4 dicas para melhorar a gestão fiscal da sua loja de veículos

melhorar a gestão fiscal

Ser dono da própria loja de veículos não é uma tarefa tão simples, e inúmeras preocupações acabam norteando a rotina do empreendedor, desde o planejamento do negócio até a escolha do regime tributário adequado. Com o excesso de obrigações tributárias e fiscais, várias ideias acabam não saindo do papel e deixam de ser uma excelente oportunidade de negócio.

Muitas lojas de veículos, por terem dificuldades em escolher o regime tributário adequado, acabam pagando mais impostos do que o necessário e o resultado não poderia ser diferente: despesas e prejuízos, podendo até levar à derrocada do negócio.

Uma má gestão fiscal pode comprometer o funcionamento das empresas e fechar as portas antes mesmo dos três primeiros anos de vida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Portanto, manter uma boa gestão fiscal é fundamental para evitar riscos de sonegação de impostos e problemas futuros para a loja de veículos.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para melhorar a gestão fiscal do seu negócio. Continue lendo!

1 – Realize um planejamento tributário e auditorias

Com a alta carga tributária e a elevação dos custos, conhecer a legislação e trabalhar no desenvolvimento de um planejamento tributário eficiente é um dos diferenciais que pode garantir a redução dos tributos incidentes e, até mesmo, garantir a sobrevivência da empresa.

Por isso, avalie a situação fiscal e legal da sua loja de veículos, identifique o que a empresa pretende implementar a curto, médio e longo prazo. Com essas informações em mãos, é possível elaborar um bom diagnóstico para o próximo ano e programar as competências que devem ser pagas.

Além disso, um bom planejamento tributário possibilita ao gestor entender o quanto de lucro a empresa tem e qual seria a melhor maneira de ser tributada, de forma que não pague impostos nem a mais nem a menos. Assim, é possível diminuir os encargos tributários de forma legal, levando em consideração o enquadramento fiscal mais adequado para a empresa.

2 – Utilize os benefícios fiscais

Considere como possibilidade a utilização de alguns benefícios fiscais disponibilizados pela legislação tributária para o ramo de atuação.

Leia também  Como cuidar do financeiro da loja de veículos e evitar prejuízos

Nos últimos anos, o governo federal vem investindo em empresas brasileiras através de projetos para inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento. Quando a empresa é beneficiada com esses projetos, ela tem a cobrança de tributos reduzida, o que acaba sendo uma ótima oportunidade de crescimento e estímulo ao desenvolvimento do setor.

Mas é preciso que o empreendedor tenha em mente a necessidade de revisar os procedimentos operacionais para buscar sempre opções que possam ser aplicadas ao tipo de setor.

3 – Escolha o regime de tributação adequado

Através de um bom planejamento tributário é possível saber qual o regime de tributação é mais adequado para a empresa: lucro real, lucro presumido e Simples Nacional. Cada um deles tem suas próprias características, portanto é fundamental que, ao escolher o que mais se adequa ao seu tipo de empresa, o empreendedor leve em consideração toda a documentação fiscal e contábil, estude com cuidado a legislação, e tenha noção da margem de lucro e dos gastos da empresa. Apenas assim ele terá uma base de cálculo significativa para o cálculo do melhor regime tributário.

Além disso, é preciso realizar simulações com base no diagnóstico levantado da real situação da empresa, comparando todas as formas de tributação e considerando os possíveis benefícios fiscais disponibilizados pela legislação e outros ganhos tributários obtidos legalmente.

4 – Automatize os processos fiscais

Melhorar a gestão fiscal de uma loja de veículos exige que o gestor invista em um bom sistema de automatização dos processos fiscais e tributários, de forma a evitar erros com registros e lançamentos manuais e manter integradas todas as obrigações que envolvem o negócio.

Um software, além de melhorar a gestão fiscal, simplifica e monitora as obrigações acessórias que devem ser elaboradas e transmitidas, permitindo um controle e acompanhamento eficiente, com informações mais precisas, e longe de erros que possam comprometer o negócio e colocar em risco a empresa diante do Fisco.

E então, gostou do nosso post? Compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude a divulgar nosso conteúdo!

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Rolar para cima
e-Book Grátis

GUIA PARA O SUCESSO DE LOJA DE VEÍCULOS

Do planejamento financeiro à negociação. Aprofunde seus conhecimentos e saiba o que é necessário para garantir o crescimento nas suas vendas de veículos.

Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
Agende uma demonstração

Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.

Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
Agende uma demonstração

Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.