Quando devo pagar a Tabela FIPE de um veículo usado?

Nós já explicamos para você o que é Tabela FIPE e a sua importância aqui no blog, mas uma pergunta sempre feita é: quando devemos pagar tabela FIPE de um veículo usado?

Antes, vamos relembrar o que é a Tabela FIPE

A Tabela FIPE é atualizada mensalmente e é usada para ajudar lojistas a ter uma referência de valores na hora da compra de carros usados e novos. Também serve como base de cálculo para seguros e outros tipos de contrato. O responsável pela tabela é a Fundação Instituto de pesquisas Econômicas (FIPE), criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (USP). 

Carros de passeio, utilitários, motos e caminhões estão dentro da Tabela FIPE, que apresenta os valores médios, calculados a partir de anúncios de portais de veículos, concessionárias e sites especializados, descartando os números muito altos e baixos. A partir daí, é feita a média apresentada na Tabela FIPE, que deve servir de parâmetro na hora de comprar um veículo. 

Mas quando devemos pagar tabela FIPE de um veículo usado? E anunciar o carro muito abaixo da Tabela FIPE pode ser considerado fraude? Essas são algumas das perguntas mais feitas pelos lojistas na hora de comprar um carro e nós separamos algumas dicas para te ajudar

Quando devemos pagar tabela FIPE de um veículo usado?

Na hora de avaliar um veículo, é imprescindível olhar a Tabela FIPE para ter valores de referência e, a partir disso, olhar outros pontos importantes.

Entre eles estão: estado em que o carro está, qual sua quilometragem, se a documentação está em dia, como estão a parte elétrica e mecânica, sinais de corrosão ou algum estrago na lataria, se o veículo já sofreu algum tipo de acidente, acessórios inclusos, se é preciso fazer uma pintura, troca de pneus, se houve leilão ou não, se já foi roubado/furtado, se é nacional ou importado, qual tipo de combustível, se é único dono ou não, entre outros.    

A partir destas informações, é possível avaliar com mais clareza quanto pagar da tabela FIPE de um veículo usado, por exemplo: um veículo x, que tem tabela de R$ 25.540, ano 2002, com 5.000 quilômetros e que a partir de 2004 nunca mais saiu da garagem – mas o dono fez todas as revisões, como trocas periódicas de óleo; Outro veículo x, mesmo ano, mas com 300.000 quilômetros rodados e algumas avarias, como: alguns amassados na lataria, com pneus carecas e ar-condicionado não gelando. 

E como definir em qual caso você deve pagar tabela FIPE de um veículo usado?

No primeiro caso, após uma avaliação minuciosa, é possível pagar, ou chegar perto, do valor que a Tabela FIPE traz. Já no segundo caso, será necessário realizar uma avaliação de quanto será necessário gastar para desamassar a lataria, trocar os pneus e consertar o ar-condicionado que não está funcionando. Isso fará com que o valor a ser pago seja inferior ao que a Tabela FIPE apresenta.

Outro ponto importante a observar na hora de decidir quanto vai pagar pelo veículo é qual a sua cor. Por exemplo: carros brancos podem, por exemplo, ter sido táxis e sua quilometragem ser mais alta, o que desvaloriza o veículo. Também pode ser observado quanto tempo ele permanecerá no pátio: é um carro com alto giro comercial ou não tem tanta procura?

Tudo isso contará na hora de pagá-lo e por isso acompanhar a FIPE é tão importante. Se um modelo sofre depreciação de preço a cada mês que passa, não é tão interessante contar com ele em seu estoque. Isso pode atrapalhar suas finanças no decorrer do ano.  

Mas aí pode surgir outra dúvida: se eu pagar muito abaixo da Tabela FIPE e anunciar o veículo com esse valor, é possível que os portais de revenda considerem que estou cometendo alguma fraude? 

Anunciar abaixo da FIPE pode ser considerado fraude?

Fique tranquilo: isso não acontecerá! Há muitos sites que comprovam que anunciar veículos abaixo da Tabela FIPE trazem muitos pontos positivos para sua loja de veículos.

Um ponto é o ranqueamento nos portais. Quando o valor de seu carro está mais baixo que os de outras revendas, seu anúncio poderá aparecer nas primeiras posições, ajudando em sua visibilidade.

Essa visibilidade levará a outro ponto: com o melhor posicionamento e com mais visualizações, seus veículos terão um aumento nas propostas. Algumas serão leads quentes e outros frios, mas é inevitável que não haja a proposta certeira para o fechamento do negócio!

Nesta questão também será bom, pois terá uma listagem com nome, telefone e e-mail de pessoas interessadas em comprar carros, que podem virar futuros clientes.

Outro ponto positivo ao anunciar com valor mais baixo que a Tabela FIPE é a agilidade no fechamento do negócio.

Quando seu anúncio está bem posicionado, com preço competitivo e colocando na descrição o valor da FIPE e por quanto está vendendo, o lojista consegue mostrar ao comprador agilidade e quanto ele vai economizar comprando em sua revenda.

Mas lembre-se: mesmo abaixo da FIPE, o cliente tentará negociar. É aqui que você pode ver o que pode dar de desconto ou bônus, como transferência grátis ou tanque cheio. 

Quem pode achar que é fraude?

Quem pode achar que é fraude é o próprio consumidor. Ele pode ficar em dúvida se aquele valor que você está anunciando seu carro está muito abaixo ou acima da Tabela FIPE. Por isso, é importante sempre deixar seu estoque nos portais atualizado, com seus telefones de contato e endereço.

Também não esqueça de detalhar todas as informações de cada veículo na descrição, como o preço da FIPE e o valor que você está anunciando; quilometragem; se é único dono ou não; colocar fotos, entre outros, como já explicamos aqui.

Lembre-se que para deixar seu estoque sempre atualizado, você conta com o Integrador Web do Revenda Mais. Com ele você consegue publicar todo o estoque em um clique, em mais de 20 portais. 

Como acessar a Tabela FIPE

Você sabia que pode acessar a Tabela FIPE por meio do site oficial da FIPE ou em sites como o UOL, Tabela Fipe Carros? É possível, ainda, em portais de anúncios, como Webmotors e iCarros.

Para quem prefere ter o acesso na palma da mão, pode baixar o aplicativo da FIPE em seu celular: tanto pela Play Store, quanto pela App Store.

Revenda Mais

View Comments

  • Boa tarde, estudo iniciar loja de vendas de veículos, como ser parceiro de financeiras? onde as encontro? tem sugestões? obrigado!

    • Olá Davi, tudo bem?

      Você deve entrar em contato com os bancos ou com os agentes das financeiras. Uma outra dica é conversar com lojistas da sua região.

      Equipe Revenda Mais

  • O que acontece quando um determinado modelo tem seu preço de mercado 20 ou 30% acima da tabela FIPE, isso caracterizaria contra a economia popular?

  • Tabela fipe deve ser considerada quando o carro possui menos de 10 anos de fabricação ou quando esteja bem conservado e todas as manutenções feitas correctamente e acima de tudo,quilometragem Baixa.

  • Seria fundamental que todos que postam fizessem revisão gramatical: "realizado uma avaliação".

Recent Posts

7 estratégias eficazes para otimizar a produtividade na revenda de veículos

Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…

7 meses ago

Como utilizar técnicas de Upselling e Cross-Selling para aumentar suas vendas de veículos

Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…

7 meses ago

Tendências emergentes na mobilidade: Como as mudanças no setor afetam as lojas de veículo

No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…

12 meses ago

Os maiores desafios na revenda de carros usados e como superá-los

O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…

1 ano ago

Como construir uma equipe de vendas de alta performance na revenda de seminovos

O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…

1 ano ago

Como fidelizar clientes em lojas de veículos seminovos: 5 dicas essenciais para aumentar as vendas

Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…

1 ano ago