Sua loja de veículos cresceu e nesse momento é importante que você tome uma decisão para continuar com boas vendas. E agora? Abrir uma filial ou expandir o estoque?
Uma das duas alternativas deve combinar perfeitamente com o momento atual que sua empresa está vivendo.
Conheça as características das duas modalidades e escolha a que se encaixa melhor nas suas necessidades.
Abrir uma filial para sua revenda de veículos é uma ótima oportunidade para ingressar em um mercado diferente, atuando em uma nova região e atraindo uma nova base de clientes.
Mas, esse crescimento do próprio negócio a partir da expansão de mercado e abertura de filial deve ser planejado com calma e cuidadosamente.
Para abrir uma filial, sua loja de veículos deve avaliar as necessidades orçamentárias e seguir alguns processos burocráticos. As etapas são semelhantes à abertura de uma nova empresa. Os seguintes documentos devem ser encaminhados à Junta Comercial da sua cidade:
Abrir uma filial para sua revenda de veículos é um processo que requer um alto investimento, semelhante à abertura de um novo empreendimento, pois envolve o aluguel/compra do espaço, custos fixos e variáveis, seguro para os carros, infraestrutura de segurança física, entre outros.
Paralelamente às questões burocráticas, você pode já dar andamento em outros pontos que envolvem montar uma filial: definição da região e imóvel, planejamento estratégico, validação do público-alvo, contratação dos colaboradores, implantação de um sistema de gestão, divulgação do novo local nas mídias sociais e até mesmo criação de um local no Google Meu Negócio.
Bastante tarefas, não é mesmo? O mais indicado é sempre fazer um planejamento para que nenhuma etapa seja esquecida durante o processo.
Como uma loja física é limitada ao público de sua região, as pessoas de outras localidades ficam relutantes de ter que se locomover até a sua loja. Já com a abertura de filial para sua loja de veículo, você amplia as possibilidades de atendimento e torna a sua marca conhecida para um número maior de clientes.
É possível ainda diversificar ainda mais o seu estoque. Se você comercializa apenas veículos com preço intermediário, pode ser que na nova região seja possível investir em automóveis de luxo. Ou até mesmo veículos pesados, como caminhões. Tudo dependerá do tipo de público que costuma comprar no entorno da sua nova loja.
Mesmo que a revenda de veículos já seja consolidada na região que atua, é importante que o empresário entenda que a filial também demanda o mesmo cuidado com marketing, atendimento de clientes e tecnologias.
Para que você não se sinta sobrecarregado neste início do novo negócio, um dos segredos é ter um bom gerente. Isso porque o gestor executará o que foi planejado, saberá como reagir em situações inesperadas, transmitirá diretrizes aos novos colaboradores e será a ponte entre você e a sua nova filial. Ao contratar um gerente, procure um profissional que saiba trabalhar sob pressão, tenha conhecimento na área de negócios e esteja disposto a enfrentar novos desafios.
É importante também que esta pessoa saiba lidar com outros indivíduos, ou seja, tenha um bom relacionamento interpessoal, seja com clientes, colegas de trabalho e fornecedores.
Porém, com as filiais é possível que você obtenha mais lucros na hora de vender carros e expandir sua marca no ramo automotivo. A dica para atrair mais clientes, é investir em ações de marketing para loja de veículos.
Por ter um valor de investimento maior, é recomendado que esta opção seja executada em lojas com um bom retorno financeiro.
Conforme mencionamos anteriormente, uma nova filial exige um alto investimento. Para lojas menores que querem abrir uma filial, mas não dispõe de grandes condições financeiras, uma das opções disponíveis é buscar parcerias com outros empreendedores que topem investir no seu negócio. Caso sua revenda de veículos se encaixe nas necessidades, essa é uma ótima oportunidade.
Neste caso, você pode fazer sociedade com um empresário que deseja ingressar no ramo pela primeira vez ou já tenha experiência com lojas anteriormente. Ao definir um sócio, é importante que haja uma relação de confiança entre as duas partes, caso contrário, será difícil entrar em consenso nas decisões estratégicas.
Para evitar problemas futuros, definam exatamente qual será a responsabilidade de cada sócio, a porcentagem de participação na empresa e o que ocorre caso a sociedade seja dissolvida.
Segundo o Sebrae, em seu manual de planejamento societário, é importante que seja desenvolvido um contrato detalhado entre os sócios.
Neste documento, deve estar especificado itens que garantam uma “relação franca entre os sócios: o que eles esperam uns dos outros; até onde podem chegar; os direitos e deveres de cada um, procurando estabelecer uma política de bom relacionamento dentro da sociedade. É importante isso estar claro, porque a empresa vai crescer, vai se desenvolver e problemas futuros podem acontecer quando as questões não estão devidamente colocadas”.
Você pode acessar o manual completo clicando aqui.
Agora, caso você não tenha um orçamento tão grande para abrir uma filial, uma ótima opção é a expansão do estoque de veículos.
Cuidar de uma loja de veículos não é uma tarefa fácil. É necessário, além de controlar as vendas, proporcionar aos clientes um atendimento de excelência, gerenciar os funcionários e, principalmente, monitorar o estoque.
É indispensável que você tenha o controle e saiba como gerir um estoque de veículos que estão armazenados, direcionando-os corretamente para a venda, impactando nos lucros e nos resultados do negócio.
E se sua loja cresceu, expandir seu estoque é uma ótima opção também. Diferente da abertura da filial, ele possui um baixo custo e pode servir como teste para uma futura ampliação de lojas, ou até mesmo para ter um alto giro ao vender carros. Mas nesse caso, o administrativo fica somente em um único lugar.
Além da economia, você tem o controle sobre toda sua loja em um único espaço. E com o valor revertido, você pode acumular e futuramente abrir uma filial para sua empresa.
Com a expansão de estoque, e com o auxílio de um sistema para loja de veículos sua gestão se torna muito mais eficiente, gerando ótimos resultados para sua empresa.
Além disso, há a vantagem de acompanhar de perto os veículos que ainda tem no seu estoque, quais são os modelos que mais saem, e qual o momento ideal para começar a reposição.
Esse é um ótimo momento para continuar crescendo e conseguir um alto giro de vendas para investir na expansão da loja de veículos.
Porém, lembre-se que a expansão do estoque pode exigir uma ampliação também da infraestrutura, como a locação de uma garagem extra para guardar novos veículos que estão chegando.
Independente se sua revenda de veículos vai optar por realizar uma expansão de estoque ou abrir uma filial, elas necessitam de um sistema para loja de veículos completo e pronto para atender suas necessidades. Mas por que contratar um sistema para loja de veículos? Esse software de gestão apresenta um ganho de produtividade, além de outros benefícios que são indispensáveis para você que deseja destacar sua loja no mercado.
Com o sistema da Revenda Mais, sua revenda de veículos pode obter ótimas vantagens, como:
O sistema oferece uma visão geral da loja em uma única plataforma online, que pode ser acessada de qualquer lugar. E se você vai expandir o estoque, saiba que o sistema permite saber quantos carros estão no estoque, o custo real de cada um, sua rentabilidade de vendas e outros fatores. Tudo isso de maneira simples, prática e 100% online para auxiliar nos balanços gerais e parciais.
O sistema da Revenda Mais reduz várias horas de trabalho e processos manuais. E assim há mais tempo livre para a equipe da sua loja de veículos fazer o que realmente importa, vender, focar no crescimento, nos projetos e otimizar o espaço por inteiro.
Seja com uma filial ou expansão de estoque, você não quer erros para sua loja. E com a automação de processos financeiros, todo o controle fica mais profissional e correto.
Com poucos cliques é possível emitir nota fiscal, gerar Danfe e armazenar arquivos, evitando o risco de perdas. Além disso, é possível validar a nota fiscal junto à Receita Federal, evitando problemas fiscais.
Agora que você viu como ambas as opções são válidas para sua loja que cresceu, saiba como se planejar e conte com a Revenda Mais para te ajudar no controle.
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