Escolher um bom nome para sua loja de veículos é tão importante quanto definir a localização ou a fachada do estabelecimento. Ao contrário de um imóvel, que pode sofrer mudanças ao longo das décadas, o nome sempre permanecerá o mesmo e estará presente em toda a sua trajetória profissional.
A palavra escolhida deve ser fácil de memorizar e pronunciar, inclusive quando os proprietários escolhem termos estrangeiros, como Car ou Motors.
Neste artigo, você confere 7 dicas para definir um nome assertivo e entende também como fazer o registro para que ninguém copie a sua escolha.
Escolha uma palavra que facilite para o cérebro armazenar e processar esta informação. Já reparou que as multinacionais mais famosas atualmente possuem nomes curtos? Uber e Apple são alguns destes exemplos. Defina um termo pequeno e fluido.
O nome da empresa deve sugerir o serviço ou produto que ela comercializa. Uma empresa de finanças, por exemplo, pode usar termos relacionados a números e livros. Já uma loja de carro tem um grande universo de palavras, como carro, motor, roda e também as palavras estrangeiras, como Car (carro), Quality (qualidade) e Motors (motores).
Apesar de não integrarem o dicionário português, esses termos já fazem parte da rotina dos brasileiros e são fáceis de entender do que se trata.
Entender a concorrência é fundamental inclusive para saber se o nome desejado já existe ou uma loja está usando uma combinação bastante parecida com o que você deseja.
Identifique também quais cores eles estão usando e como se comunicam. O processo de benchmarking também é fundamental. Trata-se de uma análise estratégica das melhores práticas aplicadas por empresas no mesmo setor que o seu, mas que não precisam ser – necessariamente – concorrentes.
Inspire-se nas marcas e lançamentos de montadoras conhecidas, por exemplo.
Escolheu um nome? Fale em voz alta para pessoas próximas e soletre, simulando uma ligação telefônica, por exemplo, para verificar se o nome escolhido é facilmente entendido.
Segundo reportagem da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios é importante também “perceber como seu cliente vai pronunciar o nome, e principalmente, o que ele entende que aquela empresa faz só pelo nome. Se ele responder algo similar ao que sua empresa realmente faz, pode apostar que você está no caminho certo”.
Essa é uma palavra bastante usada em agências de publicidade. Em tradução literal, significa “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias“.
Reúna pessoas que entendem do seu segmento, incluindo sócios e amigos, e joguem na conversa as ideias que tiverem durante esse encontro. Lembre-se de anotar para não esquecer de nenhuma. Ao final, você escolherá a que mais lhe agradou. Se nada ficar definido 100% na reunião, tudo bem! Você já terá um direcionamento para a escolha final.
Antes de tudo, é preciso definir qual será o seu público-alvo e quais as características dessas pessoas. Junte estas e outras informações em uma lista para você se inspirar. Essa listagem pode também ser compartilhada com os participantes do brainstorming sugerido no item anterior.
Se depois de todas essas dicas sobre como escolher um bom nome para sua loja de veículos você chegou ao veredito final, temos mais uma recomendação: confira se o domínio está disponível para a compra.
Afinal, ter um site institucional é uma das formas mais eficientes para você aumentar a visibilidade do seu negócio e gerar vendas online.
Para essa etapa, acesse o site do Registro.Br e digite o nome da sua empresa. Lembrando que a URL (domínio) não pode ter acentuação. Se o domínio estiver disponível, sugerimos que já concretize a compra para evitar problemas futuros.
A trajetória para criar um bom nome para sua loja de veículos ainda não encerrou. Agora, é o momento se de preocupar com o registro oficial da marca. Ter apenas a propriedade do domínio não impede que outras lojas de carros acabem utilizando o termo escolhido.
Conforme informações do Sebrae, registrar uma marca “é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores, da concorrência e de ganhar espaço no mercado”.
Esse procedimento é feito diretamente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Lá, você preencherá diversos formulários e fará o pedido, que será examinado de acordo com a Lei de Propriedade Industrial e demais resoluções administrativas do órgão.
Mas, prepare o seu bolso: o registro de uma marca tem um custo significativo. O pedido inicial custa entre R$ 355 e R$ 415. Vale reforçar que o INPI oferece desconto a microempresas, MEIs, pessoas físicas e cooperativas. Para conferir a tabela de preços completa, clique aqui.
A conclusão do processo de registro de marca dura, em média, dois anos. Ao longo deste período, o INPI pode solicitar mais informações e documentos para você comprovar que é detentor da marca. Se o pedido for recusado, é possível apresentar recursos em um prazo de 60 dias. E se o registro for aceito, você tem 60 dias para pagar as taxas de proteção dos primeiros dez anos da marca. Se não pagar, o processo é arquivado.
Uma sugestão nesse processo é recorrer à uma empresa especializada em registro de marca, que ajudará a sua revenda de veículos no preenchimento das informações corretamente, além de evitar que outras marcas tentem roubar o seu nome nesses dois anos de certificação.
Quem está abrindo uma empresa precisa encarar outras etapas burocráticas, entre elas, o registro da revenda de veículos na Junta Comercial do seu estado.
O nome oficial deste procedimento é “Consulta de Viabilidade de Nome“. Trata-se de uma pesquisa antecipada nos registros da Junta Comercial sobre a existência de empresas constituídas com nomes empresariais idênticos ou semelhantes ao nome empresarial da empresa que se pretende abrir.
Segundo o site oficial da Jucepar, o mesmo procedimento deve ser feito: quando se pretender alterar o nome de uma empresa já constituída, transferência de cartório para Jucepar, transferência de sede de outro Estado para o Paraná e abertura da 1ª filial no Paraná de empresa com sede em outro Estado.
Ao preencher o formulário eletrônico, devem ser informadas três opções de nomes empresariais. A análise dos nomes é feita a partir da primeira opção de nome informada. Caso a resposta da análise da primeira opção de nome seja inédita, não é feita a análise dos nomes subsequentes. Nesse caso a reserva é feita por 30 dias.
Atenção: é preciso reforçar que o registro no INPI e na Junta Comercial não são o mesmo processo. Na Junta Comercial do Paraná, por exemplo, você registra a razão social e que não garante exclusividade da marca, chamada também de nome fantasia, caso as palavras sejam diferentes entre elas. Por isso, a sugestão é sempre fazer os dois procedimentos.
Continue acompanhando o blog Revenda Mais para outras informações a respeito de abertura e regulamentação de revendas de veículos.
Você também pode conferir este post que criamos com documentos para abrir uma revenda de carros e processos legais para começar no ramo de venda de carros.
Até o próximo artigo!
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