Janeiro é sempre associado como uma oportunidade para as pessoas começarem uma nova missão do zero ou finalmente colocarem em ação aqueles sonhos que estavam parados por um tempo.
E com os empresários, essa realidade não é muito diferente. O início do ano é o momento de avaliar resultados e desenvolver um novo planejamento para conquistar vendas ainda maiores.
Pensando nisso, elaboramos 8 dicas para você estabelecer boas estratégias e aproveitar oportunidades que existirão em anos vindouros.
Entre elas, destacamos a importância de acompanhar o que a concorrência está fazendo, reavaliar se a sua loja está impactando o público-alvo correto e até mesmo uma renovação da infraestrutura para modernizá-la.
Entender o mercado e, principalmente, os fatores que o influenciam é fundamental para a implantação de uma boa estratégia. Explore sua rede de contatos através de almoços, happy hour ou até mesmo uma simples ligação com pessoas ligadas a bancos e financeiras, governos ou investidores do mercado automotivo para captar informações.
O mercado está evoluindo cada vez mais, e como qualquer bom vendedor deve-se estar sempre acompanhando as novas tendências, senão, será difícil se manter competitivo no mercado.
Além do relacionamento com profissionais influentes, acompanhe portais especializados e blogs na internet, como o do Revenda Mais. Inscreva-se também em newsletters e siga as redes sociais das suas marcas preferidas. Você pode se inspirar com campanhas e promoções para aplicar na sua própria loja.
Verifique quais são seus principais concorrentes e quais movimentos já realizaram neste início de ano, como promoções, parceria com financeiras e eventos de relacionamento com os clientes. Identifique os pontos diferenciais que levam os consumidores a visitar a loja “vizinha” e não a sua.
Caso a sua equipe tenha disponibilidade, você pode fazer uma espécie de “cliente oculto” e solicitar que um de seus vendedores vá até a concorrência para avaliar também como é a questão de atendimento.
Com isso, você pode melhorar o serviço que sua loja faz. Veja isso como um aprendizado necessário, nesses novos tempos não se pode ter preconceito em aprender coisas que não está habituado.
Converse com os membros de sua equipe e informe as perspectivas para o ano, assim como as ações que serão realizadas. Não se esqueça de estabelecer objetivos concretos para alcances individuais e coletivos.
Nessa tomada de decisões, é com deixar os funcionários informados sobre as decisões e os motivos que levaram a eles.
A necessidade por inovação no mercado é enorme, mas não se pode pensar em tudo sozinho. Peça ajuda de membros de sua equipe, vá a palestras, cursos e interaja para que se tenham novas ideias para o empreendimento.
O seu público-alvo continua o mesmo? Na região onde a revenda está localizada a concorrência aumentou ou diminuiu? Seus clientes estão vindo mais dos meios digitais ou continuam passando em frente à sua loja e visitando ela espontaneamente?
Chegou o momento de revisar todo o seu planejamento estratégico. Assim você verifica quais são continuam sendo suas qualidades e defeitos, e os pontos de atenção para conquistar resultados ainda melhores nos próximos meses.
Aproveite para reavaliar questões como:
Conhecer a situação financeira em que a loja se encontra é algo necessário. Um dos primeiros passos é categorizar os gastos principais, vendo quais são os mais importantes e quais podem ser cortados caso haja necessidade. Assim, já se tem uma ideia de limites que não podem ser ultrapassados, o que pode salvar sua empresa de entrar em uma crise.
Para facilitar, se você ainda não tem essa definição, identifique o que é gasto variável e gasto fixo.
Despesa variável – como o próprio nome já diz, mudam bastante de um mês para o outro, incluindo manutenção de veículos e gasto com combustível.
Despesas fixas – são aqueles gastos que dificilmente variam de um mês para o outro, como aluguel, condomínio, salário dos colaboradores e conta de internet.
A partir dessa categorização, identifique o quanto foi gasto ao longo dos últimos meses em cada item. Não deixe de considerar investimentos em Marketing Digital, como anúncios no Instagram, e nem melhorias que possam ter sido feitas na infraestrutura da revenda.
É importante também você entender qual está sendo o custo real dos seus veículos à venda. Quanto você pagou, quanto você gastou em manutenção e por quanto você vendeu?
Ter essas informações rapidamente ajuda a entender se o seu estoque tem gerado, de fato, lucro real aos negócios. Caso contrário, é possível definir um plano de ação e reavaliar a margem de lucro atual.
Existem sistemas de gestão, como o Revenda Mais, que tornam esse controle financeiro muito mais automatizado, dispensando a necessidade de planilhas e calculadoras. Nele, você insere todas as suas despesas mensais e até mesmo pode calcular a margem dos seus veículos. Muito simples e em poucos cliques.
Não basta desenvolver uma promoção atrativa, é necessário avaliar se ela realmente trouxe os resultados esperados. Para cada investimento que você fizer em aquisição de leads, é importante acompanhar o retorno financeiro.
Imagine a seguinte situação: você investiu R$ 500 para anunciar a Black Friday da sua revenda no Instagram. Porém, apenas 5 clientes entraram em contato e ninguém realmente agendou uma visita ou um teste drive. Logo, o retorno foi R$ 0, correto?
É por isso que se torna tão importante acompanhar estes índices de sucesso para entender onde está errando (ou acertando) e saber melhorar ainda mais da próxima vez.
Entre as métricas a serem avaliadas, considere:
Você também pode conferir outras métricas em nosso artigo: As melhores métricas para analisar o desempenho da sua loja de veículos.
Atrair novos clientes é sempre um bom, afinal, quanto mais, maior o lucro. Mas é sempre bom fidelizar aqueles clientes que você já tem. Existe, inclusive, um ditado do Marketing que fala: “é muito mais barato manter clientes do que conquistar novos”.
Por isso, deixar o cliente satisfeito deve se tornar uma das principais missões de sua equipe. Isso porque, além dele indicar a revenda para outros consumidores, voltará a fazer negócio quando o momento de trocar de veículo chegar.
Para identificar possíveis problemas na experiência do seu cliente com o processo de compra, procure aplicar pesquisas de satisfação no pós-venda ou apenas no pós-atendimento, mesmo que nenhuma compra tenha sido concretizada. Assim, você e seu time conseguem entender o que fez com que o cliente comprasse – ou não – com a sua equipe e o que pode ser feito para contornar essa situação futuramente.
Melhorar o ambiente de trabalho de sua loja ajuda a motivar seus funcionários e também a aumentar a atratividade do espaço, principalmente entre os clientes que passaram na frente da revenda e decidiram conferir mais detalhes.
Procure manter o ambiente sempre bem higienizado, iluminado e, se possível, com um espaço próprio para tirar fotos dos veículos à venda para manter a padronização das imagens.
Reforçamos bastante neste artigo sobre a importância de avaliar resultados do ano que passou. O sistema Revenda Mais conta com mais de 20 relatórios disponíveis para facilitar seu dia a dia. A qualquer momento você consegue extrair as informações necessárias para tomada de decisão. Entre vários modelos de relatórios indicamos três relatórios que no dia a dia facilitam as decisões futuras de sua loja.
Outra opção de gestão é o módulo CRM facilita a tomada de decisão no dia-a-dia referente a investimentos na internet. Nele, você consegue acompanhar quais sites/portal estão entregando mais propostas e gerando mais vendas.
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