Marketing de guerrilha é um termo que caracteriza vários tipos de campanhas comerciais diferentes, rápidas e que chamam muito a atenção do público.
Justamente por ser uma ação inesperada, mas impactante, o marketing de guerrilha consegue obter um dos melhores ROI’s (retorno sobre o investimento) do que uma campanha de marketing convencional.
Como o investimento é baixo e o impacto frente ao público é alto, o marketing de guerrilha é uma excelente opção para quem deseja alavancar as suas vendas!
O termo marketing de guerrilha vem justamente da ideia dos campos de batalha, onde são necessárias técnicas para que o mais forte sobreviva, de forma a surpreender seus inimigos com poucos recursos, além de ações rápidas e inesperadas.
Nas lojas de veículos, essa técnica também pode ser utilizada para surpreender o público, fortalecer o nome da sua marca ao conquistar o consumidor e ficar um passo a frente da concorrência.
Muitas empresas de pequeno e médio porte acreditam que o marketing de guerrilha só é aplicável nas grandes empresas. Mas é aí que elas se enganam, já que essa estratégia é excelente também para organizações menores, uma vez que possui um custo bem inferior ao marketing convencional.
Veja algumas dicas para fazer um marketing de guerrilha com sucesso:
Promova ações pontuais na sua região. Dessa forma, é possível fazer uma interação direta entre a sua empresa com o público e se aproximar das suas necessidades. Ou seja, se você pretende lançar um produto novo, vá a algum ponto movimentado da cidade e ofereça algum incentivo, lembrancinha, bônus ou um voucher, por exemplo.
Para se relacionar com a mídia local de forma efetiva, invista em eventos e em folders com interação social envolvendo o nome da sua empresa. Esses materiais devem ser enviados para revistas e jornais locais. Além disso, lembre-se de que esse material deve ser interessante para os leitores — que serão seus futuros clientes.
Quanto mais canais de comunicação e relacionamento a empresa abre com seus fornecedores e clientes, mais o nome da sua marca fica vivo na memória das pessoas. Por isso, mantenha-se sempre aberto a sugestões, perguntas e também a responder reclamações.
Construir parcerias com empresas que trabalham no mesmo nicho que o seu é um tiro certeiro, uma vez que podem realizar eventos de marketing de guerrilha de forma simultânea, gerando publicidade para ambas as marcas.
Essa é a principal intenção do marketing de guerrilha, pois, ao expor a sua marca, você consegue aumentar a popularidade do seu negócio e virar uma referência para o cliente.
Essa dica vale especialmente para as ações de rua, como a distribuição de panfletos, utilização de mascotes na porta da sua loja, distribuição de brindes, entre outros. Outro marketing de guerrilha é o digital: fazer ações e sorteios nas redes sociais, de forma a chamar a atenção, a curiosidade e a empatia dos clientes. As vendas serão apenas uma consequência.
Para ter sucesso no marketing de guerrilha, não é preciso gastar milhares de reais em uma campanha, mas sim ter criatividade e inovar para seduzir o público! Se você tem alguma dúvida sobre essa estratégia, deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência!
Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…
Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…
No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…
O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…
O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…
Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…