Os empreendedores inteligentes entendem bem a importância de oferecer um bom serviço de atendimento e relacionamento com os clientes. Isto é um fator-chave para a retenção e ótima fidelização de quem compra com sua loja de veículos — o que resulta em mais rentabilidade, é claro!
O grande problema é que, mesmo sabendo o quão relevante é este mecanismo, deslizes são frequentemente cometidos na gestão dos clientes. Mais tarde, más escolhas e pequenos erros podem custar bem caro ao seu negócio de veículos. Que tal ver alguns erros na gestão de clientes e descobrir como evitá-los, a fim de não perder clientela por motivos bobos? Continue acompanhando!
A gestão adequada de seus clientes leva em conta, sobretudo, a experiência de quem compra com você. Essas demandas e sensações, muitas vezes, são complexas. Portanto, estabeleça uma cultura organizacional que entenda que a satisfação das necessidades de um cliente é apenas o começo. Você deve se certificar que as pequenas coisas que compõem aquela experiência do cliente são tão excelentes como o seu produto ou serviço principal.
Por trás da ideia da gestão de clientes, está a oportunidade de vender novamente para quem já conhece seus serviços e comprou com a sua loja de automóveis. Essa estratégia deve incluir a nutrição do relacionamento que tem com o consumidor, em vez de se achar vitorioso por ter lhe vendido um carro uma única vez. Pense em maneiras de alimentar a relação, enviando anúncios de promoção ou oferecer outros serviços eventualmente. Isso garante que o cliente se lembrará de você no futuro.
Deixar de acompanhar o que acontece depois que sua venda foi concretizada é um dos piores erros de quem pretende alimentar um ótimo relacionamento com sua clientela. É conveniente verificar se as pessoas estão satisfeitas com as compras feitas, se têm sugestões, há problemas ou em que aspectos poderia melhorar. Além de se sentirem mais valorizados e notarem a sua preocupação em atender bem, os clientes se lembrarão de sua atenção na hora de indicar uma loja para os amigos, por exemplo.
Os dados em seu sistema devem estar facilmente acessíveis e atualizados. É isso que vai permitir que você entre em contato com os clientes, a fim de divulgar novidades sobre sua indústria de maneira adequada. Deve-se contar com uma ferramenta que seja fácil de usar, visualizar as informações e atualizar seus campos de referência.
É bastante válido poder contar com um software para fazer cadastros e consultas rápidas aos dados dos clientes. Talvez anotar em cadernos e agendas seja algo aceitável nos primeiros meses do negócio, mas será que tudo ficará em ordem e fácil de encontrar na media em que o negócio cresce? Ou você vai se perder em papéis e arquivos desaparecidos? Você pode ter o maior foco no cliente em sua loja de veículos. No entanto, se você não tem uma ferramenta que te permita executar a gestão de clientes de forma eficiente, sua comunicação com os clientes pode ficar comprometida.
O que achou deste post? Você acha que faz uma gestão de clientes eficiente em sua loja? Veja como este aspecto do negócio poderá ajudar a aumentar suas vendas lendo este artigo. Dê sua opinião sobre o assunto!
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