Saiba como atrair leads para loja de carros e melhorar as vendas
Você que tem loja de carros e está investindo em marketing digital já deve ter se perguntado em como gerar leads para loja de carros.
No artigo de hoje você vai aprender o que são leads, porque eles são importantes e como podem contribuir com o crescimento da sua loja de carros.
Mas afinal, o que são leads?
Leads são aquelas pessoas que têm interesse no seu produto e são compradores em potencial. Ao atrair clientes qualificados, você conseguirá tornar o processo de compras mais assertivo, fechar ainda mais vendas de carros e até mesmo reduzir o tempo gasto pela sua equipe Comercial em uma única venda.
A atração de leads funciona assim: você chama a atenção do consumidor com um conteúdo ou anúncio no qual ele tenha interesse e começa a se relacionar até gerar uma visita à sua loja e, consequentemente, concretizar uma venda. Esta última etapa é quando o lead vira uma conversão.
Mas, para que as suas chances de sucesso aumentem ao captar leads, é preciso trabalhar com contatos qualificados, mantendo uma boa divulgação dos seus produtos e apresentando ofertas exclusivas para este grupo de pessoas.
Como gerar leads para loja de carros
Existem diversas maneiras de gerar leads para loja de carros, confira abaixo algumas delas.
Faça conteúdo relevante para o usuário
Uma estratégia bastante usada atualmente é oferecer conteúdo relevante para o dia a dia dos seus clientes em potencial. Este material funcionará como uma das primeiras peneiras dentro do seu funil de vendas.
Sua equipe de Marketing pode criar, por exemplo, uma landing page exclusiva sobre o lançamento de um carro e disponibilizar um e-book gratuito trazendo todas as vantagens deste veículo e fazendo uma breve comparação com a concorrência.
Mas, você não oferecerá este e-book sem um retorno do cliente. Para que ele possa baixar o material, deverá disponibilizar nome, e-mail e telefone, gerando assim um lead. Como resultado, sua equipe terá as informações necessárias para entrar em contato com este lead e conversar mais sobre o veículo desejado e as condições de pagamento.
É importante que nestes materiais chamados de “topo de funil” você não apresente seus serviços, afinal o que o usuário está procurando em seu site é apenas o esclarecimento de dúvidas por meio de conteúdo especializado.
Outra dica bastante importante: não produza conteúdo em seu site buscando somente fechar negócios. Atraia clientes em potencial e faça com que eles confiem em sua empresa através da troca de informações.
Gere e-books, por exemplo, com conselhos e dicas abordando os problemas mais comuns das pessoas que procuram sua loja. Antes da equipe Comercial entrar em contato com este lead, é interessante também investir na nutrição do usuário para verificar se realmente ele é aderente ao seu negócio. Que tal enviar e-mails semanais aprofundando o tema que ele se interessou em seu site?
Com a evolução da relação, você pode iniciar uma nova conversa, começar a ofertar os seus veículos e fechar um possível negócio. Desta forma, o cliente criará um vínculo com sua empresa, que pode acabar sendo a primeira da qual ele se lembrará quando quiser comprar ou trocar de carro.
Crie um blog para a loja de veículos
O blog pode ser o seu grande aliado, assim como os e-books, quando o assunto é encontrar quem quer saber sobre o seu produto.
Invista em conteúdos que sigam as boas práticas de SEO para loja de carros, isto é, otimize seu conteúdo para que os buscadores encontrem a sua marca. Como? Comece procurando as principais dúvidas que seus clientes costumam ter sobre lojas de veículos, por exemplo, como fazer um consórcio de carros. E a partir desta pesquisa crie postagens para responder o que eles desejam saber.
Alinhe a linguagem do seu blog com a do seu público. Use os termos que seus usuários usariam, assim como gírias e expressões. Tudo ajuda quando o objetivo é ser encontrado nos buscadores.
Você deve pensar: o que o meu cliente escreveria na caixinha de busca do Google caso estivesse com esta dúvida? Este exercício ajuda a entender os termos que podem ser usados.
Feitas as matérias, mantenha na página do seu blog um box para que o usuário também possa assinar seu conteúdo. Assim ele também se torna um lead que pode vir a ser trabalhado posteriormente.
Mantenha o site da sua loja de veículos atualizado
No mundo virtual, seu site é a vitrine da sua loja e ela deve ser impecável aos olhos de seus clientes. Não deixe links quebrados, postagens sem imagens e desatualizações.
Imagine dois sites onde você irá comprar um carro. Um deles tem 3 matérias sobre o carro que você deseja e a página do produto possui várias fotos e uma descrição bem completa.
Já em outro site, de uma loja de carros do mesmo porte, não existem matérias no blog e a página do produto está sem fotos. Qual dos dois terá mais credibilidade do usuário?
Certamente será o mais completo deles. Ainda que o produto e as informações sejam as mesmas fora do ambiente virtual.
Outro cuidado que você deve ter é em relação aos pontos de contato. Mantenha telefones, botão de WhatsApp e formulário de contato bem visíveis para facilitar que o usuário solicite orçamentos ou agende um test-drive.
Invista nas mídias sociais para lojas de veículos
É impossível não enfatizar a importância das mídias sociais nos dias atuais. O Facebook, por exemplo, possui mais de 130 milhões de contas ativas somente no Brasil e em todo o planeta o número já ultrapassa 2,2 bilhões de perfis.
Segundo uma pesquisa da GlobalWebIndex, os brasileiros passam diariamente 225 minutos navegando nas redes sociais. E, nesse meio tempo, são impactados por anúncios dos mais diferentes segmentos.
Hoje, estar presente nas mídias sociais é uma estratégia obrigatória para todos os tipos de serviços e produtos, incluindo revendas de carros. Se você ainda não possui uma página no Facebook ou perfil comercial no Instagram, chegou o momento de transformar essa realidade.
O processo de criação de uma página comercial é bem simples, mas exige alguns cuidados, como publicações regulares, fotos bem feitas e diversidade no conteúdo.
Em relação à diversidade no conteúdo, você pode produzir materiais como: dicas de higienização dos veículos, importância do alinhamento e balanceamento, para que serve a calibragem dos pneus e outras temáticas que ainda causam muitas dúvidas, principalmente em motoristas novos.
Cuide também com a questão do monitoramento. É fundamental responder todos os comentários e mensagens privadas que chegarem em suas redes sociais corporativas.
Caso surgir uma reclamação, não ignore porque um simples mal-entendido pode se transformar em uma crise de imagem para a sua revenda. Busque sempre ser bastante cordial e disposto a resolver as questões elencadas pelos clientes.
As mídias sociais também são uma excelente plataforma de anúncios, possibilitando que você experimente outros canais além dos famosos portais de veículos.
Um dos grandes trunfos dos anúncios em redes sociais é a personalização e segmentação. Ao criar uma nova campanha, você pode escolher quem deseja impactar baseado em:
- Idade
- Gênero
- Localização
- Idioma
- Interesses pessoais
- Cargo
O resultado são materiais mais direcionados e assertivos com o perfil de cada consumidor. A vantagem é tanto do cliente quanto da empresa: o usuário não fica sendo impactado por produtos que não têm interesse e a loja de veículos não investe sua verba em um público que não daria retorno financeiro.
Independente do que fizer, faça bem feito
Existem diversas formas de gerar leads para loja de carros, clientes em potencial interessados no seu conteúdo, mas nem todas as práticas podem se encaixar com o seu negócio.
Você pode investir em e-books, vídeos, webinars, redes sociais, portais, infográficos, etc. Mas não adianta exagerar nos recursos se não conseguir mantê-lo interessado em sua empresa.
Por isso, comece com pequenas ações:
- Invista em SEO no seu site otimizando as palavras-chave de cada produto que for inserir nele.
- Em seguida, crie o blog mantendo uma constância de publicação, por exemplo, uma matéria por semana.
- Depois vá para as redes sociais. Alimente-as com conteúdo informativo, não apenas de vendas, chame para seu site e também para as matérias do blog.
- Quando tudo isso estiver andando sozinho, parta para os e-books, vídeos e webinars.
Todas estas são ferramentas importantes para atrair e levar seu cliente até o fechamento do negócio.
Tenha uma boa relação com seus clientes
Da inscrição de um cliente como lead até o pós-venda dos carros, mantenha o cliente satisfeito. Um lead gerado por uma recomendação pode ter um peso muito maior.
Quando um amigo conta para o outro que está satisfeito com sua loja de carros e que ela também apresenta conteúdos relevantes sobre veículos, quem escuta estará muito mais disposto a conhecer melhor sobre a empresa.
Atualmente, apenas a criação de um site não é mais suficiente para o fechamento dos negócios. Por isso é preciso alimentá-lo com informações relevantes que servirão como iscas na captura de clientes para loja de carros. É necessário investir tanto no design quanto no conteúdo, afinal todos os pontos precisam estar unidos para facilitar o fechamento das vendas.
Captar leads para loja de carros traz a possibilidade de fidelização de clientes e novas negociações.
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