Em épocas de crise o mercado consumidor acaba se retraindo e alguns setores passam a enfrentar uma verdadeira batalha na hora de vender algo. É nesta hora que entra o bom vendedor — aquele que sabe como convencer um cliente e transforma os desafios em oportunidades. Clientes indecisos sempre existirão, mas cabe ao bom vendedor, reforçar que a escolha que ele fará será positiva e lhe trará inúmeros benefícios.
Um bom vendedor não vê a venda como perdida diante de um sonoro não. Ele apresenta argumentos sólidos e as melhores opções que atendam às necessidades dos clientes. Por exemplo, um cliente entra numa revendedora para comprar um carro, mas está indeciso se realmente o momento é o ideal para adquirir. Para o vendedor cabe ressaltar que o fato de adquirir um automóvel deve ser encarado como um investimento e não como uma mera compra, sendo de extrema utilidade no dia a dia.
Mas, como não perder oportunidades de vendas e convencer um cliente? Elaboramos para você algumas técnicas úteis que te ajudarão a fechar o negócio. Acompanhe!
Apresente as vantagens do produto
Talvez o cliente já saiba exatamente o produto que deseja adquirir ou apenas esteja pesquisando preços e vantagens, mas é o vendedor que realmente tornará o processo de decisão certeiro.
A arte de vender deve ser a solução para um comprador indeciso — e é aí que entra um bom vendedor. Tente apresentar as vantagens do produto, os itens acessórios que o compõem e os diferenciais da marca. Caso o cliente comece a se interessar, tente apresentar outros modelos, que se encaixem mais no que ele procura.
Muitos clientes acabam escolhendo um produto por acharem que o preço é mais vantajoso, mas acabam analisando propostas com um produto de melhor qualidade e a escolha acaba sendo efetuada.
O conhecimento técnico do profissional faz toda a diferença nesta hora. Enfatize os benefícios da pós-venda e agregue todos os benefícios que podem ser oferecidos ao cliente na venda.
Conheça a realidade do cliente
Muitos consumidores que chegam para procurar um veículo se deparam com uma infinidade de modelos e tabelas de valores. Cabe ao vendedor conhecer a real condição e o que realmente o cliente está procurando.
A maioria dos vendedores acaba interpretando uma venda como um mero ganho de comissão, mas se o cliente não puder arcar com os valores das prestações, o processo de conquistá-lo será em vão.
Apresente os modelos, a tabela de valores, juros e quais as possibilidades de pagamento, uma vez que comprar à vista é uma possibilidade para poucos.
Se a empresa oferecer benefícios na compra, apresente-os: possibilidades de parcelamento, financiamento, menores taxas de juros. Todo e qualquer ganho sempre soam como um ponto positivo.
Invista na capacitação
Saber se expressar e ouvir é a alma do negócio. No entanto, tais características não são tão facilmente encontradas em todos os vendedores, alguns apresentam um excesso de autoconfiança, outros querem vender a todo custo ou mesmo têm falta conhecimento do próprio produto, do processo de venda e dos potenciais clientes.
Investir em capacitação é aprender a lidar com as objeções de vendas e entender que ser um vendedor extraordinário exige muito mais que querer um bom comissionamento.
A falta de capacitação acaba sendo um grande problema no fechamento de uma venda. Não entender o mercado, as condições de vendas, as possibilidades de financiamento, coloca tanto o vendedor quanto o comprador numa situação desfavorável.
[…] Esteja presente na vida do cliente e seja a primeira opção quando ele decidir comprar ou trocar o veículo. Você pode também dar uma forcinha para abreviar essa decisão. Como? Sabe aquele e-mail carregado de conteúdo relevante que você enviou? Pois é! É claro que você aproveitou para incluir aquelas ofertas tentadoras da semana. […]
[…] empresa aceitou um veículo de troca, que está financiado, e agora a loja precisa arcar com o valor faltante para a quitação do bem? Então, uma pergunta […]