O primeiro trimestre de 2023 é um ótimo período para avaliar o que grandes empresas estão fazendo para vender mais e trazer as melhores ideias para a sua loja de carros. Para facilitar a sua pesquisa, selecionamos as principais tendências do Marketing Digital em 2023. Inspire-se!
Principais tendências do Marketing Digital em 2023
A cada ano, novas estratégias digitais surgem para que as empresas alcancem cada vez um número maior de pessoas. Porém, algumas ações continuam persistindo nos últimos anos, como vídeos e conteúdos desenvolvidos pelos próprios usuários.
Você, proprietário ou vendedor de loja de carros, não precisa colocar todas as sugestões deste ano em prática. E sim avaliar quais são mais aderentes ao seu público-alvo e quais podem ser adaptadas para o universo automotivo.
Tendência 1: continue investindo em vídeos para redes sociais
Em 2023, esse formato continuará sendo uma forma importante de comunicação. O copywriting de um anúncio é importante, mas um vídeo de 30 segundos do seu estoque pode acabar vendendo mais do que um texto impactante.
Uma prova disso é a popularidade crescente do TikTok. Em outubro do ano passado, a rede social atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente e já acumulou mais de 3 bilhões de download.
Mas, as lojas de carros precisarão ir além para se destacar: invista em vídeos criativos e personalizados para atrair a atenção do público. Aproveite as trends das mídias sociais e saia do comum.
Os vídeos ao vivo continuam em alta, inclusive. Além dos Reels, aproveite as lives para continuar mostrando carros que acabaram de chegar ao seu estoque.
Tendência 2: Chatbots no Marketing Digital
A rotina está cada vez mais acelerada e as interações humanas seguem esse caminho. Quantas vezes você ouviu um áudio do WhatsApp na velocidade 1.5 este ano? A tendência impacta também as relações comerciais entre pessoas e empresas.
Hoje, ninguém mais quer aguardar 1 ou 2 dias úteis para receber o orçamento de um serviço ou simulação de um financiamento de veículo. É por isso que os chatbots têm se tornado tão comuns em sites e até mesmo nas mídias sociais.
O objetivo deles é fazer um atendimento prévio do cliente quando a sua loja está fechada. Ou no caso daquelas empresas de vendas complexas, já adiantar o assunto e captar dados importantes para que o profissional SDR dê continuidade à tratativa.
Na sua loja de veículos, você pode usar um chatbot em seu site profissional. Caso o orçamento disponível não permita, comece pelo básico: crie mensagens automáticas de boas-vindas no WhatsApp Business da revenda e também no Facebook. Assim, você não deixa ninguém sem resposta aos finais de semana ou à noite.
Tendência 3: User-generated Content (UGC) – quando o seu cliente escreve por você
Em tradução livre, o termo User-generated Content significa conteúdo gerado pelo usuário. É uma maneira de possibilitar que seus clientes satisfeitos avaliem seus produtos e criem conteúdos que ajudem outros consumidores a tomarem uma decisão.
Você pode, por exemplo, dar um brinde para clientes que fizerem uma avaliação positiva da sua loja no Google Maps após a compra de um veículo. Gravar vídeos-depoimentos de quem acabou de fechar negócio e divulgar nas mídias sociais. Captar esses mesmos depoimentos e disponibilizá-los em uma área específica do site. Enfim, tudo o que ajude a mostrar que sua revenda é confiável e segura para trocar de carro.
Essa tendência vai ao encontro de outra, chamada de verificação social. Nela, as pessoas compartilham suas compras com amigos e seguidores nas mídias sociais, sendo cada vez mais utilizada para influenciar as compras do público.
Tendência 4: Cultura Omnichannel
Quem achava que as lojas físicas iam acabar com as versões On-line se enganaram. Agora, a ordem da vez é uma experiência omnicanal consistente. Muitos consumidores pesquisam na internet, mas acabam indo na loja física concretizar a venda. Ou vice-versa. O importante é que a qualidade do atendimento e a experiência sejam completos em qualquer canal.
No segmento automotivo, especificamente, essa tendência omnichannel pode ser usada, por exemplo, quando um cliente vê o veículo em um portal especializado, entra em contato no WhatsApp e recebe todos os detalhes por lá, sem precisar se locomover até a loja física para entender detalhes sobre quilometragem, ver fotos mais próximas da pintura, motor, etc.
Aqui no Revenda Mais, inclusive, temos casos de lojistas que usam o nosso sistema e que fizeram vendas 100% pelo WhatsApp em época de pandemia. Tudo por causa de um atendimento de alta qualidade e bastante materiais gráficos que ajudam a convencer o cliente, como vídeo e fotos de boa qualidade dos veículos.
Uma gestão de qualidade também vai ser tendência na sua revenda?
Acompanhar as tendências do Marketing Digital é fundamental, mas outro ponto importante é trazer as melhores inovações tecnológicas também para dentro da gestão da sua revenda. Afinal, de nada adianta ter mídias sociais atualizadas constantemente e com conteúdo de qualidade se você não costuma fazer controle de pós-venda ou perde muito tempo atualizando seus anúncios.
O Revenda Mais surgiu justamente para suprir essa necessidade das lojas de carros, que é ter o controle total de todos os processos e realizá-los com excelência. A nossa plataforma funciona 100% online e foi desenvolvida sob medida para o segmento automotivo de usados e seminovos.
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