Receber um automóvel usado e fazer uma boa negociação de carro na troca, é uma situação bastante frequente para as lojas de carros. Confira a seguir alguns cuidados que garantem que nenhum dos envolvidos saia com prejuízo, nem o empreendedor nem o cliente final.
Vender e comprar um veículo na mesma revenda economiza tempo de quem precisa trocar de carro rapidamente. É por isso que muitos consumidores optam por oferecer seus automóveis na negociação.
Porém, por mais atrativa que a oferta seja, é importante que o lojista faça uma avaliação rigorosa do veículo, desde a documentação até o estado mecânico. Isso evita que, na ansiedade por fechar negócio, algumas etapas importantes sejam deixadas de lado somente para agradar o cliente, por exemplo.
Uma das partes mais importantes de uma negociação de troca de carro é a documentação do veículo. A falta de atenção pode resultar em prejuízos financeiros e até mesmo problemas legais. Afinal, já imaginou comprar um automóvel roubado sem saber?
Por isso, é fundamental que você, como proprietário de uma loja, fique atento aos documentos do carro negociado e verifique se estão em conformidade.
Antes de tudo, tenha duas informações em mãos: placa e Renavam. A partir destes dados, você conseguirá cumprir a primeira etapa, que é a conferência de débitos e restrições junto ao Detran da sua cidade. A pesquisa é gratuita e indica existência de multas ou IPVA vencido, restrições administrativas, envolvimento do veículo em processos judiciais e Boletim de Ocorrência por furto ou roubo.
Outro dado necessário é o chassi. A partir dele, faça a conferência se o chassi gravado no veículo é o mesmo da documentação. Se você não tiver um profissional com este conhecimento, poderá contratar à uma empresa credenciada em vistorias pelo trabalho.
Antes de negociar um veículo, é importante também verificar se o Certificado de Registro de Veículo (CRV) está em nome do cliente final e se não há nenhum impedimento judicial ou administrativo em relação ao veículo.
Por isso, é importante que, antes de finalizar a compra de um carro usado, você leve o veículo a um mecânico de confiança para uma avaliação detalhada. Essa inspeção pode ajudar a identificar possíveis problemas e a negociar um preço justo para o carro, levando em consideração eventuais gastos com reparos e manutenção.
Motor: identifique sinais de vazamentos de óleo ou líquido de arrefecimento, se o nível dos fluidos está adequado e se o motor funciona sem ruídos ou vibrações estranhas.
Suspensão: confira se as molas, amortecedores, buchas e rolamentos estão em boas condições, sem sinais de desgaste ou vazamentos.
Freios: acompanhe se as pastilhas, discos, tambores e cilindros estão em boas condições e se o sistema de freios funciona de maneira eficiente.
Pneus: verifique também se os pneus estão em boas condições, sem desgaste irregular ou danos visíveis.
Direção: a direção está alinhada? Há folgas ou ruídos estranhos? Tudo isso deve ser levado em conta nessa vistoria.
É importante que você saiba exatamente quantos compradores passaram pelo carro e se todas as manutenções agendadas foram feitas corretamente. Um veículo que teve muitos proprietários ou não teve um acompanhamento mecânico periódico costuma perder sua valorização.
Já aquele modelo que permaneceu durante vários anos com o mesmo dono e fez todas as manutenções em uma empresa autorizada ganha pontos na hora da negociação.
O mesmo vale para a origem do veículo. Um carro de leilão ou que já passou por sinistro precisa ter essa informação bem visível aos futuros compradores.
O automóvel tem todas as documentações em dia e a mecânica está impecável. Mas, será que vale a pena mesmo disponibilizá-lo em seu estoque? Agora, chegou a etapa em que você identifica como está a busca por esse veículo.
A Tabela FIPE e os portais especializados (juntamente com a concorrência) são boas referências para esta pesquisa. Um veículo que vem perdendo o seu valor nos últimos anos ou parou de ser fabricado no país possivelmente tenha uma demanda menor do que um carro que está recebendo um novo modelo a cada ano e valorizado sempre mais.
Afinal, para muitas pessoas, um automóvel é também um investimento e os consumidores costumam pensar no futuro: será que vou conseguir revender facilmente quando precisar de dinheiro ou um veículo mais novo?
O veículo do seu cliente está em nome de outra pessoa? O valor está extremamente mais baixo do que a Tabela FIPE? Essas e outras situações devem acender um alerta na sua equipe.
Desconfie de cenários muito complexos, como a venda de um veículo em nome de um parente que tem uma dívida com o comprador. Ou veículo sem histórico claro de outros compradores. Tudo que for muito complexo de entender e gerir pode se tornar uma grande dor de cabeça no futuro.
Como explicamos anteriormente, é comum que o comprador ofereça seu veículo na negociação de um novo carro. Por isso, é frequente também que uma loja receba dezenas de pedidos de avaliação semanalmente.
Hoje, como é feito esse processo na sua loja? O avaliador utiliza uma prancheta e anota em um papel os dados mais importantes? Tudo fica registrado apenas no WhatsApp com risco da informação se perder ou ser excluída? Se você e sua equipe ainda dependem de trabalho manual para a avaliação, chegou o momento de mudar.
O Revenda Mais possui um sistema exclusivo de avaliação para lojas de veículos, possibilitando que os profissionais envolvidos tenham o controle total desde a etapa de cadastro até a precificação do automóvel.
O funcionamento é bem fácil:
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