voce-sabe-como-organizar-as-financas-do-seu-negocioQuando você começa a empreender, uma das áreas com as quais você mais deve se preocupar é a financeira. Por mais que você tenha um bom capital de giro e boas expectativas de vendas, se houver um descontrole qualquer nas contas, a saúde de todo o seu negócio pode ser prejudicada.

Sendo assim, que tal saber como organizar as finanças? Neste post trazemos cinco dicas para que você não perca de vista a saúde financeira da sua loja de veículos e possa comandar seu negócio com muito mais segurança. Vamos lá?

Planejamento financeiro

Planejar as finanças do seu empreendimento é prepará-lo para o futuro reduzindo os riscos e as incertezas. Para tanto, você deve definir suas metas e seus objetivos financeiros, criando um plano de ação para atingi-los. A partir deste planejamento, você será capaz de definir os preços dos veículos de forma competitiva e também estabelecer suas metas de vendas com base em dados concretos, não apenas no seu próprio feeling.

Orçamento

O orçamento faz parte do planejamento e é uma excelente ferramenta de gestão para quem está buscando como organizar as finanças. Trata-se de uma projeção de receitas e despesas, definindo quanto você pode gastar por mês, onde e como. O controle do orçamento evitará que você desperdice seu capital em coisas supérfluas e também ajudará no planejamento de ações futuras, como novos investimentos.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o termômetro da saúde financeira do seu negócio. Por meio dele você acompanha todas as movimentações financeiras – entradas e saídas – em tempo real. Ao avaliar o saldo operacional e o saldo final do seu fluxo de caixa, você fica sabendo se o seu negócio está gerando lucro ou prejuízo e quais são as fugas de capital, ou seja, as contas que estão consumindo seus recursos.

Fundo de reserva

Por mais que você saiba muito bem como organizar as finanças, ninguém está imune aos imprevistos, certo? Portanto, uma das formas de não ser pego de surpresa é ter um fundo reserva, que sirva de apoio quando você passar por momentos de crise ou de despesas extras. Tenha esse fundo de reserva como uma conta a ser paga todos os meses e mantenha em uma conta bancária em separado, para não acabar utilizando sua reserva para as despesas do dia a dia.

Gestão sob controle

Existem várias maneiras de organizar as finanças do seu empreendimento. Entretanto, quanto mais ágil e seguro for esse sistema de controle, melhor. Por esse motivo, considere adotar um sistema de gestão financeira. Além de registrar todas as movimentações do seu negócio, você terá um histórico organizado, backups de segurança e relatórios que ajudarão nas tomadas de decisão.

Relatórios são excelentes ferramentas de gestão e trazem dados e informações que muitas vezes você não consegue perceber quando está fazendo o controle em uma planilha, por exemplo. A possibilidade de cruzar dados e extrair insights que levem a uma melhor gestão financeira é uma grande vantagem que você terá em relação aos seus concorrentes. Afinal, a competitividade começa no uso inteligente dos seus recursos para gerar melhores oportunidades de vendas.

Já pensou em quantas pessoas podem se beneficiar com estas dicas simples de como organizar as finanças? Que tal ajudar-nos a ajudá-las? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

 

Conheça ferramentas que auxiliam sua loja no dia a dia