Fazer promoções é fácil, basta oferecer um bom desconto que os clientes virão correndo, certo? Errado! Um dos erros ao fazer promoções de veículos é acreditar que ao apenas colocar um cartaz com desconto para garantir mais vendas. A verdade vai muito além disso.
Em qualquer segmento, o número de concorrentes e negócios similares só aumenta. Porém, no ramo de venda de veículos, o cenário é ainda mais competitivo: a revenda ainda tem que disputar espaço no mercado com os vendedores particulares e classificados, o que leva a serem necessárias algumas estratégias de marketing.
Por isso, as promoções são uma boa maneira de contornar essas situações, oferecendo competitividade e, no caso dos vendedores particulares, uma vantagem que eles não podem oferecer dado a como são feitas as negociações.
As promoções têm como seu objetivo vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade da loja e construir um bom relacionamento com o cliente, mas é necessário entender se seu negócio realmente necessita fazer promoções.
Assim, antes de sair oferecendo promoções, é preciso certificar-se de que você não está caindo nos erros mais comuns do setor de veículos. Evitar cometê-los vai ajudar a garantir que sua loja tenha crescimento real e aumente o faturamento líquido de verdade. Para ajudá-lo com isso, a equipe do Revenda Mais listou cinco erros que você deve evitar ao fazer promoções de veículos. Confira!
Criar promoções sem ter objetivo pode ser um tiro no pé. Às vezes, as vendas estão bem e sua loja nem precisa tanto assim de uma promoção para aumentar o faturamento.
Por isso, defina os objetivos com as promoções. Pergunte-se o que você espera com ela: quer limpar o estoque, dar mais rotatividade a modelos que ficam muito tempo parados, trocar a frota por uma mais nova ou fidelizar novos clientes?
Somente depois de definir se existe um objetivo final e se a promoção é a melhor pedida para alcançá-lo, invista nela. Caso contrário, por mais que você não perca dinheiro com a promoção, ela pode ser um pesadelo operacional que não agregou em nada à sua loja.
Outro erro comum nas promoções é focar apenas na queima do estoque. Como mencionamos no tópico anterior, é preciso ter um ou alguns objetivos com a promoção e pode ser que se concentrar apenas na queima de estoque não seja a melhor opção.
Mesmo em outros ramos, se o cliente não deseja o produto, de nada adiantou a promoção. Ainda mais no ramo de automóveis, que são bens que custam uma boa quantia de dinheiro.
Um veículo com um valor mais alto ou destinado a mercados de nicho pode ter uma rotatividade naturalmente menor, mas isso não quer dizer que eles estão dando prejuízo. É preciso avaliar com calma o mercado de cada carro do seu estoque e definir a melhor ação antes de sair fazendo promoções para limpar o pátio.
Ações promocionais costumam demandar muito mais da sua equipe comercial e operacional. As tabelas de valores mudam, alteram-se as taxas e as formas de fechar um negócio e contar com uma equipe despreparada nesse momento é fatal para o negócio.
Ter uma equipe despreparada, que não entenda o método de venda usada durante a promoção, pode confundir o cliente, este que pode se sentir enganado e ser levado a comprar em outra loja.
Por isso, antes de começar qualquer promoção, faça um planejamento estratégico e ofereça treinamentos para suas equipes. Para a equipe de vendas, foque no atendimento e na prestatividade. Para a equipe operacional, foque na agilidade dos processos e na diminuição da burocracia.
É necessário que a equipe esteja segura que a informação que está passando ao cliente seja correta.
Infelizmente, muito comum e antiga no mercado, a prática de oferecer descontos falsos ao cliente traz uma série de malefícios para o negócio. Especialmente agora, quando é possível comparar preços de diversas lojas na palma da mão pelo celular, não é a hora de continuar apostando nessas práticas. O cliente não irá gastar seu dinheiro em algo quando não vê um benefício real.
Oferecer descontos que não são reais vai apenas desprestigiar sua empresa no mercado e abater grande parte da sua carteira de clientes. Além disso, a possibilidade de conquistar novos clientes também é afetada, já que a desconfiança aumenta.
Como qualquer pessoa, o cliente não gosta de ser enganado, e isso pode acarretar em ele sequer cogitar sua loja em futuros negócios caso ache que está sendo enganado.
A ausência de divulgação pode ser um grande obstáculo para sua promoção. Não basta colocar um faixa nos muros de sua loja.
Sem fazer uma boa divulgação, o consumidor pode demonstrar desinteresse por falta de informação ou mesmo sequer saber da promoção.
O maior meio de divulgação no Brasil ainda é a TV aberta, mais de 50% dos investimentos em publicidade vão para este meio. Em seguida temos os jornais impressos, antigos aliados das lojas de carros, que também ainda mantém grande influência sobre a publicidade brasileira.
Ainda assim, não podemos esquecer-nos da internet e as redes sociais, que crescem cada vez mais. Pela internet é possível anunciar por diversos meios, como: o Facebook e o Instagram, com seus anúncios patrocinados; o WhatsApp Business para médias e pequenas empresas e o Google Adwords.
As vantagens de anunciar pela internet é a economia – alguns meios cobram somente quando é clicado nos anúncios – e a rapidez em que começa a ser veiculado o anúncio.
Para clientes fidelizados é possível usar o SMS Marketing. Este método, que detém um alto índice de visualização, permite o cliente sempre estar por dentro das novidades da loja.
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