Clientes com cadastro negado são sempre uma situação difícil de lidar para qualquer vendedor. Afinal, depois de todo o trabalho de apresentar o veículo, mostrar todas as opções e tirar as dúvidas, a venda pode ficar bloqueada por isso.
No entanto, isso não precisa ser sempre assim e neste post vamos mostrar como proceder em situações como essa, além de encontrar a melhor solução para os dois lados. Acompanhe!
Um cliente pode ter o crédito negado por inúmeros motivos e nem sempre isso quer dizer que ele seja inadimplente. O simples fato de ter esquecido de pagar alguma conta há algum tempo pode bloquear o crédito e trazer essa situação chata à tona.
Essa situação está diretamente ligada ao score de crédito. Trata-se de uma ferramenta que ajuda bancos e lojas a tomarem decisões para concederem crédito e fecharem negócios. A pontuação vai de 0 a 1000, mostrando quais as chances do consumidor honrar as suas dívidas.
Conforme informações do Serasa Consumidor, um dos bureaus de crédito que gerenciam os dados de todo o Brasil, a pontuação é dividida da seguinte forma:
Pessoas com médio e alto risco frequentemente tem pedidos de crédito negados. Mas isso não significa que elas estão endividadas. Para chegar a esta pontuação, as entidades avaliam as compras feitas nos últimos meses, pedidos de empréstimos, uso de cheque especial, entre outras situações.
Se uma pessoa nunca usa cartão de crédito ou faz compras no seu CPF, por exemplo, pode acabar com uma pontuação baixa porque ainda não provou que é capaz de pagar uma dívida.
Ou seja, o problema não é solicitar um empréstimo ou usar cartão de crédito, e sim não honrar com esses pagamentos.
Assim, sempre que um cliente seu tiver o cadastro negado, siga essas 4 dicas para transformar essa situação chata em um acordo amigável e, quem sabe, até uma venda no final das contas. Vamos lá?
Dizer ao cliente os motivos pelos quais seu crédito foi negado é muito importante por diversas razões. Isso porque, em algumas situações, o problema pode ser resolvido com o simples pagamento de uma conta vencida ou mesmo um acordo.
Além de ajudar a resolver o problema rápido, o vendedor deve estar ciente de que o procedimento está na lei e, se o cliente não for informado, ele pode acionar a justiça.
O artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) deixa clara a necessidade de justificativa:
“O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes”.
Portanto, nunca deixe de informar seus clientes sobre as razões do cadastro negado.
Geralmente, por conta das ferramentas e da possibilidade de fazer tudo on-line, os resultados na negativa de crédito saem na hora. Porém, muitas vezes o vendedor pode se sentir acanhado de dizer isso na hora, devido à empolgação do cliente e outros fatores.
Nesses casos, peça um tempo para analisar e checar junto à instituição financeira os motivos do crédito ter sido negado. Dessa forma, o vendedor pode fazer um contato telefônico com o cliente e estar mais preparado para dar a informação.
Conforme explicamos anteriormente, não é porque o cliente teve o cadastro negado que ele é mau pagador. Pode acontecer até mesmo com clientes que já são da casa e já compraram vários carros na loja sem nenhum problema.
Nesses casos, sempre com o aval dos responsáveis pela empresa, ofereça alternativas ao cliente como comprar o carro em nome de algum parente próximo, por exemplo. Assim, você não perde a venda e ainda fortalece os laços com seu cliente.
Uma das formas de fazer isso é oferecer financiamento próprio da sua loja de veículos. Neste caso, você precisará disponibilizar capital próprio, o que exige que a saúde financeira da sua empresa esteja em dia e sem dívidas a longo prazo. As cobranças podem ser feitas por boletos, duplicatas, promissórias ou cheques. A definição de juros e parcelas deverá ser feita pela sua loja.
A gestão de financiamentos próprios pode ser feita de forma eficiente por meio de um software específico, como o Revenda Mais. Possuímos uma aba exclusiva dentro do módulo financeiro para que todos os títulos estejam inseridos nas rotinas de contas a receber.
Vale lembrar que, antes de optar por esse formato, é importante consultar um advogado ou outro profissional capacitado para auxiliar a elaborar um contrato e também definir as taxas de juros e formas de quitação e cobrança.
Outro motivo pelo qual você deve deixar claro para o cliente quais são os motivos da negativa é que ela nunca é para sempre. O cliente pode não ter atingido os critérios necessários naquele momento, mas, num outro momento, isso pode vir a acontecer.
Como os principais motivos para a negação são o nome em listas de negativados — como o Serviço de Proteção ao Crédito —, mais de 30% da renda comprometida com outras compras, faturas do cartão em crédito rotativo etc., isso tende sempre a mudar, o que torna o processo muito dinâmico.
Seguem algumas dicas que você pode repassar aos seus clientes para eles obterem maior score de crédito:
Gostou das nossas dicas sobre como lidar com cliente com cadastro negado? Que tal assinar nossa newsletter e não perder mais nenhuma dica?
Manter sua revenda de veículos competitiva e eficiente é um desafio constante. A chave para…
Aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes são metas essenciais para qualquer negócio,…
No mundo em rápida evolução da tecnologia e da mobilidade, o setor automotivo está passando…
O mercado de carros usados é um campo vibrante e em constante mudança, exigindo que…
O mercado de seminovos é um segmento em constante crescimento no Brasil. De acordo com…
Conheça as estratégias mais eficazes para manter seus clientes satisfeitos e recorrentes No mercado competitivo…
View Comments
Caso o cliente queira saber quais são as restrições que estão em seu nome. Eu posso ta revelando pra ele?
Oi Julia,
Pode sim. Inclusive, negar o crédito ao consumidor, sem explicitar os motivos que levaram a isso, é passível de ação judicial por danos morais, apoiada no artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Isso apenas reforça a importância da transparência nesse momento.
o vendedor pode usar o argumento que minha pontuação é baixa?