Foi divulgado nesta segunda-feira (15), o mais recente boletim Cetip, que trata do mercado de financiamentos de veículos do país, com os dados de março/2013. De acordo com a publicação, neste mês de março, o volume de veículos financiados atingiu 539.755 unidades, um aumento de 17% em relação ao mês anterior. São contempladas as operações de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), Arrendamento Mercantil e Consórcio. Na comparação com março de 2012, houve uma queda de 11% na quantidade de operações; porém, os valores financiados tiveram um salto de 15% no período.

Os financiamentos de veículos leves novos tiveram um aumento de 29% em março em relação ao mês anterior, atingindo 176.562 unidades. Quando comparado ao mesmo período de 2012, as operações tiveram alta de 2%. Houve também um crescimento de 9%, em relação a fevereiro, no volume de financiamento de veículos leves usados, atingindo 233.047 unidades. Os financiamentos de motos novas tiveram um aumento de 20% em março de 2013 em relação ao mês anterior. Em relação ao mesmo período de 2012, houve uma queda de 26% no número de operações efetuadas.

Inadimplência registra primeira alta do ano – Em outro comunicado também divulgado nesta segunda-feira (15), o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou alta de 3,6% em março na comparação com o mês imediatamente anterior, representando o primeiro crescimento mensal do ano. No primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice apresentou alta de 10,5%. Na relação anual – março deste ano contra o mesmo mês do ano passado – a inadimplência do consumidor perdeu o fôlego e cresceu 8,7%. Em fevereiro, a relação anual havia registrado alta de 10,1%.