Veja algumas dicas para criar campanhas de Black Friday para loja de veículos, aproveitando assim a ação mais aguardada do ano.
A Black Friday está chegando e já passou da hora de começar a se preparar para faturar mais na ação mais esperada do ano pelos consumidores. Por isso, neste post vamos te ensinar a criar campanhas de Black Friday para loja de veículos e vender mais.
O consumidor brasileiro já foi conquistado pela Black Friday e aguarda o ano todo para fazer compras com os descontos que a ação oferece. Vale lembrar que a promoção costuma ser realizada na última sexta-feira do mês de novembro.
Em 2021, a promoção gerou 5,6 milhões de vendas e um faturamento de R$ 4 bilhões – 5% a mais do que no mesmo período de 2020. O ticket médio também aumentou 16%, totalizando R$ 753 gastos em cada compra (em média).
Por isso, mais do que nunca, é hora de se preparar e aproveitar a onda acelerada de compras durante a Black Friday para aumentar o faturamento da sua loja de veículos. Confira nossas dicas!
Todo mundo espera o ano todo pela Black Friday, mas isso de nada adianta se o consumidor não souber que sua loja vai participar da ação.
Por isso, é preciso investir em comunicação para atrair os clientes até a sua loja no dia do evento.
Em seu site, invista em comunicação com contagens regressivas para a liberação das ofertas. Também coloque os preços dos veículos em promoção ocultos durante todo o mês, revelando o desconto somente horas antes da ação.
Na sua loja física, faixas e cartazes chamativos também são uma ótima alternativa para deixar os clientes curiosos com as promoções. Sempre que possível, coloque também o endereço do seu site para que eles possam conferir em casa as promoções.
As mídias sociais também são excelentes plataformas para instigar os clientes em potencial. Com aproximadamente um mês de antecedência, faça stories contando sobre quais são os descontos esperados para a data, se haverá algum evento adicional na Black Friday (como um café da manhã) e relembre a promoção do último ano.
Outra dica é utilizar o WhatsApp para essa finalidade. Crie uma lista de transmissão com os clientes interessados e que autorizaram essa comunicação, e envie conteúdos adaptados das mídias sociais para reforçar e gerar curiosidade acerca da promoção mais importante do ano.
Mas lembre-se: é preciso fazer tudo isso com planejamento. Defina com antecedência os veículos que receberão descontos e como será executada a ação.
E nada de oferecer descontos falsos ou maquiados, pois hoje existem diversos órgãos de olho nessas práticas e você pode ser prejudicado.
A internet é uma das principais responsáveis pelas vendas na Black Friday brasileira. Por isso, prepare-se com antecedência e separe um valor a ser investido para anúncios no Google, YouTube e nas mídias sociais, possibilitando que a sua mensagem vá ainda mais longe.
Experimente criar um cronograma de divulgação, por exemplo, na primeira semana de novembro você impulsionará uma publicação no Instagram.
Na segunda semana, fará uma campanha de Google Display em canais do YouTube sobre automobilismo.
Na terceira semana, os anúncios serão tanto no Google quanto nas mídias sociais paralelamente.
Baixe nosso Calendário para Redes Sociais
Em seu site, crie uma página para cadastro dos clientes que querem receber promoções. Comunicações como “Cadastre-se e receba as ofertas primeiro” ajudam nessa tarefa. Os e-mails capturados nessa página serão utilizados para suas campanhas de e-mail marketing.
Envie regularmente e-mails com spoilers de suas ofertas, tanto para sua base atual de clientes como também para os clientes que se cadastraram na página da Black Friday. Isso vai garantir que todos os interessados saibam das suas promoções, aumentando as chances de venda.
É importante seguir algumas orientações ao desenvolver esses conteúdos para deixá-los mais atrativos e aumentar a taxa de abertura dos e-mails:
Os descontos são os carros-chefe da Black Friday. Oferecer benefícios como os descontos progressivos e até mesmo promoções mais agressivas para pagamentos à vista são ideais nesta época, pois o cliente está preparado.
Porém, não é só com promoções que dá para participar da ação. Para carros em que não é possível dar um desconto significativo, ofereça benefícios como documentação, emplacamento e o primeiro IPVA grátis. Você pode, inclusive, realizar essas ações junto a despachantes da região que também querem participar da Black Friday sem investir muito.
Ofereça também condições especiais nas taxas de financiamento, pois inclusive os bancos e financeiras costumam oferecer alguns descontos durante a ação e essa pode ser uma boa oportunidade para sua loja pegar carona com eles.
Caso a sua revenda de carros tenha parceria com mecânicos ou empresas de higienização, você pode ir além e disponibilizar descontos nas próximas revisões ou um mês de lavagem grátis. Ou até mesmo sortear esses serviços entre os primeiros clientes que fecharem negócio na Black Friday.
O passo mais importante para uma campanha de Black Friday, porém, é preparar seu estoque. Isso não quer dizer apenas ter mais carros no pátio, pelo contrário: é preciso organizar esse estoque da melhor maneira para vender mais.
Priorize os descontos para aqueles veículos que estão em estoque há muito tempo, deixando os que têm mais saída com descontos menos agressivos, já que sua rotatividade é maior. Isso vai ajudar no rendimento da loja, afinal, quanto mais tempo o carro fica parado, menos lucro ele dá.
Plataformas de gestão exclusivas para lojas de veículos, como o Revenda Mais, ajudam significativamente nessa etapa, pois mostram em poucos cliques quanto cada veículo está custando para a sua loja e a margem de lucro que você terá.
Para isso, o Revenda Mais leva em consideração as melhorias feitas e o tempo que o carro está parado no estoque.
Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…
Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…
No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…
O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…
O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…
Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…
View Comments