mídias sociais ela mais usa?
- Quais assuntos gosta de ler?
- Quais formatos de publicação mais gosta?
- Por que ela procuraria a sua loja de carros?
A partir dessas respostas, consegue-se definir um ou mais perfis para desenhar esse personagem fictício.
Use outras ferramentas de apoio
Algumas plataformas gratuitas ajudam nesta tarefa. O Google Analytics, por exemplo, pode ser instalado em qualquer tipo de site e ajuda a entender qual é o perfil das pessoas que acessam suas páginas na internet, como idade e localização.
Outra ferramenta bastante interessante é o Hotjar, um software de mapa de calor que mostra como a navegação acontece dentro do seu site. Assim, você pode ver quais tipos de links, botões e chamadas chamam mais a atenção do usuário.
Peça à sua equipe para revisar a persona
Assim que você tiver criado a sua persona, peça opinião de pessoas que estão ao seu redor, principalmente do seu time de Vendas que atende diariamente dezenas de clientes em potencial.
Aquele perfil realmente vai à sua loja? Eles já negociaram com essas personalidades? Aproveite para fazer uma última conferência e adicionar sugestões, que são sempre bem-vindas.
Lembre-se também de revisar as personas de tempos em tempos. Assim como o mercado de novos e seminovos muda, as pessoas que adquirem esses veículos também se transformam constantemente: seus gostos, mídias sociais que mais usam, problemas, etc.
Conte com a ajuda de um gerador automático de personas
Existem vários sites gratuitos que geram personas automaticamente, facilitando o desenvolvimento entre quem ainda não possui um conhecimento avançado em Marketing.
Entre os sites mais populares, destacam-se:
O fantástico Gerador de Personas da RDStation e Rock Content
Ferramenta Faça Minha Persona da Hubspot
Plataforma Superpersona da Superstorm
Assim que você definir a sua persona, já pode incluir essa estratégia de Marketing Digital às demais ações que ensinamos aqui no blog do Revenda Mais.
Não deixe de conferir também o nosso Guia para o Sucesso de Lojas de Veículos. É gratuito! Basta se cadastrar em nosso site.