Golpes da internet: veja os mais comuns na venda de carros

Falso PIX, intermediário, phishing. Descubra como se proteger dos golpes da internet mais comuns na venda de carros.

Os empresários do segmento automotivo enfrentam diversos desafios diariamente: contas a pagar, inadimplência, acompanhamento da qualidade do atendimento, gestão dos colaboradores. Porém, nos últimos anos um novo obstáculo surgiu para deixar os lojistas ainda mais em alerta: os golpes financeiros.

Com a popularização do WhatsApp, do e-mail marketing e, mais recentemente, do PIX, novos golpes surgem praticamente todos os meses para dar prejuízo em quem trabalha com o varejo.

Por isso, é fundamental que os lojistas e vendedores conheçam os principais métodos aplicados no comércio atualmente e adotem medidas para evitar prejuízos e garantir a integridade de suas operações financeiras e até mesmo dos seus clientes.

No conteúdo a seguir vamos abordar os principais golpes aplicados em lojistas atualmente e apresentar dicas para proteger seu negócio contra fraudes.

Golpe do Intermediário

Esse é um golpe bastante comum entre quem utiliza plataformas como a OLX e o Marketplace para divulgar seus produtos. No caso específico de veículos, o criminoso entra em contato com o vendedor (quem anuncia) oferecendo uma oferta bastante atrativa.

Porém, não é uma simples oferta. O fraudador inventa uma história bem complexa, por exemplo, que a pessoa que pagará pelo veículo tem uma dívida com ele. E pede que o vendedor não informe valores, mantenha tudo sob sigilo. Outra situação é pedir que o vendedor remova o anúncio do ar para evitar vender a outra pessoa.

Do outro lado, o golpista clona o anúncio do vendedor, mas com um valor bem mais baixo para torná-lo ainda mais competitivo. Esse anúncio atrai um comprador, que será a segunda vítima.

Ao atrair a segunda vítima, o criminoso marca um encontro entre o vendedor e o comprador, avisando ambos que não falem sobre anúncios. Após a visita, o comprador faz o pagamento do veículo para o fraudador. E o lojista não recebe nada e nem perde o veículo, mas fica vulnerável judicialmente, além de poder ter a imagem da sua loja manchada.

Como se prevenir?

Evite ofertas de veículos para revenda com valor muito abaixo ou compradores que fazem intermédio entre outras pessoas. Também evite “despublicar” seu anúncio antes do veículo ser 100% transferido.

Phishing

O principal objetivo do phishing é captar dados confidenciais armazenados em celulares e computadores, como dados de cartão de crédito, senhas e dados de clientes. O nome em inglês phishing remete à palavra ‘fishing’. Uma brincadeira com o termo em inglês, que remete a algo como “pescar o usuário”.

Esse golpe consiste no envio de um e-mail, que simula uma empresa confiável. Eles costumam apresentar informações que parecem autênticas, como o logotipo da empresa ou o nome de funcionários conhecidos, e induzem o lojista a clicar em um link ou baixar um anexo, que pode conter um malware ou vírus que permite ao golpista acessar informações privadas.

Como se prevenir?

Para evitar cair em um golpe de phishing, os lojistas de revendas de veículos devem estar sempre atentos aos sinais de alerta, como erros de gramática ou ortografia no e-mail, links suspeitos ou mensagens urgentes que exigem uma ação imediata. Também é importante manter o software antivírus atualizado e evitar clicar em links ou baixar anexos de e-mails desconhecidos ou suspeitos.

Caso receba um e-mail suspeito, é recomendável entrar em contato diretamente com a empresa ou instituição financeira envolvida, para verificar a autenticidade do e-mail.

Golpe do comprovante falso de PIX

As tecnologias de pagamento estão cada vez mais inovadoras, mas infelizmente o crime acompanha as novidades. Hoje, existem diversos sites que geram comprovantes falsos de PIX.

Nesse golpe, os golpistas entram em contato com lojistas pelo WhatsApp, fingindo ser clientes interessados em um produto ou serviço. Após negociar a compra, o golpista envia um comprovante de pagamento falso, que parece autêntico, mas que na verdade é uma montagem.

O lojista, então, acreditando que recebeu o pagamento, entrega o produto (ou serviço) ao golpista, mas não recebe o valor combinado. Quando tenta entrar em contato com o golpista, ele já desapareceu, deixando o vendedor com um prejuízo financeiro.

No caso do segmento automotivo, o comprovante falso poderia ser usado para pagar uma entrada de veículo ou algum serviço adicional que foi necessário fazer antes de retirá-lo da loja.

Como se prevenir?

Ao receber o comprovante, cheque sempre se o dinheiro realmente caiu em sua conta bancária. Na dúvida, entre em contato com o banco ou instituição financeira que emitiu o pagamento.

E fique atento a valores muito acima do preço de mercado e desconfie de clientes que insistem em fechar negócio rapidamente, sem negociar.

Como proteger a sua loja de veículos contra esses e outros golpes da internet na venda de carros?

Principalmente os ataques cibernéticos podem fazer a sua empresa não perder somente dinheiro, como documentos e dados sigilosos de clientes que, consequentemente, podem resultar em processos jurídicos (e novos prejuízos).

Por isso, é importante que não somente o proprietário da loja, mas como todos os profissionais atuantes, estejam atentos a alguns cuidados no dia a dia, seja no tratamento com clientes por WhatsApp quanto no uso das mídias sociais e sites externos.

  • Conscientize os funcionários: é importante que os funcionários estejam cientes dos tipos de golpes financeiros mais comuns e saibam como identificá-los. Uma boa maneira de fazer isso é promovendo palestras sobre o assunto.
  • Crie políticas de segurança: defina políticas de segurança para o manuseio de informações financeiras, como senhas de acesso, processos de autenticação e medidas de segurança para evitar vazamentos de dados.
  • Estabeleça protocolos de segurança: crie protocolos de segurança para lidar com situações suspeitas, como pagamentos em dinheiro muito altos ou transações de clientes desconhecidos.
  • Limite o acesso a informações financeiras: restrinja o acesso a informações financeiras apenas para funcionários autorizados e treinados.
  • Desenvolva um plano de contingência: crie um plano de contingência para lidar com situações de fraude financeira, estabelecendo procedimentos para recuperar os valores perdidos e identificar os responsáveis.
  • Monitore as transações: monitore regularmente as transações financeiras da loja, verificando a existência de transações suspeitas ou fora do comum.

Com essas dicas, sua loja estará muito mais segura. Boas vendas!

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