Foi assinado nesta terça-feira (11) decreto que fixa os valores de recolhimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná no exercício 2013. A boa notícia para os contribuintes é que a tabela traz reduções de até 11,4%, para o caso de automóveis de passeio, sobre o valor venal do veículo utilizado como base para o pagamento do tributo neste ano. No link http://www.ipva.fazenda.pr.gov.br/tabela_venal é possível saber os indicadores da Tabela de Valores Venais IPVA/2013, informando o número do Renavam ou a faixa do IPVA e Ano de Fabricação.

Conforme estudos realizados pelo governo do estado, em média, os carros usados sofreram uma desvalorização de 8,3% em 2012.A tabela de valores venais utilizada para o cálculo do IPVA no Estado é elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base em dados de mercado de veículos referentes ao mês de setembro.

De acordo com o governo de estado, todas as categorias de veículos tiveram queda nos preços. Caminhonetes e utilitários tiveram redução de até 8,4%, caminhões em -9%, motocicletas em-0,9% e ônibus em -8,6%).

A alíquota do IPVA no Estado está em 1% do valor do veículo para ônibus, microônibus, caminhões e carros movidos a gás natural. Para as motocicletas e similares, automóveis e caminhonetes o índice de cálculo é de 2,5% sobre o valor venal do bem. O calendário de vencimentos do IPVA 2013 começa em fevereiro para quem optar pelo pagamento com desconto de 5%.