Todo empresário sabe que gerenciar sua micro ou pequena empresa não é tarefa simples. São fornecedores, clientes, funcionários, contas a pagar e receber, enfim, uma infinidade de fatores para controlar e gerenciar que somente gestores com muita dedicação e organização não se perdem no meio de tantas decisões.

Nessas horas, é importante conhecer as inovações tecnológicas que surgem a todo o momento para auxiliar o mundo dos negócios. Existem ferramentas de gestão que podem gerar um grande impacto positivo na produtividade de um empreendimento por meio do controle automatizado de atividades, proteção contra riscos de perder determinados documentos e tantas outras facilidades.

Confira aqui 3 ferramentas básicas, mas essenciais, para ajudá-lo a descomplicar a rotina do seu negócio e ganhar mais produtividade!

1. Sistemas de Gestão de Atividades

A cada dia vemos surgir novas ferramentas online que podem realmente revolucionar a gestão de atividades e dar aquele aumento na produtividade da empresa. São sistemas que atendem às mais diferentes necessidades e vale a pena pesquisar por aquela que melhor se ajusta à sua empresa.

Um belo exemplo de ferramenta que serve especialmente para gerenciar atividades diárias em projetos é o Trello. De forma bastante simples e intuitiva, ele permite criar listas de atividades com prazos, checklists e responsáveis pela execução, além de acompanhar em tempo real junto à equipe quando a atividade for evoluindo.

2. Aplicativos Mobile

Hoje em dia é possível fazer praticamente qualquer coisa na palma de sua mão, basta ter um smartphone e acesso à internet. Já existem, inclusive, bancos que não possuem agências, apenas aplicativo mobile. Quando falamos de gestão de micro e pequenas empresas, esta pode ser a solução mais viável e barata do que sistemas de gestão mais tradicionais.

O smartphone já está no dia a dia das pessoas e adotar ferramentas de gestão mobile pode, inclusive, melhorar a integração da equipe e facilitar o cumprimento de processos internos que você tem dificuldades de fazer a equipe adotar. Você pode, também, substituir o computador em diversos processos internos, ganhando mais dinamismo, automação e redução de custos.

3. Armazenamento em nuvem

Na era da informação digitalizada, temos inúmeras formas diferentes de armazenar informações e cada vez menos se utiliza documentos físicos para registrar operações e até mesmo contratos. O sistema de armazenamento em nuvem é uma forma totalmente online de organizar e compartilhar informações em tempo real e uma das ferramentas mais em voga no mundo dos negócios.

Pense em abrir mão daqueles armários com inúmeras pastas repletas de muito, mas muito papel. Além do ganho de espaço no escritório, a informação na nuvem é mais fácil de ser organizada e acessada em tempo real, não necessitando de todo o esforço de classificação e catalogação das vias físicas. Também permite reduzir consideravelmente seu custo de impressão e material de escritório.

Quando o assunto é tecnologia e gestão não se pode ficar para trás. Mas não precisa ficar desesperado se hoje seu negócio não utiliza as melhores ferramentas de gestão. Existem empresas especializadas em auxiliar a implementar modelos de gestão modernos, inclusive com conhecimento específico para cada setor.

Gostou do post de hoje? Que tal conferir algumas dicas sobre padronização de processos empresariais?

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