O que você NÃO deve fazer de forma alguma na sua loja de veículos [Atualizado 2022]

O que não fazer na sua loja de veículos

Você batalhou muito para economizar dinheiro, adquirir conhecimento e começar sua própria loja de veículos. Mas, para que todo esse esforço não seja desperdiçado, é preciso ter cuidado constante com todas as áreas envolvidas em seu negócio, do atendimento ao cliente ao Marketing Digital

A rotina de uma revenda é repleta de processos. Antes mesmo do seu cliente bater à porta, já existe uma jornada que inicia pelos anúncios dos seus carros, seja em portais especializados ou nas mídias sociais.

Depois, vem o cuidado com a negociação, entendendo a necessidade desse consumidor e como você pode ajudá-lo. Em seguida, você precisa registrar essas informações em um ambiente seguro, mas de fácil acesso, para oferecer promoções futuramente.

Em seguida, chegam as etapas de contrato, transferência de veículos, pós-venda, pesquisas de satisfação e muito mais. Porém, se você não tiver atenção a cada detalhe dessa jornada de venda, a saúde financeira e a reputação do seu negócio podem correr sérios riscos.

A seguir, detalhamos quais os principais erros de uma revenda de veículos, principalmente entre aquelas que estão iniciando uma trajetória.

Anunciar um automóvel com o preço errado

De todos os erros, esse é o que pode prejudicar a sua loja de automóveis diretamente. Tome o máximo de cuidado possível para que isso não aconteça. Se possível, verifique o preço duas ou três vezes antes de cadastrar o veículo em seu site, em um portal especializado ou até mesmo antes de imprimir um panfleto para distribuir na rua. 

Se possível, peça para outro profissional da sua equipe apoiar a revisão desses conteúdos para garantir a excelência na publicação.

Infelizmente esse risco é constante. Mas como proceder em caso de anúncio de carros com o preço errado? Com base em casos reais, de agências de publicidade que anunciaram carros com metade do valor original, o certo a se fazer é ser sincero e admitir o erro.

Mentir falando que todas unidades já foram vendidas é um tiro no pé e pode piorar ainda mais a situação. Seja sincero com seus clientes. Diga que infelizmente houve um engano e o preço correto não é aquele. Se possível, dê algum brinde e um desconto real em algum automóvel para que ele não se sinta prejudicado por ter perdido tempo se locomovendo até a sua loja de veículos.

Para evitar transtornos há ferramentas que auxiliam na gestão e publicação de anúncios, como é o caso da plataforma Revenda Mais que possui o módulo Integrador Web. Essa funcionalidade realiza a validação e publicação de anúncios em vários portais automotivos ao mesmo tempo.

Deixar se levar pelas características externas do comprador

Quantas vezes você não ouviu histórias de vendedores que julgaram o visitante de uma loja de veículos por causa de sua aparência? E que esse visitante tinha todo dinheiro necessário até para comprar o veículo à vista?

Por isso, lembre-se: roupas ou linguajar não querem dizer nada a respeito do poder de compra de um consumidor. E mesmo se fossem sinônimos de dinheiro, cada visitante deve ser tratado de forma igual. Assim você cultiva a simpatia de possíveis futuros compradores.

Ser muito insistente para fechar uma venda

Muito cuidado ao abordar o comprador de sua loja. Muitas pessoas se sentem acuadas por abordagens agressivas. Por mais que elas pareçam ser efetivas, você nunca saberá quantas pessoas deixaram de comprar por causa desse approach mal sucedido.

Conecte-se ao possível cliente com muito respeito, responda suas dúvidas com bons argumentos e seja simpático. Mentir sobre o carro ou forçar a venda de algo que ele não quer pode afugentar para sempre um cliente.

Deixar os problemas pessoais afetar o trabalho

É comum o vendedor brigar com um familiar e ir trabalhar afetado emocionalmente. Porém, nessa profissão, a inteligência e o controle emocional são fundamentais. 

Cada conversa deve ser permeada de simpatia e bom-humor para efetuar boas vendas e fidelizar o cliente.

Depender de planilhas e documentos impressos

Muitos empresários ainda dependem de planilhas para anotar as entradas e saídas financeiras, as principais contas mensais e registrar informações sobre os clientes.

Esse tipo de situação, assim como o armazenamento de documentos impressos, sem a versão digital, podem ocasionar problemas jurídicos e financeiros a médio prazo. Ter o controle das operações é cada vez mais fundamental para todos os segmentos de empresas, inclusive do ramo automotivo.

Por isso, se você ainda não possui uma plataforma de gestão, chegou o momento de rever a sua infraestrutura. Aproveite para conhecer o sistema do Revenda Mais clicando aqui.

Abordar todos os clientes da mesma maneira

Cada pessoa é única e assim também deve ser a abordagem da equipe Comercial.

Antes de tudo, procure entender as necessidades do cliente: quantas pessoas têm na família? Ele busca um carro para passear ou trabalhar? Tem necessidade de um porta-malas mais espaçoso? Prefere um modelo de um ano mais recente ou não se importa com veículos antigos?

A partir de perguntas estratégicas, você poderá direcionar o consumidor para as melhores opções no seu estoque e que sejam realmente assertivas ao que ele procura. Assim, evita-se desperdiçar o tempo dos seus vendedores e do próprio cliente.

Não ter um site profissional

Engana-se quem pensa que um site desenvolvido em uma ferramenta gratuita já é suficiente para atrair leads.

Uma página na internet precisa ser personalizada conforme a identidade visual da empresa e, especificamente para o setor automotivo, possuir funcionalidades que possibilitem o cadastro rápido de veículos, formulários de contato que sejam fáceis de acessar no celular e outros recursos tecnológicos.

Um site exclusivo para lojas de veículos, como os desenvolvidos pelo Revenda Mais, possuem essas e outras funcionalidades, e possibilitam receber até 300% a mais de contatos do que páginas feitas por quem não entende do segmento.

Não monitorar as mídias sociais

Quem investe nas mídias sociais, mas não possui um profissional para monitorá-las diariamente está perdendo dinheiro. Hoje, os usuários não querem esperar vários dias para saber se determinado veículo está disponível ou quais as formas de crédito aceitas na loja. 

É por isso que, se a sua loja está nas redes sociais, é preciso cuidá-las diariamente. Verifique constantemente as mensagens privadas, marcações no perfil e comentários. Ah, e se você possui também um espaço no Google Meu Negócio, confira as avaliações e procure respondê-las sempre, sejam positivas ou negativas.

E então, gostou do nosso post? Para receber nossas atualizações com muitas outras dicas para a sua loja de veículos, basta seguir a gente nas mídias sociais:

Continue acompanhando o nosso blog para conferir conteúdos que realmente fazem a diferença na rotina de proprietários e vendedores de revendas de veículos.

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