A satisfação dos clientes em uma revenda de carros envolve todo o processo de compra: infraestrutura, atendimento, qualificação dos vendedores, estoque de veículos disponíveis e pós-venda.
O desequilíbrio em qualquer uma destas etapas pode afetar negativamente a experiência que o consumidor teve em relação à sua empresa e até mesmo prejudicar as chances de fechar um novo negócio futuramente.
Cabe ao gestor a responsabilidade de avaliar e acompanhar todos esses aspectos para garantir uma vantagem sobre os concorrentes. Confira a seguir como você pode agir para que o processo final de compra seja benéfico ao cliente.
Para entender o consumidor, o principal exercício é se colocar no lugar dele e entender tudo aquilo que o agrada. Engana-se quem pensa que apenas um bom carro garante a venda. O mercado atual está muito mais voltado para proporcionar experiências aos clientes do que oferecer apenas bons produtos.
Preocupe-se em manter o ambiente de sua loja sempre apresentável, limpo e bem iluminado. Tal aspecto transmite aos clientes que você e sua equipe tratam os veículos com esmero e que isso é refletido na qualidade dos carros que estão disponíveis.
Tenha uma equipe de vendedores capacitada não apenas para conversar sobre os veículos, mas também que sejam excelentes em interação social. Eles são o rosto da sua revenda, portanto, é importante transmitir a eles os valores que você julga ideais para a empresa e conquistar a satisfação dos clientes em uma revenda de carros
O papel do gestor também é importante, pois manter uma equipe motivada e feliz está diretamente relacionado à satisfação deles no trabalho e, consequentemente, reflete no atendimento ao cliente.
Trabalhar com público pode ser algo muito desafiador, já que pessoas possuem diferentes perfis. Por isso, é necessário ter uma equipe versátil de vendedores, que saiba ter jogo de cintura para lidar com diferentes situações, principalmente com aquele cliente indeciso e que irá demorar semanas até fechar negócio.
Seus colaboradores precisam entender que todo cliente é diferente e cabe aos vendedores identificar os perfis e adequar o atendimento conforme a potencialidade de cada potencial comprador. Como fazer isso? Com um discurso de vendas assertivo e que englobe perguntas fundamentais a respeito das motivações de compra do cliente, seu estilo de vida, entre outros fatores.
Confiança é uma das principais palavras utilizadas por donos de revendas para concretizar negócios e garantir a satisfação dos clientes em uma revenda de carros. É importante que os clientes conheçam o dono do estabelecimento e, se possível, que ele esteja presente. Acompanhe os seus vendedores por algumas horas de suas rotinas profissionais e tente encaixar estes momentos entre as suas responsabilidades administrativas.
O trabalho de sua revenda não termina quando o cliente sai dela com o veículo. Neste aspecto, você pode abordar algumas estratégias, como oferecer contato com o comprador caso ele tenha algum dúvida sobre o veículo ou se depare com problemas.
Se a sua revenda oferece manutenção veicular, como troca de óleo ou balanceamento, você também pode incluir esses serviços na venda como uma espécie de “mimo”. Isso fará com que seu cliente lembre do estabelecimento com carinho e considere a revenda para um futuro negócio.
Lembre-se sempre que todo cliente é um potencial divulgador de sua marca. Durante o processo de negociação, lembre-se de exaltar as qualidades de sua revenda para que, além do bom tratamento, seu cliente saiba tudo aquilo que o estabelecimento pode oferecer.
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