
Autenticação de Dois Fatores
A Autenticação de Dois Fatores é uma forma mais segura de garantir que somente você acesse sistemas e sites importantes na sua loja de carros.
Hoje, uma senha forte não é mais suficiente para proteger a sua vida virtual contra a ação de cibercriminosos. Os ataques cibernéticos têm se tornado cada vez mais sofisticados e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para garantir uma segurança digital mais robusta para os usuários finais.
Segundo o Relatório da Fortinet 2024, o Brasil continua entre os países mais atacados da América Latina, com mais de 23 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos registradas só no primeiro semestre. O aumento constante confirma a importância de camadas adicionais de proteção, como a Autenticação de Dois Fatores.
Aumento dos ciberataques e a importância da Autenticação de Dois Fatores
Mas, por que mesmo com tanto cuidado as pessoas e as empresas ainda continuam sendo vítimas?
Um dos principais motivos para este alto índice é a transformação digital acelerada após a pandemia, o crescimento do trabalho remoto e o uso intenso de ferramentas online. Isso gerou maior vulnerabilidade no tratamento de arquivos importantes e transmissão de senhas de acesso.
Entre os motivos para os ataques cibernéticos, destacam-se:
- Ampliação do regime home office;
- Aumento na utilização de internet banking;
- Softwares sem atualizações de segurança;
- Falta de padronização no acesso de usuários a dados sigilosos das empresas.
Diante desse cenário, cabe às desenvolvedoras de tecnologias procurar maneiras eficientes para garantir que os cibercriminosos não consigam acessar sistemas de gestão, redes sociais e outras plataformas particulares que armazenam dados sigilosos de colaboradores, clientes e parceiros.
Entre estas táticas está a Autenticação de Dois Fatores (2FA), já presente também no sistema Revenda Mais.
O que significa Autenticação de Dois Fatores?
A Autenticação de Dois Fatores é uma das técnicas mais utilizadas para reduzir os riscos de acessos indevidos em contas nas mídias sociais, sistemas de gestão e sites de grandes portais.
Trata-se de uma camada de segurança adicional para processos de login em contas.
Neste caso, não basta o usuário digitar a senha. Ele deverá optar por uma segunda forma de verificação, sendo mais comuns:
- Envio de um código por SMS;
- Envio de código de segurança por e-mail;
- Código gerado por aplicativo autenticador (Google Authenticator, Microsoft Authenticator, Authy);
- Biometria ou reconhecimento facial;
- Token enviado para mensageria segura (como o Telegram).
A estratégia parte do pressuposto de que, para o usuário ter acesso à plataforma desejada, precisa comprovar um segundo nível de informação.
Outra grande vantagem é identificar quando alguém tentou acessar indevidamente suas contas virtuais. Isso porque, ao receber um SMS ou push não solicitado, você imediatamente sabe que houve uma tentativa de acesso. Consequentemente, as chances de cair em golpes de phishing, fraudes ou roubo de identidades são reduzidas consideravelmente.
Passo a passo para uma Autenticação de Dois Fatores tradicional
- Usuário acessa a área interna de um site ou sistema;
- Usuário insere seu login e senha;
- Após a confirmação da senha, o usuário passa pela segunda etapa de autenticação;
- Nesta segunda etapa, ele pode receber um SMS, e-mail ou gerar código via app autenticador;
- Pronto! O acesso foi feito em segurança.
Vale ressaltar que a Autenticação de Dois Fatores deve ser configurada previamente na plataforma desejada.
Hoje, além de Apple e Google, praticamente todas as grandes empresas já oferecem 2FA em seus serviços.
Em quais plataformas ativar a Autenticação de Dois Fatores?
Com a Autenticação de Dois Fatores, fica mais difícil que suas contas sejam invadidas caso haja um vazamento de dados.
Mesmo que o hacker tenha sua senha, não terá acesso ao segundo método.
Sabendo disso, evite depender apenas de senhas fortes. Cadastre a dupla verificação em suas contas de:
- E-mail (Gmail, Outlook, etc.);
- Mídias sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, YouTube);
- Serviços Google e Microsoft;
- Aplicativos bancários e de pagamento.
No sistema Revenda Mais, essa proteção extra também está disponível para todos os usuários, incluindo vendedores e gestores.
Autenticação de Dois Fatores no Revenda Mais
O sistema Revenda Mais já conta com essa camada de segurança adicional.
Ao ativar a 2FA no sistema, você pode:
- Aumentar a segurança no acesso, usando o Telegram como segundo fator (token enviado diretamente no aplicativo);
- Garantir que, além de e-mail e senha, seja necessário um código temporário para logar;
- Receber notificações e alertas do sistema diretamente no seu Telegram.
Veja neste artigo da nossa Central de Ajuda como ativar a Autenticação de Dois Fatores no Revenda Mais e proteger ainda mais a sua loja.