Autenticação de Dois Fatores: o que é e qual a importância para a sua revenda de veículos?

A Autenticação de Dois Fatores é uma forma mais segura de garantir que somente você acesse sistemas e sites importantes na sua loja de carros.

Hoje, uma senha forte não é mais suficiente para proteger a sua vida virtual contra a ação de cibercriminosos. Os ataques cibernéticos têm se tornado cada vez mais sofisticados e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para garantir uma segurança digital mais robusta para os usuários finais.

Um levantamento da Kaspersky, empresa de origem russa líder em cibersegurança, registrou aumento de 330% nas tentativas de ataques cibernéticos no Brasil em 2020. Deste número, 370 milhões foram a sistemas corporativos.

Outro dado, desta vez da empresa Apura Cybersecurity, comprova a tendência observada pela Kaspersky. A organização identificou um aumento de 394% na ocorrência de ataques cibernéticos. Para isso, foram comparados os meses de janeiro a novembro de 2021 e o mesmo período de 2019.

Aumento dos ciberataques e a importância da Autenticação de Dois Fatores

Mas, por que mesmo com tanto cuidado as pessoas e as empresas ainda continuam sendo vítimas? Um dos principais motivos para este alto índice é a transformação digital acelerada do último ano devido à pandemia da Covid-19. Em poucas semanas, muitos negócios precisaram migrar do escritório para as residências, o que gerou uma maior vulnerabilidade no tratamento de arquivos importantes e transmissão de senhas de acesso.

Entre os motivos para os ataques cibernéticos, destacam-se:

  • Ampliação do regime home office;
  • Aumento na utilização de internet banking;
  • Softwares sem atualizações de segurança;
  • Falta de padronização no acesso de usuários a dados sigilosos das empresas.

Diante desse cenário, cabe às desenvolvedoras de tecnologias procurar maneiras eficientes para garantir que os cibercriminosos não consigam acessar sistemas de gestão, redes sociais e outras plataformas particulares que armazenam dados sigilosos de colaboradores, clientes e parceiros. Entre estas táticas está a Autenticação de Dois Fatores, uma novidade que está presente também no sistema Revenda Mais.

O que significa Autenticação de Dois Fatores?

A Autenticação de Dois Fatores é uma das técnicas mais utilizadas para reduzir os riscos de acessos indevidos em contas nas mídias sociais, sistemas de gestão e sites de grandes portais. À primeira vista, parece um termo complexo, mas seu funcionamento é bastante fácil de entender: trata-se de uma camada de segurança adicional para processos de login em contas.

Neste caso, não basta o usuário digitar a senha. Ele deverá optar por uma segunda forma de verificação, sendo mais comum o envio de um SMS para um celular confiável cadastrado nesta conta, envio de um código de segurança para um e-mail, código PIN, biometria ou reconhecimento facial.

A estratégia parte do pressuposto de que para o usuário ter acesso à plataforma desejada, ele precisa de um nível adicional de informações. E isso é comprovado quando a pessoa tem acesso a um código de SMS ou mensagem por e-mail.

Conforme explica um artigo da Kaspersky sobre o assunto, assinado pelo especialista Brian Donohue, a Autenticação de Dois fatores dificulta os ciberataques porque “faz com que um cibercriminoso não só tenha que descobrir sua senha, como também acessar o segundo fator, muito mais difícil de conseguir e, que implicaria roubar um telefone celular ou  assim comprometer uma conta de email”.

Outra grande vantagem deste novo método de validação é identificar quando alguém tentou acessar indevidamente suas contas virtuais. Isso porque, ao receber um SMS não solicitado, você imediatamente saberá que outro usuário fez um acesso indevido. Consequentemente, as chances de cair em golpes de phishing, fraudes ou roubo de identidades são reduzidas consideravelmente.

Passo a passo para uma Autenticação de Dois Fatores tradicional

Se você ficou em dúvida sobre quais as etapas de uma Autenticação de Dois Fatores, não se preocupe. Abaixo, elencamos todos os principais passos de um sistema tradicional.

  • Usuário acessa a área interna de um site ou sistema;
  • Usuário insere seu login e senha;
  • Após a confirmação da senha, o usuário passa pela segunda etapa de autenticação;
  • Nesta segunda etapa, ele pode optar* por receber um SMS ou um código por e-mail;
  • Pronto! O acesso foi feito em segurança.

Vale ressaltar que a Autenticação de Dois Fatores deve ser configurada na plataforma desejada com antecedência.

Atualmente, várias empresas já ativaram este tipo de verificação. A Apple é uma destas marcas e, inclusive, dá um exemplo bastante fácil de entender: “se você tiver um iPhone e estiver iniciando sessão usando sua conta pela primeira vez em um Mac que acabou de comprar, precisará inserir a senha e o código de verificação que é exibido automaticamente no iPhone”.

Em quais plataformas ativar a Autenticação de Dois Fatores?

Com a Autenticação de Dois Fatores, fica mais difícil que suas contas sejam invadidas caso haja um vazamento geral de dados em uma loja virtual, por exemplo. O hacker terá sua senha, mas não acesso ao segundo método.

Sabendo disso, evite que a sua segurança digital dependa apenas de senhas fortes, mas que podem ser descobertas por criminosos mais experientes. Comece hoje mesmo a cadastrar a dupla verificação em suas contas de e-mail, mídias sociais e serviços Google e Microsoft.

No sistema Revenda Mais essa proteção extra também está disponível para todos os usuários, incluindo os vendedores.

Autenticação de Dois Fatores no Revenda Mais

O sistema Revenda Mais já conta com mais esta camada de segurança disponível para os usuários do sistema.

Se você é cliente Revenda Mais, acesse este artigo e veja como ativar a Autenticação de Dois Fatores na sua conta.

Veja também este outro tópico sobre como vincular o seu usuário Telegram com o Revenda Mais para fazer a validação de token para a Autenticação de Dois fatores.

Basicamente esta integração traz 2 funcionalidades principais:

  1. aumentar a segurança no acesso ao Revenda Mais, usando o Telegram como segundo fator de autenticação (2FA). Ou seja, além do e-mail + senha, você precisará do TOKEN enviado para o seu Telegram.
  2. receber notificações e alertas do Revenda Mais diretamente no seu Telegram
Revenda Mais

Recent Posts

7 estratégias eficazes para otimizar a produtividade na revenda de veículos

Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…

7 meses ago

Como utilizar técnicas de Upselling e Cross-Selling para aumentar suas vendas de veículos

Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…

7 meses ago

Tendências emergentes na mobilidade: Como as mudanças no setor afetam as lojas de veículo

No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…

12 meses ago

Os maiores desafios na revenda de carros usados e como superá-los

O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…

1 ano ago

Como construir uma equipe de vendas de alta performance na revenda de seminovos

O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…

1 ano ago

Como fidelizar clientes em lojas de veículos seminovos: 5 dicas essenciais para aumentar as vendas

Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…

1 ano ago