Um bom cadastro de clientes em lojas de veículos pode gerar negócios recorrentes sem precisar investir em anúncios e promoções.
Você tem seu negócio há 10, 20 anos, e nunca pensou em fazer um cadastro de clientes em loja de veículos por achar que os fiéis voltam e quem não voltou não interessa?
Acredite, coletar informações é mais importante do que você imagina, tanto de quem acabou de fechar negócio quanto dos visitantes que foram à sua revenda mas acabam não comprando nada.
Colocar o cadastramento como procedimento padrão na sua equipe de Vendas pode trazer muito mais benefícios para a sua empresa.
Continue lendo este artigo e descubra o porquê.
Como fazer um formulário de cadastro de clientes?
Quando falamos em cadastro de clientes, ele pode ser feito de várias formas: desde o formulário presente em seu site quanto a coleta de informações pelo vendedor durante um atendimento ou uma conversa no WhatsApp.
Depois da coleta inicial, seja online e presencialmente, as informações precisam ser enviadas para um único lugar, correto?
Muitas lojas costumam usar métodos ainda manuais para este controle, incluindo tudo o que receberam de informações em uma planilha. Porém, os dados não ficam organizados corretamente, há um alto investimento de tempo e existe ainda o risco das anotações se perderem ou serem excluídas por engano.
O ideal é que estes dados estejam integrados com um sistema de gestão, como o Revenda Mais. Em uma plataforma digital, todos os colaboradores têm acesso às informações dos clientes e podem atualizá-las sempre que necessário, garantindo que a equipe também confira os dados novos.
A segurança é outro grande benefício: tudo fica armazenado em um ambiente virtual que passa constantemente por backup para garantir a integridade dos dados.
Por que investir em um cadastro profissional?
Pelo cadastramento dos clientes no sistema para loja de veículos é possível conhecer mais a fundo quem está interessado no seu produto. Você consegue analisar informações como: porcentagem de homens e mulheres que compram seus carros, se o cliente já fez mais de uma compra com você, idade média dos consumidores e até o modelo de carro que preferem.
Estas informações são fundamentais para desenvolver estratégias de venda, e até mesmo avaliar o que será ofertado dentro da sua loja de venda de veículos.
Cadastramento normalmente gera mais lucro para o empreendedor. Confira outros motivos a seguir:
Efetividade nas campanhas e estratégias de venda
Este é o ponto principal da importância do cadastro de clientes em loja de veículos.
Com os dados em mãos é possível criar campanhas voltadas exatamente para o público que está acostumado a fazer as compras com você. O que aumenta exponencialmente as chances do fechamento de um novo negócio.
Todas as datas comemorativas podem ser aproveitadas para estreitar a relação entre a loja e o cliente, por exemplo: Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia do Amigo, Dia do Cliente, Black Friday, Natal, entre outras datas fortes para o comércio.
Basta criar promoções específicas e lançá-las ao público ideal, retirado da triagem do cadastro.
Possibilidade de indicação de clientes
Um cliente fidelizado em sua loja de veículos pode voltar a fazer novos negócios e também abre portas para a indicação de clientes.
Se sua loja mantém uma comunicação ativa e personalizada, aliada ao bom atendimento e pós-venda, esse cliente vai lembrar de você mesmo que não precise trocar de carro no momento. Ele pode, por exemplo, lembrar de você quando um amigo estiver procurando adquirir um novo veículo.
Então, além de fiel, este cliente vai gerar uma nova possibilidade de venda, que já virá com uma relevante carga de confiança.
Um cadastro de clientes feito de forma simples, porém eficiente, pode mudar a cara do seu pós-venda, aproximar o cliente e ainda gerar novos negócios.
Não deixe de investir neste simples processo durante o fechamento dos negócios.
Engaje os clientes interessados e estique o desejo de compra daqueles que se abriram para receber notícias sobre o seu negócio. Sua comunicação fará diferença em seus resultados. Invista.
Identificar erros no atendimento e pré-vendas
Como explicamos no início do artigo, você pode cadastrar também dados de quem não converteu em vendas. O ideal é que seu time Comercial entre em contato com o cliente em potencial para entender os motivos que o fizeram não seguir com a negociação.
A partir deste mapeamento, será possível direcionar ações para contornar esse cenário.
O que deve constar no cadastro do meu cliente?
Em um formulário inicial, pelo WhatsApp ou site oficial, você pode solicitar informações mais enxutas, como:
- Nome
- Telefone
- Modelo de veículo desejado
- Melhor período para entrar em contato:
Estes dados já são suficientes para seus vendedores iniciarem uma abordagem comercial. Mas, após a negociação, é importante reunir mais informações para cadastrar no sistema.
Faça seu formulário com questões que o ajudem em futuras tomadas de decisões. O cadastro não precisa ser longo, mas é muito melhor tirar dados qualitativos nesta fase do que apenas quantitativos sem nenhuma finalidade.
Modelo de cadastro para quem adquiriu um veículo na sua loja:
- Nome
- Sexo
- Data de aniversário
- Telefone
- Profissão
- Endereço
- Data da adesão
- Modelo adquirido
- Valor do ticket (gasto em cada uma das compras efetuadas)
- Forma de pagamento
Modelo de cadastro para quem apenas visitou sua loja:
- Nome
- Sexo
- Data de aniversário
- Telefone
- Profissão
- Endereço
- Modelo de interesse
- Preço médio desejado
- Principal utilização do veículo (trabalho, motorista de aplicativo, viagem em família)
- Forma de pagamento (à vista ou financiamento)
- Se não fechou negócio, qual foi o motivo?
Dica! Formulários muito longos podem ser desestimulantes. O ideal é que algum funcionário da loja preencha para que o cliente não fique impaciente neste momento do processo.
Mantenha os dados atualizados
De nada adianta fazer diversos cadastros, se ao enviar uma mensagem ou um e-mail de ofertas, os dados de contato estiverem defasados. Faça constantemente validação de e-mails e telefones para não perder tempo com contatos fantasmas.
Caso seja um retorno do cliente na loja, informe o funcionário de que este deve ser o momento ideal para atualizar os dados do cadastro.
Até mesmo porque, ao somar o valor do ticket médio utilizado pelo cliente, é possível ter uma noção de qual produto pode ser ofertado a ele e de quanto em quanto tempo.
Faça com que sua lista de contatos esteja sempre ativa
Assim como em toda relação, não manter contato com o cliente faz o relacionamento esfriar. Então, doutrine seu cliente a receber suas mensagens e e-mails de forma periódica.
No caso do e-mail marketing, por exemplo, você pode não apenas apresentar produtos, mas comentar sobre alguma informação do setor, eventos e lançamentos que irão ocorrer no período, novidades automobilísticas, etc.
Isso faz com que o cliente se mantenha interessado em receber suas notícias, estabelecendo uma relação mais segura e vendo em você um canal confiável de informações.
Principais ações para se relacionar com os contatos
1. Relacionamento pós-venda
Você pode utilizar estes dados para fazer a gestão de relacionamento com o cliente, em um pós-venda mais elaborado, por exemplo.
O atendimento é peça fundamental para que seu cliente continue optando pelo seu serviço.
É possível enviar ofertas por WhatsApp, criar uma lista de e-mails que podem ser disparados mensalmente ou ainda entrar em contato diretamente com o cliente no dia do seu aniversário, por exemplo.
Estas atitudes que envolvem o relacionamento com o cliente acabam agregando valor e gerando confiança no relacionamento.
Pontos chaves para que sua loja seja lembrada em uma próxima compra.
2. Avise sobre novidades
Com a gestão de clientes para loja de veículos em dia, é possível, por exemplo, avisá-los caso haja mudança de endereço. Você também pode entrar em contato para obter feedback construtivos para o seu negócio.
Alguns clientes de lojas de carros, por exemplo, gostam de trocar o veículo cada vez que é lançado um novo. Em outros casos, o cliente prefere trocar o carro uma vez ao ano.
Existem ainda os que estão sempre procurando valores menores. E em todos estes casos, ter o cadastro do cliente para manter o contato relacionamento é fundamental.
Esperamos ter ajudado a tirar suas dúvidas sobre a importância de fazer o cadastro de clientes em sua loja de veículos.
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Olá vocês poderiam me mandar os contatos dos clientes negados?posso vê se consigo aprovar para eles
[…] mercado está cada vez mais competitivo, portanto apresentar um bom relacionamento com o cliente é algo muito útil para que ele retorne a sua empresa e compre cada vez mais com você. Muitas […]