Entenda como a venda de carros na promissória pode potencializar os negócios da sua revenda de veículos.
A venda de carros parcelados na promissória é uma ótima oportunidade para fechar um negócio. A nota promissória funciona como uma promessa de pagamento feita pelo próprio devedor, que se obriga dentro de um prazo realizar o pagamento do valor do veículo fixado. Para a loja de carros, essa se torna uma maneira a mais do cliente fechar a compra e funciona, basicamente, como um financiamento feito pelo próprio consumidor.
Neste post você vai entender mais sobre a famosa nota promissória e como ela funciona em revendas de veículos.
O que é nota promissória?
A nota promissória é um título de câmbio autônomo que dá ao emissor uma obrigação direta de pagar o valor correspondente que está no documento. Basicamente ela funciona como uma promessa de pagamento: seria como “vender fiado”, mas da maneira correta e formalizando a obrigação oficial. A nota promissória para veículos é feita por um devedor ao beneficiário e, para cobrá-la, não é necessária Nota Fiscal caso a cobrança seja feita no prazo descrito.
Para emitir uma nota promissória são necessárias duas partes: o emitente ou subscritor (devedor), que é responsável por criar a promissória no meio jurídico, e o beneficiário que será o credor do título.
A partir do momento em que ela é emitida, o próprio devedor passa a ter um título de crédito e, caso ele não pague em seu vencimento, a nota poderá ser protestada, dando liberdade ao beneficiário efetuar a cobrança judicial, que acontece por meio da ação cambial que é executiva. Porém, o mesmo só pode agir em juízo caso o processo seja representado por um advogado legalmente habilitado.
Em casos de valores menores que 20 salários mínimos, não é necessário advogado, basta procurar um Juizado Especial Cível (antigo Juizado de Pequenas Causas).
A nota promissória está na lei?
A nota promissória nada mais é que uma promessa de pagamento de uma certa quantidade de dinheiro ou até mesmo a entrega de algo, como um carro, determinado por um prazo para o pagamento. Mediante o preenchimento dos requisitos legais necessários, ela passa a ser válida.
A nota promissória para loja de veículos está prevista na Lei Uniforme de Genebra. No Brasil, é regulada pelo decreto 2.044, de 31 de dezembro de 1908, e pelo decreto n. 57 663. de 24 de janeiro de 1966, artigo 75 em diante.
[cta id=’2216′]Quais são os requisitos necessários para uma Nota Promissória?
Para realizar uma nota promissória, alguns requisitos são necessários:
- A denominação “nota promissória” lançada no texto do título;
- A promessa de pagar uma quantia determinada;
- À época do pagamento, caso não seja determinado, o vencimento será considerado à vista;
- A indicação do lugar do pagamento, em sua falta, será considerado o domicílio do subscritor (emitente);
- O nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser paga a promissória;
- A indicação da data e do lugar onde a promissória é passada. Em caso de omissão do lugar será considerado o designado ao lado do nome do subscritor;
- A assinatura de quem passa a nota promissória (subscritor);
- Não conter rasuras, pois a nota perde o valor;
- A prescrição da nota promissória para venda de carros de três anos do credor contra o emitente e o respectivo avalista e, de um ano, a ação do portador contra o endossante.
Carros parcelados na promissória
Atualmente diversas revendas utilizam o financiamento próprio de veículos no momento da venda, que é uma ótima maneira de utilizar o capital próprio para financiar carros e aumentar as possibilidades de venda devido a facilidade no pagamento.
Existem diversos tipos de financiamentos próprios e um deles é feito com a nota promissória. Essa negociação é realizada pela própria concessionária junto ao vendedor, pois ele é responsável de informar ao cliente quais são os passos a serem seguidos antes da compra financiada.
Ao optar pela venda de carros na promissória, a loja ganha e o consumidor também. Como não é preciso ter todo o valor em mãos para a compra do veículo, o cliente pode dar uma entrada para a abater do valor a ser financiado, abaixando as parcelas e diminuindo o tempo para pagar. E, caso o cliente não pague, a loja de carros pode acionar a justiça para receber seu valor.
Como fazer o parcelamento de um veículo na nota promissória?
Para o caso do pagamento parcelado, o devedor deve emitir uma nota promissória para cada parcela, contendo o valor exato a ser pago e a data de vencimento. Diferente do cheque, a nota promissória possui uma relação direta entre o credo e o devedor, e a confecção deve ser realizada pelo devendo, de acordo com os requisitos mínimos.
A única atenção que se deve ter no momento do preenchimento é colocar o número correspondente a parcela.
Vale lembrar que o devedor deve assinar todas as notas.
Quais as vantagens em parcelar um veículo com nota promissória?
Além de tornar o processo de compra muito mais prático para o cliente, você tem muito a ganhar ao realizar a venda de veículos através da nota promissória.
Garantia de recebimento
Caso a nota a não seja paga, você pode realizar o protesto em cartório. Esse é o meio mais ágil para receber o valor que foi acordado, isso porque esses órgãos que estão ligados ao Poder Público possuem um amparo fiscal, garantindo que você receba o valor que está pendente.
A dívida permanecerá até o pagamento
Caso o devedor não faça o pagamento, ocorrerá a negativação de crédito junto aos órgãos como o SPC, fazendo com que o devedor realize o pagamento da dívida e evite problemas pessoais.
Segurança jurídica
Como a nota promissória é legalizada no Brasil, você pode realizar a venda por meio dela sem preocupações. É mais facilidade para seu cliente e a garantia de receber o valor acordado.
Como a Revenda Mais pode te ajudar?
Para tornar o processo de venda de carros na promissória mais fácil, você pode contar com o sistema da Revenda Mais. O sistema possui mais de 20 relatórios disponíveis para facilitar a rotina das lojas de carros e armazena as informações de maneira segura, deixando-as disponíveis a qualquer momento.