Ser produtivo no ambiente de trabalho é algo que requer muito mais do que conhecimento técnico e anos de experiência. É preciso colocar em prática algumas ações para que o escritório e as tarefas do dia a dia sejam organizados e práticos.
Se você está buscando algumas dicas para organizar a sua vida profissional, confira agora quatro passos fundamentais para colocar as coisas em ordem e ampliar a sua produtividade durante o expediente!
Organize o espaço
A ordenação do espaço físico de trabalho é um ponto importantíssimo para a melhora do seu rendimento. Crie um critério de separação e organização de papéis, canetas, livros e o que mais ficar sobre sua mesa. Manter cada coisa em seu devido lugar elimina o tempo perdido com a procura das coisas e agiliza sua rotina.
Se você trabalha em frente ao computador, estenda essa organização para a sua área de trabalho e pastas de arquivos. Classifique os documentos, jogue fora arquivos antigos ou que já não são mais utilizados e mantenha a tela inicial sempre limpa, sem muitos ícones e arquivos soltos.
Controle o tempo
A desorganização pode muito bem extrapolar os limites da sua mesa e invadir suas tarefas e agenda. Para não deixar a rotina virar uma enorme bagunça, com compromissos cruzados e tarefas inacabadas, é importante delimitar o tempo para a execução de cada coisa.
Isso faz com que você consiga delinear quais atividades irão preencher suas horas de trabalho, permitindo a montagem de um cronograma organizado e factível.
Monitore a caixa de e-mails
Alguns profissionais recebem enxurradas diárias de e-mails marketing, releases, propagandas, spam. No meio desse monte de lixo eletrônico estão os e-mails úteis e relacionados ao trabalho. Para não deixar nenhuma mensagem sem resposta ou para evitar que alguma mensagem muito importante caia no esquecimento, é fundamental que haja uma organização da sua caixa de entrada.
Crie subpastas e limpe suas mensagens com frequência. Mesmo que seja uma tarefa extremamente chata, eliminar os e-mails indesejados e classificar as mensagens importantes de acordo com seu tema ou função faz com que você tenha total controle sobre as informações que chegam até você.
Digitalize-se
Sempre que possível opte por utilizar soluções digitais para a sua rotina. Abandone as pilhas de papel, as planilhas, as pastas empoeiradas e as enormes gavetas de arquivo. Quase todas as funções e ferramentas de escritório ganharam sua versão digital, sendo que algumas são integradas com aplicativos para o seu telefone celular.
A utilização de recursos tecnológicos ajuda a reduzir o uso de papel e amplia a agilidade dos serviços. A empresa pode contar com soluções de gestão integrada capazes de reunir informações, processos, notas fiscais e dados importantíssimos em um software intuitivo e ágil.
Lançar mão desses sistemas realiza uma verdadeira revolução na maneira de trabalhar dos funcionários e permite que as informações que antes ficavam isoladas em seus setores sejam integradas e organizadas, gerando uma leitura mais ampla das metas, processos, vendas e resultados.
Pronto! Essas são algumas dicas para que você tenha organização no trabalho. Conhece mais alguma dica? Então compartilhe-a nos comentários! Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus colegas e amigos que estão procurando meios de melhorar sua eficiência e organização!
[hr]Conheça ferramentas que auxiliam sua loja no dia a dia
[columns] [span6] [cta id=”1921″ align=”none” vid=”1″ ] [/span6][span6] [cta id=”1543″ align=”none” vid=”1″ ] [/span6][/columns] [hr]
[…] outros. Fica mais fácil e mais natural falar bem quando você se envolve de corpo e alma com seu trabalho e aprende a gostar do que […]
[…] o objetivo é vender mais e melhor, a primeira coisa a se fazer é planejar e criar estratégias de […]