Aumentar as vendas de motos usadas na sua revenda de veículos é uma meta que exige reavaliar todos os seus processos, desde o público-alvo que você está impactando até a apresentação dos modelos em seus anúncios.
No artigo a seguir, abordamos os aspectos principais dessas estratégias.
O mercado de motos é bastante competitivo e, por isso, aumentar as vendas de motos pode ser um grande desafio para as lojas de carros. Aproveite essa reflexão para reavaliar: reavalie seu público-alvo, suas estratégias de Marketing e sua margem de lucro.
Para quem você vende? Analise quais foram seus últimos clientes e quais características eles tinham em comum. São entregadores de aplicativo? Usam para se divertir aos finais de semana? Preferem moto para se deslocarem entre trabalho e casa com mais facilidade? Tem um ticket alto ou baixo?
Responder essas e outras perguntas ajuda para que você veja se está impactando as pessoas certas com seus anúncios, redes sociais e até mesmo com a apresentação da sua loja.
Reavaliar o público-alvo de tempos em tempos é fundamental para manter a competitividade e o sucesso de qualquer negócio, principalmente no mercado automotivo. Isso porque o comportamento e as necessidades dos clientes mudam constantemente, e é preciso estar sempre atualizado para atender às suas expectativas.
Qual canal tem trazido leads mais qualificados? A cada ano, é comum vermos “gurus do Marketing” decretando o fim de alguma estratégia digital. “O Facebook acabou”, “o Instagram perdeu espaço”, “ter um site não serve para mais nada”. Porém, somente você sabe informar qual canal está realmente gerando lucros.
Procure mapear corretamente, junto ao seu time de vendas, a origem correta de cada cliente que entra em sua loja. Identifique de qual plataforma aquelas pessoas que compraram rapidamente vieram e quanto você investiu para ter a venda.
O seu preço está adequado? Em alguns momentos do ano a moto revendida pode estar muito cara ou muito barata. Por isso, sempre verifique a margem de lucro da sua loja, afinal, ela pode ser afetada por diversos fatores, como a variação dos preços dos fornecedores, as despesas operacionais, a concorrência e a demanda do mercado.
Utilize como apoio a Tabela FIPE e portais especializados de veículos para acompanhar a concorrência.
Praticamente todos os consumidores gostam da palavra desconto. Afinal, nada melhor do que pagar mais barato em um produto de qualidade, não é mesmo? Aproveite as principais datas comemorativas do ano e planeje seu calendário de promoções.
Mas, para que nada saia do seu controle, elenque as seguintes informações antes de divulgar qualquer promoção ao seu público:
Não esqueça também de alinhar todas as questões, inclusive regras da promoção, com seu time de vendas. É fundamental que eles tenham conhecimento completo para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.
Das redes sociais a um site próprio para lojas de veículos. Tudo que envolve o Marketing Digital pode ser benéfico para os seus negócios, cabe a você testar e avaliar os resultados.
Um vídeo no TikTok, por exemplo, pode ser muito mais impactante para o seu público-alvo do que uma panfletagem na principal avenida da sua cidade.
De forma geral, alguns cuidados são válidos:
Você pode investir milhares de reais em anúncios, mas sem um bom vendedor, o resultado não será efetivo.
Treinar os vendedores de revendas de motos é uma estratégia essencial para garantir o sucesso no competitivo mercado. Isso porque eles são a primeira linha de contato com os clientes e têm um papel fundamental na criação de uma experiência de compra positiva. Profissionais qualificados são capazes de entender as necessidades e expectativas dos clientes, oferecer soluções personalizadas, apresentar produtos com propriedade, contornar objeções e fechar vendas com eficiência.
Mas, além do treinamento, outras práticas são bem-vindas para incentivar e seguir qualificando os profissionais:
Feedbacks constantes: ofereça feedbacks constantes sobre o desempenho dos vendedores, destacando pontos fortes e oportunidades de melhoria. Essa prática ajuda a motivar e engajar os vendedores, além de permitir que eles compreendam como podem melhorar seu desempenho.
Incentivar o aprendizado contínuo: estimule a busca por conhecimento por meio de leituras, participação em eventos e seminários, além de outras atividades que possam ampliar os horizontes e conhecimentos dos vendedores.
Contratar um sistema de gestão é um investimento fundamental para quem quer agilizar rotinas simples, como emitir NF-e ou calcular a comissão dos vendedores mensalmente sem precisar de planilhas que se perdem facilmente.
Mas, a tecnologia vai além dessas tarefas rotineiras: ela permite que os gestores tenham controle sobre as diversas áreas do negócio, desde o controle de estoque e vendas até a gestão financeira e de recursos humanos. Com um sistema integrado, é possível acompanhar em tempo real o desempenho da empresa e tomar decisões mais assertivas a partir dos dados coletados.
O resultado desse investimento é simples e objetivo: você e seus vendedores terão mais tempo para focar no que realmente importa, que é o crescimento e sucesso do negócio, tornando-se muito mais competitivos.
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