Vender um carro em consignação é uma modalidade bastante utilizada pelas lojas de veículos ultimamente. Entenda todas as vantagens e desvantagens para você, empreendedor, e para seus clientes.
A consignação de um veículo é bem fácil de entender: é uma modalidade de negociação em que o proprietário entrega seu automóvel para uma loja, que será responsável por vender o produto. Nesse tipo de transação, o proprietário permanece como dono do veículo até que seja efetuada a venda.
Na maioria das vezes o carro fica disponível fisicamente na loja para que os compradores possam fazer test-drive e conferir todos os detalhes. Porém, existe também a possibilidade do veículo continuar com o proprietário, sendo divulgado somente nas plataformas virtuais, e ser acionado somente quando há um cliente interessado.
Em uma consignação, o valor final da venda é dividido entre o proprietário e a revendedora, sendo que a loja recebe uma comissão pela intermediação. Os termos e condições dessa divisão são definidos no contrato de consignação – que veremos mais à frente.
Disponibilizar um veículo em consignação é vantajoso para as duas partes envolvidas. Para quem deseja vender seu próprio carro sem urgência e não quer se preocupar imediatamente com documentações e contratos. E para as revendas de automóveis, que não precisam desembolsar um alto valor para garantir um bom modelo em seu estoque.
Para o dono do veículo, é muito mais vantajoso do que revender por conta própria. Isso porque a revendedora assume a responsabilidade de divulgar e comercializar o veículo, utilizando seu site, anúncios em portais especializados, divulgação nas mídias sociais e, é claro, a rede de contatos para atrair potenciais compradores.
O proprietário não precisará se preocupar em lidar diretamente com os interessados, realizar anúncios, marcar encontros ou negociar o preço do veículo.
É também responsabilidade da loja todo o cuidado com documentação, anúncios, negociação e transferência da propriedade do automóvel. Dessa forma, o cliente tem a segurança de que seu bem tão precioso está sendo vendido para uma pessoa real, reduzindo os riscos de golpes.
A consignação de veículos para lojas de carros permite ter um estoque bastante diversificado sem precisar investir altas quantias de dinheiro. Isso porque ao assinar um contrato de consignação você, empresário, não precisa pagar nada antecipadamente ao proprietário do veículo.
Se o veículo para consignação não for vendido em alguns meses, você não terá prejuízo. Basta devolver ao proprietário original e buscar outros modelos que tenham melhor saída.
Já pensou no custo de adquirir 30 veículos de modelos e anos diferentes no mesmo mês? Com a consignação é possível, e o melhor: com custo praticamente zero. Será necessário arcar, por exemplo, com pequenos investimentos, como uma higienização completa ou polimento da pintura para garantir fotos melhores e uma boa apresentação.
Outro grande ponto positivo é que o fato de ter um estoque diversificado atrai mais clientes. Quanto mais veículos em bom estado, mais tipos de consumidores você poderá se relacionar.
Assim como qualquer negociação entre empresas e consumidores, é fundamental que a sua loja de carros tenha um contrato de consignação bem definido para garantir segurança legal a todas as partes: quem vende, sua revenda e quem comprará.
Essa segurança jurídica é garantida por meio de um contrato de consignação. Neste documento, existem duas definições principais:
É importante que o consignante esteja ciente dos termos e condições do contrato de consignação, incluindo a comissão que será paga à revendedora e prazo de vigência do contrato.
Você pode acessar o Modelo de Contrato de Consignação de Veículos feito exclusivamente pela equipe do Revenda Mais. Clique aqui e acesse sempre que precisar.
Somente desenvolver um bom contrato não basta, você e sua equipe precisam ter a certeza de estarem comercializando um veículo sem problemas na documentação e sem grandes problemas mecânicos.
Por isso, siga os mesmos passos que sua loja tem definido quando vai comprar, de fato, um veículo para revenda: confira documentação, histórico dos compradores, confira se o chassi bate com os documentos, verifique se há histórico de sinistro ou é oriundo de leilão. Além, é claro, de fazer uma vistoria mecânica bem rigorosa.
Reforçamos que essa etapa é responsabilidade da revenda do veículo. O proprietário deve somente disponibilizar as documentações necessárias para esta checagem, além de liberar o automóvel para a vistoria.
As vantagens da consignação de um veículo são imensas, tanto para você empreendedor quanto para seus clientes em potencial. Mas, nem sempre é fácil fazer a gestão de um estoque tão grande no dia a dia.
É por isso que um sistema de gestão é tão importante atualmente. Além de garantir a segurança jurídica que você precisa, também acelera a rotina da sua equipe e permite que seus vendedores se dediquem ao que realmente importa no final do dia: vender muito mais.
O Revenda Mais, exclusivo para o segmento automotivo, possui diversas funcionalidades que ajudam nestes objetivos: desde um módulo para vistoria de veículos que entram e saem do seu estoque até o armazenamento digital dos contratos de consignação. Você também pode usufruir do módulo Avaliação Pro, que simplifica toda a etapa de avaliação de um veículo.
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No Estado de SC não é possível fazer contrato de consignação entre uma PF e uma PJ. Somente de PJ para PJ. Solução de Consulta 119/2018 aqui no Estado..
Maria, obrigado pela contribuição.