Como corrigir uma NF-e que já foi emitida?

Como-corrigir-uma-NF-e

Pense na seguinte situação: sua equipe emitiu uma Nota Fiscal Eletrônica para um cliente, e, somente após a emissão e até mesmo depois do envio da nota ao cliente, foi percebido um erro na NF-e. E agora, o que fazer? Fique calmo! Existe um recurso disponibilizado pela prefeitura emitente da Nota Fiscal Eletrônica que permite que você faça alterações em sua NF-e sem danificar o conteúdo ou a autenticidade da nota: a Carta de Correção Eletrônica.

A CC-e é utilizada unicamente para corrigir informações incorretas inseridas na nota fiscal eletrônica e que precisam ser corrigidas posteriormente. No entanto, não são todos os campos de uma NF-e que são passíveis de correção. Em alguns casos, o único modo é optar pelo cancelamento da NF-e e emissão de uma nova nota. Confira mais sobre o assunto no post de hoje:

O que não pode ser corrigido em uma NF-e?

Não é permitido fazer nenhum tipo de alteração sobre a entidade do Tomador ou Prestador. Por exemplo: não é possível alterar o CNPJ do Tomador (Cliente), assim como não se pode alterar o CNPJ do Prestador (sua empresa), pois isso caracterizaria uma troca das pessoas legais envolvidas.

Veja outros itens que não são passíveis de alteração:

  • Valores: não é permitido alterar o valor da operação, pois ele será utilizado como base de cálculo para a cobrança de impostos;
  • Quantidades: as quantidades não podem ser alteradas, pois modificariam automaticamente o valor;
  • Impostos: as informações sobre impostos não podem ser corrigidas e, quando erradas, acarretam o cancelamento da NF-e;
  • Data de emissão e horário: a data da NF-e não pode ser alterada, pois é inserida automaticamente pelo sistema da Prefeitura em que sua empresa emite notas fiscais.
  • Cidade: o campo onde se insere a cidade não pode ser alterado, pois também é utilizado para aplicar ou não impostos como o ISS.
Leia também  Como funciona a perícia de veículos e porque ela é importante para a sua loja

O que pode ser alterado em uma NF-e já emitida?

Para garantir a veracidade da nota fiscal eletrônica, somente alguns dados podem ser alterados. Veja a seguir o que você pode corrigir em uma NF-e:

  • Razão Social: apesar de a Razão Social ser o nome do cliente, ela pode ser corrigida, pois não compromete a entidade legal dele, visto que o cadastro está ligado ao CNPJ e não à razão social;
  • Endereço: as informações de rua, avenida, alameda, bairro etc., podem ser corrigidos sem nenhum problema;
  • Estado: se você errar o Estado em que seu cliente está localizado, você pode corrigi-lo sem maiores problemas. Lembrando que a cidade do cliente não pode ser corrigida;
  • Discriminação do Serviço/Produto: a discriminação do produto e/ou serviço também pode ser corrigida. É neste campo que você descreve, em poucas palavras, o que será entregue e/ou os serviços prestados a seus clientes;
  • Número da Fatura: o número de fatura é o número que você utiliza para seu controle, composto de números e letras;
  • Valor fatura: o valor da fatura é o valor líquido, ou seja, é o valor final após os descontos de todos os impostos. Como ele não é utilizado como base de cálculo e é inserido manualmente, pode ser corrigido sem nenhum problema;
  • Forma de Pagamento da Fatura: a forma de pagamento também pode ser corrigida sempre que se fizer necessário.

Ainda tem dúvidas sobre como corrigir uma NF-e que já foi emitida? Então deixe aqui nos comentários! Quer saber mais sobre os benefícios de se emitir uma NF-e? Preparamos um outro post onde destacamos as 4 principais vantagens, clique aqui e confira!

Atenção! O emissor gratuito de NF-e da SEFAZ será descontinuado em Janeiro de 2017. Leia aqui nosso post com mais informações.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
José Lima
José Lima
4 anos atrás

2 imóveis alugados via imobiliária pertencem aos filhos de um casal casado em comunhão total de bens) que tem usofruto dos 2 imóveis. O homem deste casal declarava o rendimento dos aluguéis dos 2 imóveis mas falece (em jan de 2019)e a imobiliária continua emitindo nota fiscal com os aluguéis recebidos em seu nome. Mas é a esposa que recebe. Para efeito de IR, o contador colocou o recebimento dos aluguéis no nome da esposa pois sua renda é mínima e subsiste mesmo dos aluguéis. Mas agora foi percebido que as NFs foram emitidas em nome do falecido. Pode-se retificar essas NFs do ano de 2019? Colocar nome e CPF da esposa do casal que está efetivamente recebendo os aluguéis?

Rolar para cima
e-Book Grátis

GUIA PARA O SUCESSO DE LOJA DE VEÍCULOS

Do planejamento financeiro à negociação. Aprofunde seus conhecimentos e saiba o que é necessário para garantir o crescimento nas suas vendas de veículos.

Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
Agende uma demonstração

Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.

Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
Agende uma demonstração

Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.