Como preparar a sua loja de veículos para 2021

Preparar a sua loja de veículos para 2021 exige uma análise aprofundada das conquistas até o momento, definição de metas e preparação para novos investimentos, incluindo tecnologias que facilitem a rotina da sua equipe. 

preparar a sua loja de veículos para 2021

Neste artigo, os especialistas do Revenda Mais aprofundaram esses e outros aspectos para que você inicie o próximo ano com novos olhares e um desejo contínuo de melhorar o seu negócio. 

Uma breve análise do varejo em 2020

2020 foi marcado pelo fechamento de muitas lojas físicas e, com isso, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre. Esta foi a maior alta do segmento em duas décadas, conforme aponta a 42ª edição do Webshoppers, estudo sobre e-commerce do País elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo.

No período, as vendas cresceram 47% e totalizaram R$ 38,8 bilhões. 

Uma reportagem sobre o assunto, no portal Meio & Mensagem, mostra que, além do número maior de pedidos e vendas, o ticket médio dos consumidores cresceu 6%, passando de R$ 404 (primeiro semestre de 2019) para R$ 427 (mesmo período deste ano).

Este cenário comprova a importância da sua revenda de veículos continuar investindo nos meios digitais. Apesar de uma loja de carros não concretizar uma venda virtualmente, como acontece nos e-commerces, todo o processo de pesquisa e orçamento já acontece de forma online. 

Hoje, dificilmente um consumidor vai até uma loja física sem buscar antes os preços e modelos disponíveis no site, em portais especializados e até mesmo nas mídias sociais.

Para preparar a sua loja de veículos para 2021, analise o que passou

Seguir em frente exige uma espiada no que passou. Aproveite este momento de reflexão para identificar os pontos negativos e os pontos fortes da sua revenda de automóveis em 2020. 

Alguns cenários a serem identificados:

  • Quais metas foram atingidas?
  • Quais objetivos não foram cumpridos? E por quê?
  • Qual foi o crescimento na venda de veículos de janeiro a dezembro?
  • Quais foram as suas principais despesas no período?
  • Você aumentou a sua equipe de funcionários? Se sim, em quantos colaboradores?
  • Identifique as principais reclamações dos clientes
  • Quem mais se destacou em sua equipe?
  • Como foi o crescimento das suas mídias sociais? Quantos seguidores/fãs foram conquistados e qual foi a média de alcance das publicações?

Defina objetivos e metas de crescimento

Agora que você já tem uma visão ampla de tudo o que aconteceu, verifique o que precisa ser aperfeiçoado e como fazer isso. Se a demanda por orçamentos foi muito grande e sua equipe não deu conta, faça as contas de quantos novos colaboradores você pode contratar sem comprometer o orçamento mensal. 

Lembra que anteriormente falamos para verificar as principais reclamações dos clientes? Este tipo de análise ajuda a identificar os pontos fracos da sua empresa para melhorá-los

Se houve críticas frequentes sobre a higienização dos veículos na entrega, por exemplo, chegou o momento de revisar esses procedimentos em sua garagem. Faça um levantamento de todos os feedbacks dos consumidores, incluindo quem não chegou a consolidar, de fato, uma compra na loja.

Leia também  Mantenha os negócios durante o Coronavírus - veja 8 dicas para manter a sua loja de veículos ativa

Não esqueça de compartilhar com a sua equipe estas metas de crescimento e, se possível, realizar uma conversa individual com cada colaborador, reforçando suas conquistas e quesitos a serem melhorados.

Receber retornos periódicos do gestor possibilita que os profissionais sintam vontade de melhorar cada vez mais.

Invista na qualificação dos seus colaboradores

Conhecimento é sempre bem-vindo. Aproveite o início do ano para qualificar seus colaboradores. Com a popularização das aulas a distância em 2020, diversas disciplinas interessantes, e ministradas por profissionais especializados, estão disponíveis em sites como a Udemy e Udacity por preços acessíveis.

Planeje uma semana de reciclagem de conhecimentos, reforçando a importância do atendimento ao cliente e até mesmo qualificando seus vendedores em novas áreas.

Que tal eles colaborarem na atualização das mídias sociais da sua revenda de veículos? Ensine como fazer um bom Story no Instagram ou como responder aos usuários de forma cordial e profissional.

Reforce sua presença nas mídias sociais

Já que estamos falando sobre mídias sociais, nada melhor do que reforçar um discurso que nossos especialistas constantemente trazem aqui no blog do Revenda Mais: invista na profissionalização das suas mídias sociais.

Quem ainda não está atualizando o feed de notícias do Facebook ou produzindo pequenos vídeos no Instagram pode ficar atrás da concorrência. 

Na quarentena, o consumo de conteúdo online aumentou consideravelmente. Uma pesquisa feita pela ioasys, empresa especializada em transformação digital ágil, mostrou que os brasileiros passaram, em média, quatro horas por dia conectados nas mídias sociais durante a pandemia. 

4 a cada 10 entrevistados fizeram download de, pelo menos, três novos aplicativos. Os dois apps mais utilizados no período foram:

  • WhatsApp (99,6% usam diariamente)
  • Instagram (78,7% usam diariamente)

Para saber como ativar suas redes sociais e atualizá-las de uma forma mais profissional e periódica, não deixe de conferir nosso Minicurso em Vídeo sobre os principais canais digitais atualmente. Clique aqui para acessar gratuitamente.

Não deixe de lado as tecnologias, principalmente um sistema de gestão de revendas de veículos

Para preparar a sua loja de veículos de 2021, não basta apenas traçar metas, é necessário colocar os planos em prática. Ao investir em novas tecnologias, você fornece à sua equipe as ferramentas necessárias para acelerar rotinas básicas do dia a dia e gerar novos negócios.

Um sistema próprio de gestão de revendas de veículos, como o Revenda Mais, é a solução mais adequada para descomplicar as tarefas diárias, como cadastro de veículos em portais especializados e emissão de notas fiscais, adequar a sua empresa à nova Lei Geral de Proteção de Dados e ainda gerar vendas usando a mesma carteira de clientes através de um CRM exclusivo para o segmento automotivo.

Todos esses diferenciais estão reunidos em um sistema único, 100% online e de fácil utilização. E o melhor: com um investimento mensal que não compromete a saúde financeira da sua loja.

Solicite hoje mesmo uma demonstração e transforme a maneira como você administra os seus negócios, sua equipe e seus veículos.

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Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
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