Administrar uma loja de carros é saber lidar com pequenos problemas, desde uma avaliação negativa no Google Maps, até situações graves, como um motor de veículo vendido com defeito. Mas, a função não para por aí: é necessário também melhorar processos internos e focar no desenvolvimento dos profissionais para que todos caminhem juntos em rumo ao sucesso de vendas.
No artigo a seguir, você entenderá como fazer uma gestão de qualidade por meio da análise de concorrência, treinamento dos vendedores, apoio da tecnologia e muito mais. Boa leitura!
O estilo de gestão varia de um proprietário para outro, mas existem etapas que não podem ser puladas, entre elas, a análise SWOT – sigla que é uma abreviação das palavras em inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Já falamos sobre o assunto aqui no blog do Revenda Mais, mas resumidamente essa análise ajuda a avaliar a situação de uma empresa e entender os pontos fortes e fracos. Assim, é possível planejar ações que permitam aproveitar oportunidades e minimizar ameaças.
E não esqueça de retomar a análise de tempos em tempos para conferir se as ameaças ou oportunidades ainda permanecem iguais.
É muito comum que proprietários de micro e pequenas empresas acabem misturando o que é dinheiro pessoal e dinheiro da empresa. Usar o dinheiro da loja para pagar a fatura do cartão de crédito ou sacar dinheiro da poupança para pagar um gasto extra da empresa são situações comuns, mas muito perigosas para a saúde financeira de uma organização, seja qual for o segmento.
Antes de tudo, faça a separação entre Pessoa Jurídica e Pessoa Física. Crie uma conta bancária empresarial própria e comece a entender qual é o seu lucro real e seus gastos mensais.
Coloque na ponta do lápis:
Enfim, mapeie todos os gastos e recebimentos para saber se realmente a sua empresa terminou o final do mês no lucro.
Uma loja de alimentos precisa encontrar fornecedores confiáveis para que nenhum produto venha fora da validade ou com mau armazenamento. No segmento automotivo, essa realidade é parecida: seus veículos, mesmo usados, precisam ter procedência garantida.
Antes de adquirir qualquer carro para revenda, faça uma vistoria completa, e identifique ocorrência de sinistros e multas em atraso para que você tenha em estoque apenas modelos de alta qualidade e que não vão trazer problemas futuramente para a imagem da loja.
A contratação de profissionais qualificados é uma etapa fundamental para o sucesso da administração de uma loja.
Ter colaboradores capacitados e com as habilidades adequadas para cada função ajuda a garantir que as tarefas sejam realizadas corretamente, melhora a eficiência e aumenta a satisfação dos clientes. Além disso, esses profissionais podem contribuir com ideias e sugestões para aprimorar a gestão da revenda.
Mas, para que você não tenha uma troca constante de funcionários, é preciso também ficar de olho no engajamento da sua equipe, que vai desde uma remuneração justa e adequada ao mercado até feedbacks constantes.
Confira algumas dicas que ajudam a motivar a equipe:
Definir metas é uma parte importante da administração de uma loja. Nenhuma empresa trabalha sem um objetivo a ser atingido todo mês.
Por isso, defina metas para a sua revenda de carros e metas individuais para cada vendedor. É preciso estabelecer objetivos claros e mensuráveis para a equipe, incluindo metas financeiras, de vendas, de atendimento ao cliente, de satisfação do cliente, entre outras.
Por exemplo: quantos veículos precisam ser vendidos? E em valor, quanto precisa entrar mensalmente para que você pague suas contas e tenha lucro real?
É importante também estabelecer um plano de ação e uma agenda para monitorar o progresso e ajustar as metas se necessário. Além disso, é fundamental envolver a equipe na definição das metas para aumentar a motivação e o comprometimento.
Mesmo que a sua revenda ainda esteja no começo, nunca é cedo demais para implantar um sistema de gestão. A tecnologia centraliza informações importantes, como estoque disponível, vendas realizadas, fluxo de caixa, cadastro de clientes, pagamento de funcionários (incluindo comissão), entre outros procedimentos padrão.
Com esses dados integrados, você consegue tomar decisões mais assertivas, monitorar resultados, identificar pontos de melhoria e automatizar tarefas repetitivas. Além disso, um sistema de gestão, como do Revenda Mais, garante a qualidade dos atendimentos e aumenta a satisfação dos clientes. O resultado? Impacto positivo nos resultados financeiros da loja de carros.
Confira no vídeo a seguir mais detalhes do Revenda Mais e todas as funcionalidades exclusivas para o setor automotivo.
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