Um CRM para lojas de carros tem todas as informações sobre clientes que um empresário deseja: nome completo, dados de contato, tipo de veículo que se interessou, quais foram as mensagens enviadas ao lead pelo vendedor. Mas, como esses dados são disponibilizados? Por meio de uma plataforma 100% online, que não exige instalação em computadores e pode ser acessada de qualquer dispositivo com acesso à internet.
O que CRM significa?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management. Em tradução livre, significa Gestão do Relacionamento com o Consumidor. Basicamente, é a união de estratégias e ações para aperfeiçoar o relacionamento com clientes atuais e consumidores em potencial.
Como as lojas recebem centenas – ou até milhares – de leads mensalmente, seria impossível controlar todos esses processos somente com uma planilha do Excel. E é nesse cenário que os softwares de CRM surgiram, possibilitando o controle digital dos contatos e integrando informações que facilitem a tomada de decisões.
Um relatório de CRM pode mostrar, por exemplo, qual portal está trazendo mais clientes ou qual mídia social está gerando leads que buscam automóveis mais caros.
Como um CRM para lojas de carros funciona?
Não basta ter dados básicos, o CRM para lojas de carros precisa integrar. No mercado, existem softwares básicos e que possuem funcionalidades que se encaixam em qualquer tipo de negócio. Porém, a desvantagem dessas plataformas é que elas não possuem uma inteligência avançada e nem as integrações necessárias para revendas de veículos.
Um CRM exclusivo para o seu negócio, como o lançado recentemente pelo Revenda Mais, é pensado em toda a operação de compra e venda de carros. Mas, o que isso significa?
Novos leads: no Revenda Mais, você integra à plataforma todos os portais em que anuncia. Quando um novo usuário envia um formulário pedindo mais informações de um carro no Webmotors, por exemplo, o contato é salvo no sistema e fica disponível no CRM com os dados pessoais principais.
Ao longo de toda a jornada de compra, o vendedor responsável pelo lead insere observações, informa qual é o estágio atual no funil de vendas (negociação, aprovação de cadastro, etc), entre outras funcionalidades, para que nenhuma informação seja perdida e também para que os gestores tenham controle da operação.
Carteira atual de clientes: a famosa frase “é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo” é uma realidade, principalmente no segmento automotivo, afinal, o processo de venda de um veículo é mais demorado porque envolve alto investimento e, várias vezes, exige financiamentos. E financiamentos são sinônimos de muitos documentos e processos jurídicos.
Ou seja, você dificilmente venderá um carro na mesma velocidade que um móvel ou uma peça de roupa.
Mas, uma vez que você garante a satisfação dos seus clientes nesta jornada de compra, fica muito fácil fidelizá-lo na próxima vez em que trocar de veículo. Para saber quando abordá-lo novamente, você precisará de uma ajudinha das tecnologias.
Um CRM para lojas de carros se integra à outros módulos de um sistema de gestão, como emissão de NF-e, e grava informações importantes, como: data da última compra de um veículo, término do financiamento, aniversário do cliente.
Consequentemente, esses dados se transformam em fontes de negócios. Falta 6 meses para o financiamento feito com a sua loja acabar? Esse cliente provavelmente já está pensando em qual carro irá adquirir agora que seu orçamento familiar ficará liberado. Que tal aproveitar e fazer uma ligação telefônica?
Resumindo o fluxo de um CRM…
- Lead é inserido no seu CRM
- Vendedor responsável é designado
- Jornada de compra do lead é atualizada no CRM
- Venda é concretizada
- Cliente fica armazenado no sistema para oportunidades de negócio futuras
Quais áreas se beneficiam de um CRM para lojas de carros?
Controle total. Esse é o objetivo primário de um CRM. Mas, por meio dele, diferentes áreas dentro de uma mesma empresa se beneficiam.
Marketing
Conforme exemplificamos anteriormente, um CRM completo gera relatórios a respeito da origem dos leads.
A partir desses dados, sua equipe de Marketing consegue entender quais fontes de divulgação têm sido mais efetivas para trazer novos clientes e quais devem ser descontinuadas caso seja necessário um corte de verba ou até mesmo quando um orçamento maior é disponibilizado.
Dessa forma, os profissionais não trabalham “às cegas”, ou seja, sem dados concretos.
Vendas
Nós já demos vários exemplos de como o setor Comercial se beneficia com um CRM para lojas de carros, mas é sempre bom reforçar! O CRM é o cérebro por trás das suas operações comerciais.
O sistema traz informações preciosas os seus vendedores, como: qual carro o cliente tem interesse, se ele já entrou em contato meses atrás, quais motivos levaram ele a desistir dessa compra antigamente, entre várias outras situações do seu dia a dia. Lembre-se: informação é poder!
Pós-venda
Constantemente, explicamos aqui no Blog Revenda Mais sobre a importância do pós-venda. Por meio de um CRM, você consegue colocar em prática esse processo tão importante para fidelizar seus clientes.
Os softwares mais completos disponibilizam gatilhos que informam ao time de vendedores quando o cliente X completou 1 mês da compra.
Dessa forma, o responsável entra em contato para entender como está a utilização do carro, se o cliente possui alguma dúvida e se o veículo está atendendo às suas necessidades.
Atendimento ao cliente
Você sabe quanto tempo seus vendedores demoram para responder um cliente? Essa informação é essencial para evitar perder vendas, afinal, é preciso aproveitar o momento de empolgação do lead para continuar a negociação.
De nada adianta trazer um lead qualificado através do Facebook e não respondê-lo no mesmo dia, certo? Com um CRM, esse tipo de dado fica à sua disposição sempre que precisar.
Inclusive, no CRM do Revenda Mais, o tempo médio de atendimento dos vendedores é mostrado no painel de relatórios, que pode ser gerado diariamente, semanalmente ou conforme o período desejado.
Recapitulando os benefícios
Ufa! Agora que você já sabe tudo sobre CRM para lojas de carros, resumimos os benefícios para relembrar tudo o que conversamos aqui. Muitas dessas vantagens são exclusivas do nosso sistema, por isso, se tiver interesse é só preencher este formulário para nossa equipe comercial entrar em contato.
- Controle completo de leads e clientes antigos
- Possibilidade de gerar negócios com sua carteira atual de clientes
- Lembretes para os vendedores executarem uma ação importante, como fazer uma ligação telefônica para o cliente X
- Possibilidade de acompanhar as interações entre vendedor e clientes
- Acompanhar os canais de publicidade que geram maior retorno
- Geração rápida de relatórios de desempenho
- Antecipar o desejo dos clientes
- Aumentar a fidelização de clientes e melhorar o atendimento
- Acessar os leads de qualquer lugar, de qualquer dispositivo e a qualquer hora
Venha com a gente e vamos fazer negócios!
Perguntas e respostas sobre CRM
O que é CRM?
CRM é a sigla para u003cstrongu003eCustomer Relationship Managementu003c/strongu003e. Em tradução livre, significa Gestão do Relacionamento com o Consumidor. Basicamente, é a união de estratégias e ações para aperfeiçoar o relacionamento com clientes atuais e consumidores em potencial.
Como um CRM para lojas de carros funciona?
O CRM exclusivo para lojas de veículos é pensado em toda a operação de compra e venda de carros. Quando um novo usuário envia um formulário pedindo mais informações de um carro, o contato é salvo no CRM com os dados pessoais principais. Ao longo de toda a jornada de compra, o vendedor responsável pelo lead insere observações, informa qual é o estágio atual no funil de vendas (negociação, aprovação de cadastro, etc), entre outras funcionalidades, para que nenhuma informação seja perdida e também para que os gestores tenham controle da operação.
Quais áreas se beneficiam de um CRM?
u003cstrongu003eMarketing: u003c/strongu003ecom os dados dos leads, a equipe de Marketing consegue entender quais fontes de divulgação têm sido mais efetivas.u003cbru003eu003cstrongu003eVendas:u003c/strongu003e traz informações preciosas os seus vendedores, como qual carro o cliente tem interesse, se ele já entrou em contato meses atrás, quais motivos levaram ele a desistir dessa compra.u003cbru003eu003cstrongu003ePós-venda: u003c/strongu003eo CRM emite alertas para entrar em contato para entender como está a utilização do carro, se o cliente possui alguma dúvida e se o veículo está atendendo às suas necessidades.u003cbru003eu003cstrongu003eAtendimento ao cliente:u003c/strongu003e Importante para saber quanto tempo seus vendedores demoram para responder um cliente.