Como convencer um cliente sem dinheiro a financiar um carro?

Em épocas de crise o mercado consumidor acaba se retraindo e alguns setores passam a enfrentar uma verdadeira batalha na hora de vender algo. É nesta hora que entra o bom vendedor — aquele que sabe como convencer um cliente e transforma os desafios em oportunidades. Clientes indecisos sempre existirão, mas cabe ao bom vendedor, reforçar que a escolha que ele fará será positiva e lhe trará inúmeros benefícios.

Um bom vendedor não vê a venda como perdida diante de um sonoro não. Ele apresenta argumentos sólidos e as melhores opções que atendam às necessidades dos clientes. Por exemplo, um cliente entra numa revendedora para comprar um carro, mas está indeciso se realmente o momento é o ideal para adquirir. Para o vendedor cabe ressaltar que o fato de adquirir um automóvel deve ser encarado como um investimento e não como uma mera compra, sendo de extrema utilidade no dia a dia.

Mas, como não perder oportunidades de vendas e convencer um cliente? Elaboramos para você algumas técnicas úteis que te ajudarão a fechar o negócio. Acompanhe!

Apresente as vantagens do produto

Talvez o cliente já saiba exatamente o produto que deseja adquirir ou apenas esteja pesquisando preços e vantagens, mas é o vendedor que realmente tornará o processo de decisão certeiro.

A arte de vender deve ser a solução para um comprador indeciso — e é aí que entra um bom vendedor. Tente apresentar as vantagens do produto, os itens acessórios que o compõem e os diferenciais da marca. Caso o cliente comece a se interessar, tente apresentar outros modelos, que se encaixem mais no que ele procura.

Muitos clientes acabam escolhendo um produto por acharem que o preço é mais vantajoso, mas acabam analisando propostas com um produto de melhor qualidade e a escolha acaba sendo efetuada.

O conhecimento técnico do profissional faz toda a diferença nesta hora. Enfatize os benefícios da pós-venda e agregue todos os benefícios que podem ser oferecidos ao cliente na venda.

Conheça a realidade do cliente

Muitos consumidores que chegam para procurar um veículo se deparam com uma infinidade de modelos e tabelas de valores. Cabe ao vendedor conhecer a real condição e o que realmente o cliente está procurando.

A maioria dos vendedores acaba interpretando uma venda como um mero ganho de comissão, mas se o cliente não puder arcar com os valores das prestações, o processo de conquistá-lo será em vão.

Apresente os modelos, a tabela de valores, juros e quais as possibilidades de pagamento, uma vez que comprar à vista é uma possibilidade para poucos.

Se a empresa oferecer benefícios na compra, apresente-os: possibilidades de parcelamento, financiamento, menores taxas de juros. Todo e qualquer ganho sempre soam como um ponto positivo.

Invista na capacitação

Saber se expressar e ouvir é a alma do negócio. No entanto, tais características não são tão facilmente encontradas em todos os vendedores, alguns apresentam um excesso de autoconfiança, outros querem vender a todo custo ou mesmo têm falta conhecimento do próprio produto, do processo de venda e dos potenciais clientes.

Investir em capacitação é aprender a lidar com as objeções de vendas e entender que ser um vendedor extraordinário exige muito mais que querer um bom comissionamento.

A falta de capacitação acaba sendo um grande problema no fechamento de uma venda. Não entender o mercado, as condições de vendas, as possibilidades de financiamento, coloca tanto o vendedor quanto o comprador numa situação desfavorável.

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